Pedagogia museal: “influencers” pioneiros

Capa: Nenhuma pergunta a menos!. Crianças durante uma visita mediada no museu Stedelijk Museum Amsterdam em 1960. Harry Pot / Anefo . Wikipédia. Licença CC0 (Dedicação ao Domínio Público).

Texto integrante da Coleção Pedagogia Museal.

MUSEUMS IN THE 21ST CENTURY

Pioneers of Education, Part 3: Practical Guidebook

© 2022 Sarai Lenzberger

Hands On! International Association of Children in Museums

www.hands-on-international.net(Tradução de capítulo)

PIONEIROS DE UMA EDUCAÇÃO PROGRESSIVA: TEORIAS, MÉTODOS E TIPOS

Os termos “educação progressiva” e “pedagogia da reforma” podem ser usados para descrever uma ampla gama de abordagens e ideias educacionais alternativas, opondo-se ao conceito clássico de aprendizagem rote-learning (ensino baseado em memorização e repetição – Educação MeRdE – Memorização e Repetição de Ensino) e ensino e aprendizagem ex-cathedra (ensino com estrutura disciplinar).

A lista a seguir de pedagogias progressistas centradas e lideradas pela criança com teorias, métodos e tipos que influenciam e inspiram o trabalho museológico focado em crianças. 9, 10

9 cf.Pfeiffer, Silke: Reformpädagogische Konzepte. Geschichte und Theorie der Frühpädagogik (Conceito da Reforma Pedagógica: História e Teoria da Educação Infantil).

10 Wikipedia: Progressive Education – https://en.wikipedia.org/wiki/Progressive_education. Acessado em 10.03.2022.

JOHANN AMOS COMENIUS (1592–1670)

Didactica Magna (Didática Magna), pode ser considerada como a primeira carta da infância. Ele propagou a educação universal para crianças de todas as classes sociais e gêneros (defende a educação de mulheres) e estabeleceu um foco baseado na criança na educação, que pode ser considerado como o ponto de partida das pedagogias progressistas.

JEAN-JACQUES ROUSSEAU (1712–1778)

Construiu abordagem sobre as ideias de Comenius. Em seu “Emília ou sobre Educação”, ele propaga a infância como a fase mais importante da vida quando se trata de aprender, a ideia de uma educação individual, considerando o caráter de uma criança e enfatizando a aprendizagem inquisitiva, e permitindo que os alunos façam suas próprias experiências, em vez de apenas dizer-lhes o que é certo ou errado.

JOHANN BERNHARD BASEDOW (1724–1790)

Criou uma série de livros pedagógicos inovadores, descrevendo as principais áreas e questões da educação infantil e diretrizes sobre as atitudes que os professores devem mostrar em relação aos jovens aprendizes, incluindo o paradigma de quebrar tópicos complexos para as crianças e aplicar uma linguagem amigável para as crianças.

CHRISTIAN GOTTHILF SALZMANN (1744–1811)

Começou como um ávido crítico da educação contemporânea de seus dias e desenvolveu uma abordagem pedagógica baseada na ética, holística e centrada na habilidade. A instalação educacional que ele fundou assumiu um papel pioneiro na criação de livros didáticos abrangentes e amigáveis para crianças.

JOHANN HEINRICH PESTALOZZI (1746–1827)

Estabeleceu a família como o primeiro ambiente de aprendizagem informal. Ele introduziu o termo “educação do coração“, que, juntamente com o conhecimento intelectual e a educação artística, deve capacitar as crianças a se tornarem adultos autossuficientes. Suas teorias pedagógicas também influenciaram fortemente o desenvolvimento da pedagogia social e o desenvolvimento curricular para a educação física.

FRIEDRICH FRÖBEL (1782–1852)

Froebel foi aluno de Pestalozzi e introduziu o jogo como principal modo de aprendizagem liderado pela investigação como um padrão pedagógico, juntamente com a criação de um catálogo detalhado de jogos, músicas, histórias e outros materiais de aprendizagem baseados em jogos, que são adaptados para atender às necessidades específicas de aprendizagem de crianças de várias faixas etárias. Criador do conceito de Jardim de Infância – ancestral dos espaços de educação infantil modernos.

