Pintando e conhecendo o Cérebro

Capa: Cérebro humano. Matt Cain / Flickr . Science Museum Group.

Março é o mês da Semana Internacional de Conscientização do Cérebro.

Para conhecer o interior do Cérebro Humano, imprima as principais regiões cerebrais, indicadas na figura abaixo.

Veja o vídeo abaixo de uma dissecação de cérebros humanos.

E depois, pinte as principais partes do cérebro.

Cérebro Humano para colorir.
Fonte: Paint the world. SUPER COLORING.

A estrutura do cérebro

O Sistema Nervoso Central é composto pelo encéfalo e a medula espinhal.

  • O encéfalo é a parte central do SNC coberta e protegida pelo crânio.
  • A medula espinhal é um fio longo e esbranquiçado, localizado no canal vertebral e conecta o encéfalo com o resto do corpo. Atua como um tipo de autoestrada de informação entre o encéfalo e o corpo, transmitindo todas as informações proporcionadas pelo cérebro ao resto do corpo.

Poderiamos dizer que o encéfalo humano está dividido em três “grandes regiões”, dependendo do desenvolvimento filogenético:

O ROMBENCÉFALO: é a estrutura mais antiga e menos evoluída dos vertebrados. A estrutura e organização do rombencéfalo é a mais simples. É responsável pelo regulamento das funções básicas que precisamos para sobreviver e pelo controle de nossos movimentos. Se essas estruturas sofrerem lesões, podem causar sérios danos e mesmo a morte. O rombencéfalo está localizado na parte superior direita da medula espinhal e está composto por diferentes estruturas:

  • A medula oblonga: ajuda a controlar nossas funções automáticas, como respirar, a tensão arterial, a frequência cardíaca, a digestão, etc.
  • A protuberância anular ou pontes é a porção da base do encéfalo localizada entre a medula oblonga e o mesencéfalo. Ela une a medula espinhal e a medula oblonga com as estruturas superiores nos hemisférios do córtex cerebral e/ou do cerebelo. É usada para controlar as funções automáticas do cérebro e tem um papel fundamental nos níveis de estado de vigília e no regulamento da cosnciência e do sono.

  • O CEREBELO: está localizado sob o cérebro, sendo a segunda maior estrutura do encéfalo. Todas as informações recebidas pelo corpo através de suas diferentes vias sensoriais e motoras do cérebro são integradas no cerebelo, e por isso sua função principal é controlar o movimento. Também ajuda a controlar a postura e o equilíbrio e permite que as pessoas aprendam a se mover, caminhar, andar de bicicleta… As lesões na estrutura geralmente causam problemas de movimento e coordenação, além do controle de posturas e disfunções em alguns dos processos cognitivos superiores.

O MESENCÉFALO: É a estrutura que junta o cérebro posterior e anterior, conduzindo os impulsos motores e sensoriais. Seu bom funcionamento é um pré-requisito para a experiência consciente. Se essa parte do cérebro apresenta danos, eles são responsáveis por alguns problemas de mobilidade, como os tremores, a inflexibilidade os movimentos estranhos…

O PROSENCÉFALO: É a estrutura mais desenvolvida e evoluída do encéfalo, e conta com a organização complexa mais elevada. Está composto por duas partes principais:

  • Diencêfalo: Localizado dentro do cérebro. Está composto por estruturas importantes como o tálamo e o hipotálamo.
  • Tálamo: É similar à estação de retransmissão do cérebro: transmite a maioria da informação sensorial recebida (auditiva, visual e tátil), permitindo ela ser processada em outras partes do cérebro. Também é usada no controle motor.
  • Hipotálamo: É uma glândula localizada na base do cérebro que faz uma função importante no regulamento dos sentimentos e em muitas outras funções corporais como o apetite, a sede, o sono.
  • Cerebrum: Conhecido informalmente como o cérebro, que cobre todo o córtex cerebral (camada fina de substância cinzenta, com rugas, sulcos e dobras), o hipocampo e os gânglios basais .

Anatomia e funções do cérebro

Nesta área, vamos analisar a anatomia do cérebro e as funções de cada estrutura

OS GÂNGLIOS BASAIS: Um grupo de estruturas neurais subcorticais que funcionam para começar e integrar os movimentos. Eles recebem a informação do córtex cerebral e a base do encéfalo processa e projeta ela no córtex, na medula e na base para coordenar os movimentos. Estão compostos por várias estruturas:

  • Núcleo caudado, um núcleo com formato em “C” implicado no controle voluntário do movimento, a pesar de que também está implicado nos processos de aprendizagem e de memória.
  • Putâmen
  • Globo pálido
  • Amígdala, que faz uma função importante na área dos sentimentos, especialmente o do medo. A amígdala ajuda a armazenar e classificar memórias e sentimentos.

O HIPOCAMPO: Uma pequena estrutura subcortical com formato de cavalo-marinho que tem uma função muito importante na formação da memória, tanto na de classificação quanto na memória a longo prazo.

O CÓRTEX CEREBRAL: Uma camada fina de substância cinzenta com estrias ao redor de si, formando um tipo de protuberância, chamada convoluções, que proporcionam o look enrugado característico ao cérebro. As convoluções são delimitadas por ranhuras ou sulcos cerebrais. As que são muito profundas são chamadas fissuras. O córtex está dividido em dois hemisférios, o direito e o esquerdo, separados pela fissura interhemisférica e unidos por uma estrutura denominada corpo caloso que permite a transmissão entre os dois. Cada hemisfério controla um lado do corpo, mas o controle está invertido: o hemisfério esquerdo controla o lado direito e o hemisfério direito controla o lado esquerdo. Este fenômeno é chamado lateralização cerebral.