Pedagogia museal: promover transformação social

Capa: Estudantes mulheres e educadores em Gana marcham pela educação inclusiva. International Citizen Service. Wikimedia. Licença CC-BY-2.0.

Texto integrante da Coleção Pedagogia Museal.

MUSEUMS IN THE 21ST CENTURY

Pioneers of Education, Part 1: Best Practices

© 2022 Susanne Gesser

Hands On! International Association of Children in Museums

www.hands-on-international.net

Museus como Espaços de Transformação Social 11 e Laboratórios Pedagógicos12

11 Esta compreensão/interpretação dos museus reflete-se e apoia-se em vários projetos e iniciativas de investigação contemporâneos, tais como: 1) Ação climática, Museu para o futuro, museus não são neutros, artigo de revista; 2) Museums as Change Agents, Rex Ellis, The Journal of Museum Education, Vol. 20, No. 2, Retrospecion (Primavera – Verão, 1995), pp. 14-17, Publicado por: Taylor & Francis, Ltd.; 3) www.jstor.org/stable/40479024 ; 4) Conferência 2017 https://www.benaki.org/images/Program_Ath_ENG-s.pdf ; 5) Museus: agentes de mudança social e desenvolvimento., Publicação ICOM 2008, ISSN: 0020-6418; 6) Nós somos museus www.wearemuseums.com/research/.

12 Baseado no texto de Sarai Lenzberger.

(…) Toda visão da educação é baseada em uma certa ideologia – em um conjunto de crenças, valores, visões da vida – e também é dada pela posição em uma sociedade – como também observei antes – no contraste entre a visão do historiador da escrita livre e dos oficiais da UNESCO.

Neste ponto, portanto, é importante questionar a posição dos museus – seu papel, raízes e sua própria inércia.

O QUE É UM MUSEU?

Etimologicamente falando, a palavra “museu” deriva da antiguidade. Funcionava como uma designação para ” o refúgio das deusas da proteção das artes”13 as MUSAS. No entanto, este não era um lugar concreto, mas a esfera mítica de atividade das musas. Nos séculos seguintes, essa ideia conceitual se materializou em espaços reais de conhecimento.

13 Baur 2010, p. 20.

Do ponto de vista do desenvolvimento institucional histórico, o museu começou por volta de 290 a.C. com o Museion em Alexandria. Embora existam coleções de templos verificáveis, o Museion é considerado “[…] o primeiro instituto estatal que já foi criado para promover a literatura e a ciência. 14 De acordo com o entendimento de hoje, o Museion pode ser entendida como uma mistura de universidade, arte, cultura e coleção e biblioteca de história natural.

14 Waidacher 1999, p. 77.

Na Idade Média, os precursores do museu limitavam-se às chamadas câmaras de arte e maravilhas da igreja e da aristocracia. Essas coleções, algumas das quais consideráveis, não eram usadas nem para pesquisa nem para fins educacionais reais, mas serviam como meros objetos de prestígio para a demonstração de poder.

Quando a era da burguesia amanheceu em meados do século XVIII, um novo grupo de patrocinadores e colecionadores de objetos de arte, cultura e ciência estava procurando elementos que criassem identidade.

Com a crescente liberalização da sociedade como resultado do Iluminismo e da Revolução Industrial, a preservação, pesquisa e apresentação de objetos históricos tornou-se uma questão declarada do Estado e as autoridades locais muitas vezes fundaram suas próprias instituições culturais (o Museu Britânico, inaugurado em Londres em 1759, é o primeiro de seu tipo). Os museus eram agora entendidos e tratados como instituições de ensino e pesquisa geralmente acessíveis.