FRANCIS WAYLAND PARKER (1837–1902)

Estabeleceu uma abordagem baseada na curiosidade com base em suas experiências práticas de ensino. Seu “método Quincy” levou ao primeiro grande movimento de reforma do sistema escolar dos EUA e da formação de professores.

PAUL ROBIN (1837–1912)

Foi um pedagogo anarquista francês, que se dedicou a integrar uma abordagem de ensino co-educativa e coletiva /democraticamente organizada com um foco especial na combinação de conhecimentos teóricos com habilidades práticas de vida (artesanato).

JOHN COTTON DANA (1856-1929)

Bibliotecário e diretor de museu, Dana queria atualizar as bibliotecas e as imaginou como centros comunitários vibrantes, em vez de coleções de relíquias que atraíam apenas um pequeno segmento de pessoas. Sob a liderança de Dana, a Biblioteca Pública de Denver também foi pioneira na primeira coleção dedicada à literatura infantil. Dana pessoalmente acreditava que a compra de pintura a óleo europeia – prática comum em museus de arte da época – era um desperdício de dinheiro e, portanto, apoiava os movimentos artísticos locais.

Tornar bibliotecas e museus espaços permeados por um ambiente alegre e uma atmosfera acolhedora e o acesso completo aos acervos bibliográficos foi sua grande influência em bibliotecas e museus. 

JOHN DEWEY (1859–1952)

Estabeleceu  o termo “APRENDER FAZENDO” e influenciou fortemente a democratização do sistema escolar dos EUA. Para Dewey, a educação e a aprendizagem são processos sociais e interativos, que são possibilitados através do pensamento baseado na resolução de problemas.

CECIL REDDIE (1858–1932)

Fundou a progressista ABBOTSHOLME SCHOOL. O castigo físico foi banido do campus, as artes plásticas e o artesanato introduzidos como assuntos principais, juntamente com um foco nas línguas. A escola também fez história ao oferecer o primeiro curso de educação sexual do país.

RUDOLF STEINER (1861–1925)

Fundou a pedagogia WALDORF, que se baseia em sua própria abordagem filosófica holística chamada “Antroposofia“. O principal objetivo é “proporcionar uma educação que permita que as crianças se tornem seres humanos livres11. Para Steiner, a liberdade pessoal e o desenvolvimento de uma forte identidade espiritual estão interligados. O fato de que essa pedagogia deriva e está enraizada no espiritismo faz da pedagogia Waldorf uma das ramificações mais controversas da educação progressista.

11 Wikipedia: Waldorf education – https://en.wikipedia.org/wiki/Waldorf_education#Educational_theory_and_practice. Acessado em 9.03.2022.

MARIA MONTESSORI (1870–1952)

Criou sua abordagem pedagógica baseada no desenvolvimento natural de uma criança com o famoso credo “ajude-me a fazer isso sozinho” (autonomia). Para ela, o impulso para a aprendizagem está sempre no mundo vivo das crianças e é trazido a elas através do chamado “ambiente preparado“. Este ambiente de aprendizagem, que se baseia nos princípios de continuidade, progressismo e simplicidade, permite que as crianças desenvolvam todo o seu potencial como aprendizes competentes. Em conexão com esses princípios fundamentais e sua teoria dos períodos sensíveis, que fornecem motivação intrínseca para alcançar marcos de desenvolvimento, Montessori desenvolveu uma ampla gama de ferramentas e materiais de ensino.

HENRI PAUL HYACITHE WALON (1879-1962)

A obra de Henri Wallon é perpassada pela ideia de que o processo de aprendizagem é dialético: não é adequado postular verdades absolutas, mas, sim, revitalizar caminhos, direções e possibilidades.

Uma das consequências desta postura é a crítica às concepções reducionistas: Wallon propõe o estudo da pessoa completa, tanto em relação a seu caráter cognitivo quanto ao caráter afetivo e motor. Para Wallon, a cognição é importante, mas não mais importante que a afetividade ou a motricidade. Afetividade e Inteligência são indissolúveis.

