Pedagogia museal: recital, palestra, apresentação

Capa: Professor Faraday palestrando na Royal Institution perante Sua Alteza Real o Príncipe Albert, o Príncipe de Gales, e o Príncipe Alfred. Alexander Blaikley, 1856. Wikipédia. Licença Domínio Público.

Texto integrante da Coleção Pedagogia Museal.

Education Toolkit: Methods & Techniques From Museum And Heritage Education
Arja van Veldhuizen
CECA / ICOM – International Committee for Education and Cultural Action
LCM – LANDELIJK CONTACT VAN MUSEUMCONSULENTEN, https://museumconsulenten.nl/
ERFGOEDHUIS ZUID-HOLLAND – https://www.erfgoedhuis-zh.nl/
Link para download (CECA): https://ceca.mini.icom.museum/wp-content/uploads/sites/5/2018/12/2017-10-08_Education_toolkit_-_e-book_EN.pdf

Recital / Palestra / Apresentação

… um discurso coerente proferido de forma familiar para muitos visitantes ao mesmo tempo.

explicação

Em um  espaço designado, os visitantes ouvem  um orador contando uma história  coerente.   

Pode ou  não ser  suportado por materiais visuais (fotos, filmes).

variações
  • Pura palestra / apresentação.
  • Introdução com tempo depois para perguntas / discussão.
  • Introdução a uma  exposição em que o iniciador da exposição  introduz o  tema e  conceitos fundamentais e dá aos ouvintes folhetos para tirar o máximo proveito  de sua visita. Depois, os visitantes podem ver a exposição de forma independente.

possíveis grupos-alvo
  • Geralmente  destinado a  partes interessadas.  
  • Popular entre  o público mais velho.
  • Também pode ser usado para crianças, por exemplo, em uma  série especial de palestras juniores.

vantagens
  • Muitas informações relacionadas  podem ser transmitidas em um curto espaço de  tempo.  
  • Um grande grupo pode ser abordado / atendido simultaneamente.
  • Pode entusiasmar e enriquecer.
  • Os visitantes podem se sentar, o  que promove a concentração.
  • Muitas vezes é  captado  pela  imprensa e pode então contribuir para repetir a  publicidade de uma exposição.

desvantagens
  • O tráfego unidirecional, pode ser estático.  
  • O público tem um papel  passivo.
  • Muitas pessoas acham difícil  ouvir  por um longo período de tempo.  
  • É necessário um espaço separado (sala, salão, auditório, teatro).

quando usar
  • Fornecer informações básicas / maior profundidade.  
  • Compartilhar  resultados de pesquisa científica com o público.
  • Como parte de uma  reunião,  como uma conferência, simpósio ou abertura. 
  • Se o número  de  visitantes for muito grande para  participar de uma visita  guiada, uma  introdução centralizada a  uma visita  pode funcionar bem.
  • Como acima, se uma exposição não é particularmente adequada para visitas guiadas, por exemplo, devido a muitos elementos audiovisuais (AV) ou um espaço  apertado.

fatores de sucesso
  • Orador apelativo/provocador/entusiasmado, que estimule  o seu público.
  • Reviravoltas surpreendentes no  argumento.
  • Um  sistema de som para garantir que todos possam ouvir  de forma  descontraída.
  •  Fazer bom uso de material visual que estimule e apoie a história.
  • Acima de tudo, não muito prolongado.
  • Local/ambiente para uma área  de discussão informal, na qual  se pode falar  e processar as informações posteriormente.

exemplos
  • Série de palestras  em um museu ou arquivo.  
  • Pode ou  não estar ligado  ao tema de uma exposição  temporária.
  •  Cafés históricos  organizados   mensalmente  por muitas associações históricas.
  • Academia  de  Museus para adultos, aderindo ao  princípio da aprendizagem  ao  longo da vida.
  • Uma colaboração entre vários museus universitários em uma série de palestras infantis, por exemplo, a série desenvolvida «Museum Youth University» ou “Kids in Museums” https://kidsinmuseums.org.uk/youth-group-directory/.

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