Murais Marinhos: Protetor Nativo

Imagem de um mural com corais, peixes e outros animais marinhos pintados.

Coleção: Artivismo Oceânico: Murais Marinhos.

Native Protector (Protetor Nativo, 2019) por Alexandra Underwood e Joey Rose, EUA

Vamos conhecer e mergulhar no Mural Protetor Nativo apresentado pelo Projeto Sea Walls.

O mural foi desenvolvido por Alexandra Underwood e Joey Rose.

Apresentamos abaixo uma pequena biografia dos artistas e também a apresentação do mural feita pelo projeto Sea Walls em sua série de cadernos para colorir dos murais selecionados nos oito anos do projeto.

Página do Mural Native Protector no site oficial do SeaWalls.

Veja a página do mural no site da Sea Walls, clicando no link: https://seawalls.org/mural/resemble-the-alala/.

Os Artistas

O mural Protetor Nativo foi criado pelos artistas Alexandra Underwood e Joey Rose, em 2019, na região de Wailuku, localizada no Havaí, Estados Unidos. A dupla e um grupo de artistas fizeram uma imersão na região, conhecendo projetos de preservação locais e comunidades nativas do Havaí para mergulhar na cultura, conhecer a natureza e os problemas ambientais locais.

Conheça mais os artistas nessa entrevista ao Bowseat.

Alexandra Underwood nasceu e foi criada na ilha de Maui, no Havaí, mas atualmente está morando em Emeryville, na Califórnia. Ela é ilustradora, designer e muralista fortemente influenciada pela diversidade, beleza e exuberância do mundo ao seu redor.

Ilha Maui. Crédito NASA/JPL. Fonte Wikimedia Commons. Licença Dedicação ao Domínio Público.

Alexandra recebeu seu título de Bacharel em Belas Artes em Ilustração pela California College of the Arts. Depois de trabalhar como artista gráfica interna e desenvolvedora CMF, ela agora está mergulhando na ilustração freelance e na arte pública.  Veja a produção de murais e obras de Alexandra Underwood em suas redes sociais:

Joey Rose cresceu na pequena cidade de Shingle Springs e agora reside na Bay Area, na Califórnia. Ele é um muralista freelance, ilustrador e pintor da Califórnia.  Assim como Alexandra, Joey também possui o título de Bacharel em Belas Artes em Ilustração pela California College of the Arts. 

Suas pinturas caprichosas de um realismo mágico são inspiradas principalmente pela natureza. Joey dá grande ênfase à mídia tradicional e adora pintar em grande escala. Veja a produção de murais e obras de Joey Rose em suas redes sociais:

Tema do Mural: Acidificação Oceânica

A acidificação dos oceanos é a diminuição do pH (escala de acidez e alcalinidade) e o aumento da acidez dos oceanos da Terra. É causada pelo aumento do dióxido de carbono (CO2) que os humanos colocaram na atmosfera. Mais de 30% do dióxido de carbono no ar vai para os oceanos.

Portanto, quando o dióxido de carbono na atmosfera aumenta, o dióxido de carbono no oceano também aumenta. Quando o dióxido de carbono entra nos oceanos, torna-o mais ácido. Os esqueletos e conchas de muitos animais marinhos precisam de minerais de carbonato de cálcio. Devido a acidificação do oceano, há menos desses minerais e há espécies que não podem mais produzir ou manter suas conchas. Se os humanos continuarem a emitir gases de efeito estufa na atmosfera, haverá mais CO2  no oceano, e muitas espécies em risco.

Fonte: Creative Coloring, SeaWalls. Pangeaseed Foundation.

Quase metade dos recifes de coral do Havaí foram branqueados durante as ondas de calor em 2014 e 2015 e a pesca perto da costa está diminuindo. Os cientistas da Nature Conservancy Hawaii alertaram as autoridades sobre o que eles consideraram um efeito sem precedentes para a vida marinha do Havaí.

Conheça os Murais Desaparecendo também sobre o tema criados pela artista Jana Ireijo. E uma entrevista com a artista no canal youtube da Nature Conservancy.

Tome uma atitude!

Considere reduzir a sua taxa de produção de carbono da seguinte forma:

Reduza o consumo de carne e laticínios. Uma forma de diminuir o consumo da carne é optando por não consumir carne por um dia da semana, como as “segundas-feiras sem carne”.

Gaste menos eletricidade em casa e opte por energias renováveis quando possível.

Economize água.

Utilize menos plástico. E reutilize e recicle o que você usa.

Prefira meios de transporte ecologicamente corretos como andar de bicicleta e caminhar.

Fonte: Creative Coloring, SeaWalls. Pangeaseed Foundation.

Declaração dos Artistas

A acidificação dos oceanos, uma questão ainda amplamente desconhecida, é uma ameaça séria e crescente ao oceano. O CO2  bombeado para a atmosfera a partir de emissões de carbono feitas pelo homem está sendo absorvido pelo oceano, tornando a água mais ácida. Tudo no oceano feito de carbonato de cálcio é impactado pela água oceânica altamente ácida, incluindo mariscos, plâncton e coral. Mas há alguma esperança: embora não seja uma solução permanente, estudos mostram que o replantio de certas espécies de corais nativos ajuda a reduzir os efeitos da acidificação dos oceanos. Em nosso mural, o coral nativo no centro da composição fica alto na proteção do resto do recife. Optamos por destacar o imenso poder deste coral nativo. O grande coral central é forte e sólido, enquanto a outra vida marinha está se tornando translúcida à medida que entram em contato com as grandes formas escuras, simbolizando os efeitos da acidificação.

– Alex Underwood e Joey Rose.

Fonte: Creative Coloring, SeaWalls. Pangeaseed Foundation.

Algumas espécies afetadas pela Acidificação Oceânica

Coral. Tubastraea tagusensis. Crédito: Ricardo J. Miranda, acervo iNaturalist. Licença CC-BY-NC-4.0.
Estrela do mar. Echinaster brasiliensis. Créditos: Alvaro E. Migotto, acervo Cifonauta. Licença CC-BY-NC-SA 3.0.
Ouriço do mar. Lytechinus variegatus. Créditos: Alvaro E. Migotto, acervo Cifonauta. Licença CC-BY-NC-SA 3.0.
Coral Cérebro. Mussismilia hispida. Créditos:  João D’Andretta, acervo iNaturalist. Licença CC-BY-4.0.

Clique aqui para assistir um vídeo e conhecer o projeto BioFábrica de Corais que desenvolve atividades de promoção da reconstituição recifal, preservando os corais.

Também fique atento a acidificação oceânica, fenômeno que atinge a vida marinha, incluindo os corais. Clique aqui e veja mais sobre esse assunto.

Pôster para Colorir

Volumes para colorir (em inglês)

Acesse os 8 volumes com informações de 40 murais para colorir do projeto Sea Walls.

  • Um grupo de artistas em Boston também criou um caderno para colorir com os murais criados por artistas locais da cidade. Acesse em Save Our Seas, Boston, 2021, volume 1.

Deixe um comentário