Pedagogia museal: caça aos tesouros

Capa: Caça ao Tesouro na Harvard Law School, Harvard Law Record – Cambridge, EUA, 2009. Wikipédia. Licença CC-BY-2.0.  

Texto integrante da Coleção Pedagogia Museal.

Fonte original:

Education Toolkit: Methods & Techniques From Museum And Heritage Education

Arja van Veldhuizen

CECA / ICOM – International Committee for Education and Cultural Action

LCM – LANDELIJK CONTACT VAN MUSEUMCONSULENTEN, https://museumconsulenten.nl/

ERFGOEDHUIS ZUID-HOLLAND – https://www.erfgoedhuis-zh.nl/

Link para download (CECA): https://ceca.mini.icom.museum/wp-content/uploads/sites/5/2018/12/2017-10-08_Education_toolkit_-_e-book_EN.pdf

Caça a tesouros museais

Podemos identificar dois modelos clássicos de Gincanas ou Caça a Tesouros em museus e centros de ciência e tecnologia.

  • A. Caça ao Tesouro sem questões.
  • B. Caça ao Tesouro com questões.

Vejamos suas características e potencial educativo.

A. GINCANAS OU CAÇA AO TESOURO – SEM QUESTÕES

… oferecer a quantidade certa de estruturas para que os visitantes possam descobrir/investigar de forma independente o museu e seu património de uma forma clara e divertida.

EXPLICAÇÃO

Tour escrito ao longo de vários pontos de interesse (estações de aprendizagem).

Uma breve explicação é fornecida a cada ponto/estação.

VARIAÇÕES
  • Focar no elemento de pesquisa com a ênfase em encontrar a rota / lugar certo / objeto.
  • Focar no que pode ser visto (concentre-se nos próprios objetos e nos temas ao seu redor).
  • Tópicos podem ser independentes ou inter-relacionados (temáticos).
  • Usar cotações (valores para graus de dificuldade).
  • Caça fotográfica (também adequado para crianças pequenas).
  • Caça ao tesouro com duas versões: configurada de forma a demonstrar no final que a colaboração ou comparação acrescenta algo a mais.
POSSÍVEIS GRUPOS-ALVO
  • Em teoria, pode ser usado com todos os tipos de grupos-alvo, e também para visitantes individuais. É uma atividade popular entre famílias com crianças.
  • A capacidade de ler é muitas vezes um pré-requisito, portanto, isso não é adequado para o público mais jovem.
VANTAGENS
  • O visitante desempenha um papel ativo.
  • Informação em pequenas doses.
  • Trabalho de forma independente no seu próprio ritmo.
  • Não depende da qualidade do facilitador.
  • O visitante sabe o que está recebendo (descobrindo/investigando).
  • No início, você tem algo em suas mãos que você pode levar com você.
  • Com apenas um investimento de tempo único (grande), um número praticamente ilimitado de visitantes pode trabalhar com ele.
DESVANTAGENS
  • Sem personalização.
  • Correr de um lugar para outro.
  • Olhar e ler ao mesmo tempo é complicado.
  • Às vezes, muita leitura é necessária – portanto, de natureza linguística.

QUANDO USAR
  • Se a orientação humana (mediador) não for possível por razões financeiras ou outras.
  • Quando os visitantes querem fazer algo de forma independente, mas estão procurando algum tipo de estrutura.
  • Também pode ser usado em grupos relativamente grandes. Em caso afirmativo, certifique-se de que vários pontos de partida sejam possíveis.
  • Bom para combinar com outros métodos.
FATORES DE SUCESSO
  • Trabalhar do objeto para as informações básicas em vez de vice-versa.
  • Enfatize o aspecto visual (ou seja, o que pode ser visto).
  • Testar é essencial! Em termos de:

1) Desenvolvimento do conceito de conteúdo: o texto é claro, o significado central se depara?

2) Roteamento: as instruções são claras? As pessoas sabem onde devem estar?

3) Design: é o projeto claro? O design suporta a aparência?

4) Logística: sequência de tempo quando dividida em vários grupos, rotações.

