Oceano: A Viagem do peixe Itajara

Imagem de capa: Epinephelus itajara . Albert kok, 2009. Acervo Wikipédia Commons. Licença CC-BY-SA-3.0

Nesse mês, o movimento de Cultura Oceânica, como marco da Década do Oceano quer comemorar o Dia Nacional do Oceano, em homenagem ao Dia Nacional de Iemanjá em 2 de fevereiro, para celebrarmos a vida no mar. E aproveitamos esse momento especial, para divulgar a publicação A Viagem de Itajara, produzido pelo Projeto Meros do Brasil.

Além disso, o Dia Mundial do Oceano é comemorado em 8 de junho. E 12 de outubro, coincidindo com o Dia Nacional das Crianças no Brasil, é o Dia Nacional do Mar. É uma data espetacular para criar essa história com os estudantes! Todas as datas são oportunidades de viajar pelos mares e oceano com jovens e crianças!

A Viagem de Itajara

Na narrativa, o peixe Itajara sente um chamado para uma aventura, sai do manguezal, viaja pelo oceano, passa por várias provações e conta com muita ajuda em sua jornada, que termina quando realiza a sua missão de dar sequência ao legado de sua espécie.

Epinephelus itajara . Albert kok, 2009. Acervo Wikipédia Commons. Licença CC-BY-SA-3.0.

O Itajara é o peixe conhecido como Mero-pretocanapucanapuguaçugaroupa-preta e seu nome científico é Epinephelus itajara.

O mergulhador do Serviço Nacional de Parques, Paul O’Dell, e uma Garoupa Golias do Atlântico no Parque Nacional Dry Tortugas, 2009. Crédito Brett Seymour/ National Park Service. Licença Dedicação ao Domínio Público.

Seu nome indígena, Canapu é um termo de provável origem tupi. Canapuguaçu é um termo tupi que significa “canapu grande”.

O termo científico combina Epinephelus – uma junção do prefixo grego epí (superior) e do termo grego nephéle, es (nuvem) com Itajara – um termo tupi que significa “senhor da pedra” (itá, pedra + îara, senhor).

Ele é um peixe de água salgada da  família dos serranídeos (Serranidae) e uma das maiores espécies de peixes ósseos. Pode ser encontrado ao longo da América do Sul até o Brasil. 

Este é um livro sonhado e criado em imagens. A Viagem de Itajara é um mergulho na história e vida dos meros, uma das espécies de peixe mais ameaçadas do litoral brasileiro e a primeira a ser protegida. Por meio dessa jornada, que é também a viagem interior de cada um de nós, desejamos dar voz ao universo do ser humano criança, conhecendo a nossa biodiversidade e permitindo que ela seja protagonista de sua própria história. Contracapa do livro.

O livro apresenta ao final, a seção Quem conta um conto…, onde sugere um texto e orientações de como viajar pelas imagens com os estudantes.

O livro pode ser baixado da página de Publicações do Projeto Meros do Brasil em https://merosdobrasil.org/publicacoes

Você também pode baixá-lo aqui em dois formatos:

PDF original:

PPTX – Apresentação Power Point

O formato pptx permite você fazer uma apresentação para toda a turma e, juntos, embarcarem nessa Viagem com o peixe Itajara.

Deixe um comentário