Esta função ainda é capturada e preservada pela atual definição de museu pelo ICOM-Conselho Internacional de Museus, revisada e ratificada na Assembleia Geral do ICOM de 2007. (Atualmente revisada em 2021-2022):

“Um museu é uma instituição permanente sem fins lucrativos a serviço da sociedade e do seu desenvolvimento, aberta ao público, que adquire, conserva, pesquisa, comunica e expõe o patrimônio material e imaterial da humanidade e do seu ambiente para fins de educação, estudo e fruição.”15

15 ICOM 2006, p.29 e https://icom.museum/en/faq/what-is-icoms-definition-of-a-museum/.

DO REFÚGIO DAS MUSAS AO EXERCÍCIO DO PODER HUMANO

Os museus tornaram-no muito distante das suas origens: passaram da inspiração e dos processos criativos fomentados pelas 9 musas gregas para a posse do conhecimento e a posse de tesouros materiais  e ligaram a isso o exercício do poder, embora sempre sob a bandeira do estudo, da educação e da salvaguarda da memória coletiva.16

16 Se a uma certa memória é atribuída valor ao passado por um museu, ela é considerada parte do cânone coletivo da memória e torna-se, de certa forma, uma instituição em si. Portanto, os museus não espelham a sociedade em si, mas sim sua dinâmica de poder, que, é claro, se reflete na escolha do que é considerado digno de memória e cujas necessidades os museus, como guardiões dessas memórias, são projetados para atender.

Este papel como refletores da dinâmica de poder numa sociedade, tornou-se muito evidente na Europa no início dos anos noventa, após a queda da cortina de ferro, quando os museus tiveram de alterar as suas abordagens, a fim de se manterem ligados à próxima geração do seu público.

O trabalho empírico de Kirchberg distingue entre os três níveis funcionais “objetivo“, “subjetivo” e “normativo” em referência ao conceito de espaço urbano de Soja (Kirchberg 2005, p. 94). Aplicados ao contexto museológico, esses níveis significam, por exemplo, a atualização social dos locais, atuando como um fragmento da identidade da cidade e o ponto de partida para a gentrificação. (ibidem, p.92f).

Como outra categoria para a consideração sociológica das tarefas sociais dos museus, Kirchberg menciona o sistema de funções manifestas e latentes de Merton. (ibidem, p.94) Os primeiros são comunicados abertamente, por exemplo, através da visão do museu e declarações de missão divulgadas, pela cidade, políticos artísticos e culturais e campanhas de marketing. Estes últimos, por outro lado, servem principalmente para proteger os interesses de um grupo particularmente influente e são deliberadamente mantidos em segredo. (ibidem, p.92f).

Qualquer tentativa de repensar os museus e os papéis que eles desempenham e podem desempenhar na sociedade tem que levar a sério o seu verdadeiro poder na sociedade. Pensar em museus e crianças postula(demanda), portanto, algumas questões que são importantes de se pensar:

Com que memórias os museus confrontarão as crianças? [Afinal, as nove musas são filhas da deusa da Memória]

Os museus usarão sua proteção da memória como uma ferramenta para manter as crianças alinhadas com as sociedades como se desenvolveram até agora ou os museus serão capazes de abrir as percepções da memória o suficiente para permitir que as crianças realmente criem sua própria visão da humanidade?

Se há uma necessidade social real de repensar a civilização humana, de sonhá-la do zero e de recriá-la de uma forma mais sustentável, não é tempo de os museus se recuperarem como refúgio de musas?

UM NICHO DE MUSEU

Há um nicho museológico, sutil e indistinto do ponto de vista dos museus clássicos, que já pratica o knowhow adequado para apoiar as crianças em seu papel evolutivo no século XXI hoje: os museus infantis.

Como o nome já indica, os museus infantis são instituições para alguém e não para algo, o que marcou uma novidade significativa no desenvolvimento de museus. Eles interpretam (algum tipo de) herança para as crianças com uma atenção especial às suas necessidades e se concentram em fornecer ambientes ricos e inspiradores para o desenvolvimento dos talentos das crianças. Como tal, eles muitas vezes estão ajudando as crianças a “se equiparem de forma leve e eficiente para enfrentar os desafios”. 17

17. Ver Harari’s letter to Homo Deus .

BRINCAR: UM MÉTODO LEVE DE APRENDIZAGEM

O principal modo de comportamento das crianças é o brincar. Brincar é comum a todas as crianças. É o seu método de conquistar o mundo e descobri-lo. Os museus infantis combinam o desejo de brincar e sua curiosidade, oferecendo ambientes de aprendizagem interativos completamente adaptados às necessidades das crianças, onde elas podem aprender coisas novas autodeterminadas e em seu próprio ritmo.