  • Uma boa organização é essencial: divisão de grupos, diferentes pontos de partida ou horários de início.
  • Boa distribuição.
  • Design atraente.
EXEMPLOS
  • Destaques de um passeio.
  • Busca de descoberta usando objetos que muitas vezes são negligenciados.
  • Rota temática (por exemplo, tour da Companhia Holandesa das Índias Orientais, caminhada pela cidade Art Nouveau ou uma caçada inspirada em todos os diferentes tipos de objetos amarelos no museu, etc.).
  • Procurando por todos os X segredos do Castelo Y.
  • Os visitantes encontram a solução para algo misterioso com base em todas as diferentes “estações” no caminho.
  • Guia de visualização para pais que se concentra em criar conversas com seus filhos sobre o que há para ver (combinação de diálogo e formato escrito).
  • Uma caçada com duas versões, por exemplo, uma versão para crianças e uma versão para adultos, que convida a trocas entre gerações.
  • A rota para diferentes locais de caça ao tesouro não é baseada em texto, mas é baseada em objetos (por exemplo, objetos modernos apontam o caminho para suas contrapartes mais antigas no museu).

Dica:

Muitas empresas educativas e de turismo em museus, desenvolvem e prestam serviços de orientação de visitas utilizando a estratégia de Caça ao Tesouro como, por exemplo, os “Caça ao Tesouro” disponibilizados pelo LouvreGuide em https://louvreguide.com/treasure-hunt-for-kids. Ou os Caça ao Tesouro desenvolvidos pela empresa THATMuse para vários museus: https://thatmuse.com/louvre/

B. GINCANAS OU CAÇA AO TESOURO – COM PERGUNTAS / ATRIBUIÇÕES

… permitindo que os usuários façam algo ativo e sejam desafiados por atribuições para descobrir e aprender mais de forma independente (sozinhos ou em grupos).

EXPLICAÇÃO

Tour escrito ao longo de vários pontos de interesse (estações de aprendizagem).

Em cada ponto (estação) há uma breve explicação e uma ou mais perguntas / tarefas.

VARIAÇÕES
  • Variação nos tipos de questões/atribuições.
  • Variação nos tipos de respostas necessárias a perguntas / tarefas (respostas abertas, desenho, tique-taque, adição, conexão, respostas circulares, fotografia, etc.).
POSSÍVEIS GRUPOS-ALVO
  • Muito utilizado em contextos educacionais com perguntas/atribuições.
  • As crianças devem ser capazes de ler, por isso não é adequado para um público mais jovem.
VANTAGENS
  • O professor/educador-mediador vê exatamente como ele se conecta com o material do curso ou da exposição.
  • Pode avaliar com antecedência se o nível das perguntas é bom e o que está sendo perguntado.
  • O professor pode dar uma nota, pontuação ou poderes (mecânica de jogos), se necessário.
  • Possibilidade de discutir mais em casa ou na escola.
DESVANTAGENS
  • É difícil fazer perguntas realmente boas.
  • Os jovens correm de pergunta em pergunta.
  • Natureza “escolar”.
  • Possibilidade de copiar um do outro e de pais informarem o que dizer.
QUANDO USAR
  • Se a orientação por uma pessoa não for possível por razões financeiras ou outras.
  • Quando os visitantes querem fazer algo de forma independente, mas estão procurando algum tipo de estrutura.
  • Também pode ser usado em grupos relativamente grandes. Em caso afirmativo, certifique-se de que vários pontos de partida sejam possíveis.
  • Bom para combinar com outros métodos.
FATORES DE SUCESSO
  • Variação nas perguntas.
  • Variação no formato de resposta.
  • Fazer perguntas de uma determinada forma para que você realmente precise ver o objeto/edifício/acervo.
  • Construir questões para permitir a possibilidade de mais profundidade.
  • Testar é essencial! Ver método A e, além disso:

As perguntas são claras? Variado o suficiente?

As perguntas alcançam o que você se propôs a alcançar? As perguntas são suficientes?

  • Design claro e convidativo.
  • Disponibilidade de uma folha de respostas.
  • Sempre discutir / debater!
  • Pense na distribuição de lápis e pranchetas.
EXEMPLOS
  • Ganhar cartas respondendo a perguntas e, assim, decifrar o código.
  • Perguntas de duas perspectivas diferentes (indicadas em duas cores / colunas etc.), por exemplo, de dois personagens diferentes pobres / ricos ; jovens / velhos, etc. Metade do grupo acompanha a visita de acordo com uma perspectiva, a outra metade de acordo com a outra. Em seguida, comparam.

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