Pedagogia museal: aprender fazendo (hands-on)

Capa: Crianças misturam diferentes produtos químicos em tubos de ensaio como parte de um programa de educação científica. Samara. Tatyanapopova. Wikipédia. Licença CC-BY-4.0.

Texto integrante da Coleção Pedagogia Museal.

Education Toolkit: Methods & Techniques From Museum And Heritage Education

Arja van Veldhuizen

CECA / ICOM – International Committee for Education and Cultural Action

LCM – LANDELIJK CONTACT VAN MUSEUMCONSULENTEN, https://museumconsulenten.nl/

ERFGOEDHUIS ZUID-HOLLAND – https://www.erfgoedhuis-zh.nl/

Link para download (CECA): https://ceca.mini.icom.museum/wp-content/uploads/sites/5/2018/12/2017-10-08_Education_toolkit_-_e-book_EN.pdf

Hands-On: Aprender fazendo

… experiências e insights aprofundados por meio da autodescoberta.

explicação

Experimentar ativamente (hands-on) temas abordados pela organização patrimonial ou museu por si mesmo.

variações
  • Integrado na própria exposição, por exemplo, em unidades hands-on.
  • Também pode ser experimentado de forma pequena e casual em uma visita guiada, permitindo que os participantes toquem ou façam alguma experiência.
  • Móvel na forma de, por exemplo, carrinhos práticos: carrinhos com todos os tipos de coisas para fazer,   como objetos para  tocar, vestir roupas,  modelos  para fazer,  artesanato, quebra-cabeças, etc. 
  • Fazer uma grande obra de arte com todos os visitantes, uma co-criação ao longo do período de exposição.
  • Em salas ou ambientes separados ou espaços externos.

possíveis grupos-alvo

Funciona, em princípio, com todos os grupos-alvo, tanto para grupos educacionais e não educacionais, quanto para visitantes  individuais.

Amplamente utilizado com crianças (jovens ).

vantagens
  • Experimentar por si mesmo cria uma forma mais profunda de insight e experiência pessoal com o mundo.
  •  Permite mais possibilidades de identificação.
  • Não é facilmente esquecido.
  • Conecta-se às ideias de um museu interativo e participativo.
desvantagens
  • Muitas vezes requer orientação intensiva (acabamento,  orientação, limpeza), que começa de novo  com cada novo grupo.
  • Um grande investimento financeiro é muitas vezes necessário para realizar e manter materiais hands-on.

quando usar
  • Para proporcionar uma experiência significativa.
  • Também adequado para festas infantis e atividades de férias.
  • Aprender fazendo é um meio adequado de criar uma maior compreensão. Abordagem “Hands-on” é um modo de aprender humano, em todas as idades quando o tema é novo ou temos uma imersão mais profunda em um tema.
  • Relaciona-se aos processos e procedimentos experimentais na Ciência.
  • É uma porta de entrada para a construção de conhecimento científico.
  • Existe uma relação com o método de processamento criativo, onde a atividade é um fim em si mesma e a entrada criativa do visitante é central.
fatores de sucesso
  • Tematicamente relevante.
  • É extremamente significativo para o grupo-alvo – não é apenas uma “terapia ocupacional”!
  • Quando algo é feito, criado, construído, resolvido com a experiência ocorre também uma profunda reflexão sobre o fazer.
  • Não é apenas “mão na massa” como uma manipulação mecânica e sem reflexão, mas pode ocorrer um grande mergulho mental (minds-on)!

exemplos
  • Durante uma visita guiada, sinta e experimente por si mesmo o quão pesado é um capacete, uma espada de cavaleiro ou um terno de armadura é, como algo cheira, quanto material é necessário para um babado no pescoço, etc.
  • Primeiro experimente uma visita guiada em uma galeria e depois tenha a chance de experimentar por si mesmo todas as coisas que estavam atrás de vitrines, por exemplo, o funcionamento de uma máquina a vapor ou escrever com uma pena de ganso.
  • Circuito sobre jovens em 1900 onde as crianças se revezam em pequenos grupos em torno de 6 atividades, como lavar a roupa, escrever linhas, moagem de café, polimento de cobre, cerzer meias e turfas estampadas. Um supervisor está presente em cada atividade.
  • Uma corrida entre os meninos e as meninas na velha fábrica de sardinhas para colocar sardinhas (de plástico) em latas: quem são os mais rápido e quanto tempo demorou no passado?
  • Toda atividade interativa é uma inspiração para uma discussão.
  • Um levantamento paisagístico no contexto histórico-cultural da paisagem com o objetivo de realmente entender as pesquisas sobre as característica da terra e o valor que a paisagem tem.
  • Workshop em técnicas de cobertura histórica para residentes em um área rural destinada a reviver antigos ofícios ou a origem de ofícios atuais.

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