Museus da Criança versus Museus

A principal diferença entre os museus infantis e os programas infantis de outros tipos de museus é que, em sua essência, os museus tradicionais sempre funcionam com base em coleções, enquanto  os museus infantis têm a liberdade de criar histórias de exposições com base nos interesses e necessidades de seus visitantes (o que, é claro, não os impede de usar objetos para contar essas histórias).

As principais tarefas de um museu clássico pela definição do ICOM são: coletar, conservar, estudar, expor e comunicar. Eles são centrados na coleção. Por conseguinte, nos seus orçamentos e programas, têm de prestar igualmente respeito a todas estas tarefas.

Os museus da criança, por outro lado, são livres para desenvolver programas e seu trabalho pedagógico com base em tópicos individuais. Além disso, eles têm a possibilidade de abordar qualquer tópico que acreditem ser relevante para as crianças de sua região e comunidade e, com isso, podem reagir rapidamente e captar desenvolvimentos recentes.

AS VANTAGENS DOS MUSEUS INFANTIS COMO LABORATÓRIOS PEDAGÓGICOS

Os museus infantis desenvolvem seu conteúdo com base nas necessidades e interesses da vida real de seu grupo-alvo. Isso torna possível reagir aos tópicos atuais com relativa rapidez e promover apenas conteúdo relevante para seu público.

Isso leva a uma enorme diversidade de museus infantis, todos refletindo as necessidades específicas das crianças em sua área. Esta variedade também serve como uma importante fonte de inspiração e inovação para outros no campo dos museus e da educação. Os museus infantis – muitas vezes conduzidos de forma empática por mulheres ou homens com forte inteligência social – são geralmente organizações inclusivas e de limiar muito baixo. Como tal, eles oferecem acesso à cultura para segmentos de público que normalmente experimentam muitas barreiras. Eles criam um ambiente seguro para as famílias participarem e aprenderem umas com as outras.

Esses ambientes também servem como espaços de interação social (idealmente para membros de todas as origens sociais e grupos étnicos), oferecendo a liberdade de explorar/investigar individualmente, permanecendo em uma estação ou pulando outra, concentrando-se em processos, não em objetivos específicos de aprendizagem e, portanto, permitindo experiências educacionais informais e altamente personalizadas.

Os museus infantis promovem o pensamento crítico e a curiosidade, o fazer perguntas e não dão respostas pré-fabricadas. Como estão em contacto direto e muitas vezes muito intenso com o público, tornam-se laboratórios educativos naturais e centros de competências pedagógicas, capazes de captar, testar e integrar novas abordagens e servir de instalações de formação e orientação para professores. Eles também são capazes de funcionar como recursos comunitários, oferecendo um ambiente de engajamento e ação social rápida e natural. Graças à sua experiência única e intercâmbio constante com seu grupo-alvo, os museus infantis são fortes defensores das crianças e de seus direitos dentro de sua comunidade imediata. 18

18. Ver ‘What is a children’s museums, and ‘function of children’s museums’ by ACM: http://childrensmuseums.org/wp-content/uploads/2021/11/ACMFourDimensionsofChildrensMuseums.pdf.

