Pedagogia museal: meios audiovisuais e digitais

Capa: Tour de áudio de apoio coreano definido para turistas que visitam o Louvre, Paris. Naturehead. Wikipédia. Licença CC-BY-SA-3.0.

Texto integrante da Coleção Pedagogia Museal.

Fonte original:

Education Toolkit: Methods & Techniques From Museum And Heritage Education
Arja van Veldhuizen
CECA / ICOM – International Committee for Education and Cultural Action
LCM – LANDELIJK CONTACT VAN MUSEUMCONSULENTEN, https://museumconsulenten.nl/
ERFGOEDHUIS ZUID-HOLLAND – https://www.erfgoedhuis-zh.nl/
Link para download (CECA): https://ceca.mini.icom.museum/wp-content/uploads/sites/5/2018/12/2017-10-08_Education_toolkit_-_e-book_EN.pdf

Meios audiovisuais e digitais em sites e redes do museu

…  formato contemporâneo  para a transferência de informações e experiências.

explicação

Inserção de meios áudiovisuais, cinematográficos, digitais ou uma combinação dos mesmos com o  objetivo de obter informações e aumentar o engajamento.

Métodos que são aplicados à  localização do  museu ou da organização do patrimõnio  (em oposição ao método E-learning).

variações
  • Audiotours, existem vários  tipos disponíveis  com  vários recursos,  como aqueles com um  botão para mais informações  básicas,  ou aqueles que alternam entre diferentes guias, cada um  com  seu próprio tema   e perspectiva.
  • Visitas por SMS ou texto .
  •  Passeios digitais  via smartphone.
  • Passeios interativos (influenciando o curso ou resultado).  Passeios baseados em localização  (fragmentos começam  quando  você chega a  determinados pontos).
  •  Questionário on-line via smartphone (por exemplo, Kahoot  ou  aplicativo semelhante para testar conhecimentos ou ver opiniões).
  • Jogos de patrimônio.

possíveis grupos-alvo

Pode ser usado para  todos os públicos, tanto   para visitas   individuais quanto  em grupo.

Na prática, geralmente não é usado para crianças mais novas, porque é necessário um grau de independência.

vantagens
  • Novo meio que as pessoas estão ansiosas para experimentar.
  • Pode acessar  informações no  momento e local em que você precisa .
  • Possível oferecer  informações em pequenas doses (com passeios  regulares).
  • Audiotours: olhar e ouvir andam bem juntos.

desvantagens
  • Sensibilidade a questões técnicas.  Áudio: muitas vezes não muito sociável.
  • Para muitos passeios / jogos: a paciência é necessária, a duração de cada componente é determinada pelo desenvolvedor de conteúdo.   Dificilmente há espaço para a contribuição pessoal do  visitante.
  • Grandes custos ou investimento de tempo para o manuseio: carregamento,  emissão,  devolução,  verificação, reparos, etc.
  • Custos de compra e manutenção.
  • Grande número necessário para uso pelas classes escolares.
  • Áudio: a escuta nem sempre é a melhor forma de instrução para os jovens.  Eles também querem  ser estimulados visualmente.
  • Mídias  com  texto e filmes podem competir com os próprios  objetos patrimoniais.
quando usar
  • Se o aspecto da mídia também adiciona algo tematicamente.
  • No contexto  das habilidades  do século 21.
  • Adequado, por exemplo, em passeios  pela cidade  e passeios em torno de edifícios.
  • Os números são muitas vezes uma limitação prática (difícil de fazer isso em conjunto).  
  • É útil para pequenos grupos ou estudantes  individuais quando a orientação ao vivo não é possível.
fatores de sucesso
  • Para  visitas de grupo, é   necessária uma boa logística (para que todos  não estejam no  mesmo lugar).
  • O conteúdo deve ser relevante.
  • A tecnologia tem que funcionar adequadamente (por exemplo, as conexões de rede  devem funcionar perfeitamente para mídia  baseada na Internet).

exemplos
  • Baixar arquivos mp3 e  usa-los em  telefones celulares como um tour  de áudio.
  • Jogo de   detetives  com competição entre grupos e um centro de  controle centralizado (um ponto central que monitora o progresso e envia missões de acompanhamento em tempo hábil).
  •  Visitas em tablets  para aulas escolares com tarefas personalizadas por  grupo, geridas  por um  educador do museu através de um tablet  de administração centralizada.
  • Programa “Restart”  no Museu ao Ar Livre Holandês, onde os  tablets não fornecem informações   contextuais,  mas são usados para  lidar com a logística da visita: os grupos recebem instruções  regulares  para  onde precisam ir,  feitas sob medida  por grupo.
  • Os tablets também são usados para capturar resultados,  como fotos, vídeos e respostas. No final, a equipe do museu pode ler rapidamente os  tablets e usar os resultados diretamente em uma discussão com os alunos como um grupo  inteiro.
  • Os alunos mais velhos  fazem um tour de  áudio para alunos de  classes  mais baixas.
  • Weblog de um museu contado a partir da perspectiva de alguém que poderia ter vivido na casa   histórica, para mostrar a  um público mais amplo como a casa era vivida.
  • Base de dados http://www.diche-project.eu/resources,  com exemplos da utilização dos meios digitais, compilada no âmbito do  Projeto Erasmus+ e DICHE.

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