ALEXANDER SUTHERLAND NEILL (1883–1973)

Foi o fundador da escola SUMMERHILL, que visava criar um ambiente de aprendizagem positivo, focado na comunidade, focado na FELICIDADE e no bemestar e DEMOCRÁTICO para os alunos. É proibido Obrigar o estudante a fazer qualquer coisa.

HELEN PARKHURST (1886–1973)

Criou  sua pedagogia do “Plano Dalton” com base em suas experiências trabalhando para Maria Montessori e no primeiro movimento de reforma do sistema escolar dos EUA. O Plano Dalton está centrado em torno do banimento do ensino frontal em favor da aprendizagem independente. Os princípios fundamentais do plano são a aprendizagem não orientada liderada pelos alunos, a cooperação entre pares e a gestão/planejamento de tempo individual.

ELFRIEDE HENGSTENBERG (1892–1992)

Foi um educador de movimento humano que estabeleceu um conceito de jogo e movimento orientado para a prática, juntamente com equipamentos de ginástica adequados para crianças para incentivar o desenvolvimento ideal das habilidades motoras e físicas das crianças.

LEV VYGOTSKY (1896–1934)

Psicólogo voltada para o desenvolvimento infantil. Ele fez contribuições pioneiras para a teoria da consciência, educação de necessidades especiais, a relação entre o desenvolvimento da linguagem e a consciência, e para a psicologia geral do desenvolvimento da criança.

CÉLESTIN FREINET (1896–1966) & ÉLISE FREINET (1898–1983)

Combinaram vários elementos pedagógicos de reforma em um conceito abrangente de ensino e escolarização. As crianças são encorajadas a seguir seus próprios interesses no trabalho autodirigido no âmbito das lições.

JEAN PIAGET (1896–1980)

Foi um psicólogo do desenvolvimento que desenvolveu a teoria do desenvolvimento cognitivo, uma teoria sobre a natureza e o desenvolvimento da inteligência humana, delineando vários estágios do desenvolvimento humano e provando que as crianças não são “pequenos adultos”, mas marcam um estágio separado do desenvolvimento cognitivo.

EMMI PIKLER (1902–1984)

Pediatra que se concentrou no desenvolvimento infantil e da primeira infância. Sua pedagogia é baseada na teoria do desenvolvimento da livre circulação, que incentiva os pais e cuidadores a não intervir no desenvolvimento natural de habilidades motoras grosseiras de uma criança. O princípio central é que os bebês nunca devem ser trazidos para posições que não possam alcançar por si mesmos (por exemplo: ajudar uma criança a sentar ou ficar em pé). Além disso, o jogo livre e o cuidado baseado em relacionamentos são pilares importantes dessa abordagem.

JEROME BRUNER (1915–2016)

Psicólogo que fez importantes contribuições para a teoria da aprendizagem cognitiva. Em relação às teorias de aprendizagem, ele introduziu o currículo espiral como uma abordagem de ensino, onde cada área temática é revisitada em intervalos. Ele também abriu caminho para a integração da aprendizagem baseada em projetos na educação formal, defendendo a exploração como um impulso crucial para processos de aprendizagem sustentáveis.

LORIS MALAGUZZI (1920–1994)

Criou ‘Reggio’, um conceito único em que todo o ambiente social assume a responsabilidade pela educação individual de cada criança. A pedagogia Reggio representa a imagem da criança competente que avança ativamente em seu próprio desenvolvimento e explora o mundo de forma independente, enquanto os cuidadores apoiam o processo de aprendizagem como pares, parceiros de debates e discussões e pesquisadores. O respeito e a valorização da família e da cultura de origem da criança são também uma componente importante. Para preservar a composição flexível e dinâmica do conceito, os princípios da pedagogia de Reggio deliberadamente não são registrados em uma publicação escrita oficial.

PAULO REGLUS NEVES FREIRE (1921-1997)

Sua prática didática fundamenta-se na convicção de que o educando assimilaria o objeto de estudo fazendo uso de uma prática dialética com a realidade, em contraposição à, por ele denominada, educação bancária, tecnicista e alienante.