MARCANDO O CAMINHO DOS MUSEUS PARA O FUTURO

No passado, os museus infantis já assumiam o papel de pioneiros, iniciando o movimento focado no público do setor de museus. A ampla gama de exposições interativas e hands-on de baixo limiar e programas educacionais que hoje consideramos de última geração em museus estão todos enraizados em práticas desenvolvidas em museus infantis, que evoluíram em torno de seu público. 19

19 Zwaka/Haas ‘Can children`s museums survive the 21st Century’ at 12th Hands On! Conference, Frankfurt 2019.

Hoje, somos mais uma vez confrontados com a necessidade de levar esse movimento focado no público ainda mais longe e substituir paradigmas educacionais e institucionais ultrapassados. Essa urgência de mudança torna-se evidente de muitas maneiras e se reflete nos discursos atuais do cenário cultural.

No setor museológico, um grande debate, seguido de discussões acaloradas, se desencadeou, quando o Conselho Internacional de Museus (ICOM) anunciou uma grande revisão da atual definição de museu. É importante salientar que a definição e o código de ética dos museus do ICOM são reconhecidos internacionalmente como um quadro vinculativo para as legislações nacionais em matéria de museus.

Uma das forças motrizes da nova definição afirmou que a versão atual20 não fala a língua do século XXI, ignorando as exigências da “democracia cultural“.21 e propõe esta definição:

“Os museus são espaços democratizantes, inclusivos e polifônicos para o diálogo crítico sobre os passados e os futuros. Reconhecendo e abordando os conflitos e desafios do presente, eles mantêm artefatos e espécimes em confiança para a sociedade, salvaguardam memórias diversas para as gerações futuras e garantem direitos iguais e igual acesso ao patrimônio para todas as pessoas.

Os museus não têm fins lucrativos. Eles são participativos e transparentes, e trabalham em parceria ativa com e para diversas comunidades para coletar, preservar, pesquisar, interpretar, exibir e melhorar a compreensão do mundo, com o objetivo de contribuir para a dignidade humana e a justiça social, a equidade global e o bem-estar planetário..”22

20. “A museum is a non-profit, permanent institution in the service of society and its development, open to the public, which acquires, conserves, researches, communicates and exhibits the tangible and intangible heritage of humanity and its environment for the purposes of education, study and enjoyment.”

21. Jette Sandahl lidera a comissão do ICOM.

22. Extraído de: https://icom.museum/en/activities/standards-guidelines/museum-definition/.

Embora a votação de uma nova proposta tenha sido adiada devido à forte reação de algumas filiais nacionais do ICOM, criticando a forma não transparente 23 como a proposta foi desenvolvida e sua terminologia vaga ilustra o quão imediata se tornou a necessidade de as instituições (culturais) oferecerem novas abordagens para se manterem conectadas e relevantes para a sociedade atual do século XXI.

23. Um comitê fechado escolhido internamente pelo ICOM criou a definição sem módulos adequados de consultoria e feedback para incluir uma comunidade museológica mais ampla.

Ao examinar mais de perto essa nova definição, independentemente de sua controvérsia e possíveis imprecisões, torna-se evidente que o foco no público, o engajamento e o discurso crítico podem ser definidos como os fatores-chave para que os museus possam permanecer fiéis às exigências da sociedade contemporânea.

Se tomarmos agora as principais características dos museus infantis, que foram delineadas nos capítulos anteriores, torna-se evidente que eles já correspondem aos valores fundamentais atribuídos ao museu do futuro, mostrando:

  • O ideal de um conceito de museu do século XXI está enraizado na democracia cultural que atualmente já existe na forma de museus infantis e lá foi bem testada.
  • A nova definição de museu confirma teoricamente o modelo operacional dos museus infantis como um modelo preparado para o futuro para o trabalho museológico e seu papel como um “precursor” para a transformação de todo o setor de museus.
  • Levando em conta o clamor geral por uma remodelação da educação contemporânea, a atual mudança no mundo dos museus também tem o potencial de servir como um protótipo e inspiração de melhores práticas para a educação formal.
  • Dada a abordagem centrada no público e os tamanhos de organização geralmente menores, os museus infantis têm o potencial de reagir rapidamente e abordar tópicos atuais, servindo como centros de discurso em tempo real e laboratórios sociais, não se esquivando de enfrentar conteúdo desafiador.

