Práticas alimentares e a saúde do planeta: Aonde podemos chegar?

A oferta de alimentação adequada e saudável é fundamental para a garantia da saúde física e mental de crianças e adultos, prevenindo o aparecimento de doenças crônicas não transmissíveis, assim como das doenças transmitidas por alimentos (DTA).

A alimentação sustentável pode ser promovida pelo consumidor a partir de mudanças de hábitos, desde a coleta seletiva do lixo até mesmo com o aproveitamento integral dos alimentos, a fim de minimizar o uso excessivo de recursos naturais (solo, água e energia), o desperdício de alimentos e o descarte inadequado dos resíduos sólidos gerados.

Apesar de políticas públicas nacionais e internacionais visarem a promoção da alimentação adequada, saudável e sustentável, ainda não temos garantias quanto ao acesso à informação pela população e a compreensão das preocupações expostas.

Nesse sentido, a educação para alimentação adequada, saudável e sustentável durante a infância é primordial devido à facilidade que as crianças têm de reproduzir comportamentos. Nessa fase, devido a maior receptividade, capacidade de absorção e assimilação de práticas, as crianças tornam-se ótimas ativistas junto a suas famílias e pessoas próximas, como educadores escolares.

Acredita-se que o incentivo e a conscientização da importância de uma alimentação adequada, saudável e sustentável podem ser mantidos ao longo da vida adulta, além de indiretamente alcançar outras pessoas ligadas a esses indivíduos.

Coordenadores: Profa. Cristiana Pedrosa Melo Porto; Profa. Denise Marie Delgado Bouts; Profa. Maria Lucia Mendes Lopes (Instituto de Nutrição Josué de Castro, Departamento de Nutrição Básica e Experimental, UFRJ); Profa. Aline Gomes de Mello de Oliveira (Instituto Nutrição Josué de Castro, Departamento de Nutrição e Dietética, UFRJ) e Prof. Ellen Cristina Quirino Lacerda (Instituto de Nutrição, UFRJ).

Conheça o Museu Josué de Castro. do Instituto de Nutrição Josué de Castro.

O Instituto de Nutrição e o Espaço Ciência Viva cooperam em Projetos de Extensão e Divulgação Científica. Para saber mais, clique aqui.

Conheça outros projetos de extensão do Instituto de Nutrição, clicando aqui.