Oceano em vídeo: Guardiões do Peixe-Boi

Imagem de capa: Peixe-boi (Trichechus manatus ssp. latirostris). (c)ungerlord. Acervo iNaturalist. Licença CC-BY-NC-4.0.

A Área de Proteção Ambiental Costa dos Corais  é uma Unidade de Conservação Federal criada em 1997, a maior da costa brasileira. É um pedacinho de mundo muito especial. Fica no litoral nordestino… oxê! Pense num lugar bonito… pega um pedação de Alagoas e um pedacinho de Pernambuco. Vai dançando nos azuis desse mar, do côco ao Maracatú! 

Veja galeria de imagens do acervo iNaturalist em https://www.inaturalist.org/taxa/46314-Trichechidae/browse_photos .

É uma região com presença marcante do peixe-boi marinho…um animal encantador… gigante… e bastante gentil. E cuidar dele e do seu habitat foi um dos objetivos que levaram a criação dessa área protegida.  Uma missão dessas, tão grandiosa, pra ter sucesso precisa de muita gente envolvida. 

Episódio 2: Vocalização do Peixe-Boi

E esse é um dos principais desafios da APA Costa dos Corais: incentivar todo mundo que mora ou passa por lá a se comprometer com o cuidado das suas praias, manguezais, recifes de corais e de todos os seres vivos que moram por lá. Uma turminha importantíssima nessa história toda são os jovens e as crianças. Eles tem o poder de transformar o mundo e podem ajudar a construir uma comunidade mais sustentável. No futuro, eles mesmos devem ser os principais responsáveis por fazer a manutenção do nosso património natural. E é bom já estarem preparados pra isso. 

Foi pensando nisso que nasceu o projeto Guardiões do Peixe-Boi marinho.  Ele aconteceu pela primeira vez em 2019, quando formou quase 200 Guardiões do peixe-boi. Foi coordenado ICMBio, órgão federal responsável pela gestão da APA, e envolveu alunos do 5°  ao  8° ano de uma escola municipal de São Miguel dos Milagres.  Pra formar essa turminha, o projeto precisou dar 3 passos:  No primeiro encontro a equipe e os participantes puderam se conhecer e trocar ideias sobre suas experiências com o ambiente natural, além de contar histórias muito legais sobre sua relação com o peixe boi.

Episódio 3: Origami Peixe-Boi

O encontro contou com dinâmicas, músicas e vídeos. Além de se divertir bastante, a turma percebeu que a natureza está muito presente na sua história, cultura e identidade. Eles fazem parte da natureza… e a natureza faz parte deles.  Depois disso foi a hora de sair da sala de aula e abrir o coração pro que o ambiente natural tem a ensinar. Foram realizadas 3 vivências em campo, que ajudaram a aumentar ainda mais a conexão dos jovens com os ambientes naturais e as espécies que habitam a região. A cada vivência os futuros guardiões iam entendendo mais sobre o lugar onde vivem. E se encantando.  Na primeira vivência o grupo foi pra praia e pra restinga. Os participantes foram vendados e convidados a caminhar por uma trilha cheia de emoções e sensações diferentes. Com os sentidos aflorados, os participantes puderam refletir sobre a importância desses ambientes, além de perceber os seus papéis no ciclo de vida marinha. Bem pertinho dali foi realizada a segunda vivência, quando os participantes conheceram a base do ICMBio localizada ás margens do rio Tatuamunha, onde ficam os recintos do projeto de conservação do Peixe-Boi  marinho.

Episódio 4: Visita à base de Porto das Pedras

Esse rio também é conhecido como Santuário do Peixe-Boi, e é nele que são reintroduzidos os animais reabilitados.  Ali os participantes conheceram o Assu e o Netuno, moradores fixos da base, descobriram coisas curiosas  sobre a biologia e o comportamento do peixe-boi marinho e ainda puderam conhecer os tratadores que trabalham diretamente com os animais. Foi uma grande oportunidade de ver como é ser um verdadeiro Guardião do Peixe-Boi.  

A última vivência foi realizada na foz do rio Tatuamunha, onde os participantes literalmente mergulharam no manguezal. Em meio a trilha as turmas foram surpreendidas com encenações que trouxeram relatos de Peixe-Boi, reflexões do espírito do mangue, e abordaram a importância desse ecossistema para a espécie e para a comunidade. 

Episódio 5: Música Igarakuê (Peixe-Boi)

E depois de tanta coisa vivida, o grupo partiu pro último momento do projeto. De volta a sala de aula as turmas foram desafiadas a preparar apresentações para realização de um grande evento aberto à comunidade. 

O dia do Peixe-Boi na escola foi um dia pra entrar na história! O grupo pode partilhar aprendizados e sensibilizar ainda mais pessoas para uma das principais missões da APA Costa dos Corais: proteger os Peixes-Boi Marinhos e a casa onde moram.  Foi também nesse dia que os participantes ganharam seus certificados de Guardiões do Peixe-boi. E os Peixes-Boi da APA Costa dos Corais ganharam uma turma de guardiões preparados e apaixonados. 

Episódio 6: Vídeo didático Guardiães do Peixe-Boi

Acreditamos que o  aprendizado através da vivência tem o poder de sensibilizar e ensinar, ativando memórias ancestrais de cuidado, proteção e conservação. E você, não esqueça! Cuidar da nossa natureza e de todas as espécies que compartilham o mundo com a gente é papel de cada um de nós! Seja você também um guardião do Peixe Boi e da APA Costa dos Corais.  O Projeto Guardiões do Peixe-boi Marinho foi realizado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio /APA Costa dos Corais, com apoio da Fundação Toyota, SOS Mata Atlântica, Projeto GEF-Mar e Secretaria Municipal de Educação de São Miguel dos Milagres.

Deixe um comentário