ICOM BRASIL – 20 CONCEITOS para MUSEU

Fonte: https://www.icom.org.br/?page_id=2249

A consulta pública para definição dos conceitos escolhidos pela comunidade museal brasileira como contribuição à Nova Definição de Museu recebeu a participação de 1.604 pessoas, sendo 784 em respostas individuais e 820 pessoas participantes dos debates promovidos por 62 grupos em todo o País.

Os resultados da consulta foram analisados quantitativa e qualitativamente pelos membros do GT Nova Definição de Museu, que chegaram aos 20 termos indicados abaixo, com suas respectivas considerações.

O material foi traduzido para o inglês e será enviado para o comitê ICOM Define como contribuição brasileira a esta etapa da discussão. O debate sobre a Nova Definição de Museu continua até 2022 – acompanhe todo o processo por nosso site e redes sociais.

Os 20 termos indicados pelo Brasil:
(abaixo da lista, veja as artes para postagem em redes sociais)

Antirracista – Postura que visa combater e romper o racismo estrutural e o seu processo histórico institucional por meio de práticas e valores a superar a colonialidade.

Bem-viver – Refere-se à promoção da convivência e da saúde e ao cultivo de relações de solidariedade, reciprocidade, respeito e valorização de todas as formas de vida.

Comunicar – 
Colocar-se em relação com a sociedade, dialogando de forma multidirecionada sobre a memória, o conhecimento e a vida em suas mais variadas formas.

Cultura – Possibilidade de comunicar símbolos, signos e significados, ideias e comportamentos criados pelos grupos sociais e que permitem a construção de identidades.

Decolonial – Postura e práticas de combate às opressões materiais, simbólicas, raciais e de gênero, que resultam da colonização e subalternização dos povos e de seus saberes.

Democrático – Comprometido com valores e práticas equitativas, valorizando diferenças, conflitos, memórias e negociações de saberes e sensibilidades.

Direitos humanos – Compromisso com os processos sociais de luta pelas condições materiais e imateriais que asseguram a existência digna de indivíduos e grupos.

Educação –
 Conjunto de práticas, valores, conhecimentos e metodologias concernentes ao processo educativo, permitindo a aprendizagem, a experimentação e a mediação com o patrimônio musealizado.

Experiência – Compromisso com a potência transformadora de experiências individuais e coletivas no campo sensorial, subjetivo e simbólico nas fronteiras da arte, ciência e vida.

Futuros – Possibilitam a imaginação, experimentação, conhecimento e inovação, explorando oportunidades e desafios em co-criações de novas realidades.

Inclusivo – Combater por meios e ações a exclusão, garantindo igualdades de condições de acesso e participação a todos.

Instigar – Estimular sentimentos e reflexões para que pessoas e comunidades explorem percepções, ideias e valores na construção de novas narrativas e ações.

Patrimônio – Referências culturais que compõem a herança dos povos preservadas em suas dimensões materiais e imateriais para as futuras gerações.

Pesquisar – Procedimento investigativo que fundamenta os processos museológicos, com foco em coleções, públicos e o próprio museu.

Público – Coletividade em sua diversidade, heterogeneidade, territorialidade e pluralidade, a quem pertence e a quem diz respeito o museu.

Salvaguardar – Procedimentos sistemáticos de conservação, documentação, promoção e guarda do patrimônio museológico e de expressões culturais.

Social – Compromisso com a reflexão e transformação social, como instrumento político participativo de promoção de uma sociedade justa, equitativa e saudável.

Sustentável – Práticas de governança, com respeito aos direitos ambientais, sociais e culturais em prol da formação de uma cidadania planetária. 

Território – Espaço vivido onde se tecem relações entre poder, memórias, patrimônios e identidades.

Transformar – Engajar a sociedade em reflexões e ações a favor do bem comum e do aprimoramento da experiência coletiva.

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