O educando cria sua própria educação, fazendo ele próprio o caminho, e não seguindo um já previamente construído; libertando-se de chavões alienantes, o educando seguiria e criaria o rumo do seu aprendizado através do desenvolvimento da sua própria autonomia. Destacou-se por seu trabalho na área da educação popular, voltada tanto para a escolarização como para a formação da consciência política.

Influencia atualmente todas as correntes de educação museal voltadas para a interação do museu com seus territórios, projetos “extra-muros” e, principalmente, focados em uma educação crítica e democrática.

SEYMOUR PAPERT (1928 -2016)

Ele foi o teórico mais conhecido sobre o uso de computadores na educação, um dos pioneiros da Inteligência Artificial e criador da linguagem de programação LOGO (em 1967), revolucionando totalmente os pressupostos da Informática Educativa que antes almejava criar computadores para ensinar/programar crianças e passando a educar crianças programadoras e construtoras de conhecimento. A criança programa a máquina – uma ideia totalmente revolucionária.

Em educação, Papert cunhou o termo construcionismo como sendo a abordagem do construtivismo que permite ao educando construir o seu próprio conhecimento por intermédio de alguma ferramenta, como o computador, por exemplo. Tem fortes influências nas abordagens Tinkering e Maker.

HOWARD GARDNER (1943)

é um psicólogo do desenvolvimento que desenvolveu a teoria das inteligências múltiplas. Sua teoria oferece um conceito alternativo à definição centrada no QI da capacidade intelectual de uma pessoa, delineando vários tipos distintos de competências intelectuais que funcionam independentemente umas das outras..12

12 Wikipedia: Howard Gardner https://en.wikipedia.org/wiki/Howard_Gardner . Acessado em 10.03.2022.

[OBS.: A independência de tipos de inteligência é totalmente questionada e não encontra base na neurociência moderna que compreende o cérebro como uma rede de conexões e não como partes isoladas. Se os tipos de inteligências existem, elas estão conectadas de modos que começamos a entender.]

JOHN FALK (1948) & LYNN DIERKING (1956)

São os principais especialistas e investigadores em matéria de aprendizagem de livre escolha, um modo de aprendizagem orientado pelas necessidades e interesses de uma pessoa, especialmente (mas não limitado) no contexto de um museu.

INFLUÊNCIADORES DA EDUCAÇÃO ARTÍSTICA

Paralelamente ao movimento de educação progressista do século  XX, artistas expressionistas, como membros do grupo de “O Cavaleiro Azul” também defenderam a ideia de incentivar a curiosidade natural das crianças. O grupo, de fato, nomeou as crianças como uma de suas maiores fontes de inspiração e modelos.

Wassily Kandinsky foi o fundador do grupo expressionista Der Blaue Reiter (O Cavaleiro Azul). Ao lado de Wassily Kandinsky, Paul Klee, Franz Marc, Auguste Macke, entre outros, seguiram o preceito de expressar na arte a sua reflexão pessoal sobre a Vida e o Mundo.

Os artistas deste grupo procuravam uma arte que expressasse experiências pessoais da vida do Homem confrontado com a Natureza.

Essas ideias progressistas foram levadas adiante pelos movimentos alternativos da geração de 1968, levando a uma grande variedade de projetos dedicados às crianças.

Artistas e arte-educadores testaram novas formas de envolver as crianças na vida cultural. Alguns se estabeleceram como instituições duradouras, como escolas de arte ou centros de oficinas criativas, mas a maioria deles eram projetos temporários na tradição da performance e da arte do acontecimento. Embora estes projetos tivessem certamente elementos expositivos e relacionados com o sector museológico, não estavam diretamente associados como programas museológicos nem ligados a museus tradicionais.

No setor tradicional de museus, o movimento de educação artística trilhou o caminho para abordagens orientadas para o público e a juventude. Alfred Lichtwark foi um dos primeiros diretores de museus na Alemanha a implementar permanentemente essa nova abordagem em seu museu.

O principal objetivo era colocar crianças e jovens em contato com a arte.

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