SdC Programação: Vida: bilhões de anos se diversificando…

O Sábado da Ciência VIDA: Há bilhões de anos se diversificando contará com várias atividades. Confira a programação abaixo, organizadas em diferentes grandes temas:

Palestra: Evolução Humana e problematização sobre o estudo da evolução-biodiversidade

Prof. Dr. Carlos Eduardo Guerra Schrago, Departamento de Genética, UFRJ 

Os cientistas usam duas fontes de informação principais para conhecer há quanto tempo os diversos grupos de seres vivos se originaram. A primeira é o registro fóssil. Entretanto, o processo de fossilização é difícil e os achados fósseis são eventuais. Alternativamente, podemos usar as moléculas de DNA para descobrir a idade das espécies. Nesta palestra entenderemos como isso é feito e quais são as perspectivas criadas para o estudo da Vida a partir dessa via. Confira chamada no face.

Bases genéticas e moleculares da diversidade dos seres vivos

1, 2, 4, 8… Venha ver a divisão celular!?

Divisão Celular: Observando células de raiz de cebolas! Venha observar ao microscópio, lâminas com células da raiz de cebolas em diferentes fases de divisão, além de outras observações microscópicas e uso de pranchas e quadros para conversar sobre divisão celular.

File:Mitosis (261 14) Pressed; root meristem of onion (cells in prophase, anaphase).jpg
Células da raiz de cebola coradas ao microscópio.
Células de cebola. (c) Umberto Salvagnin

Venha descobrir que “cara” o GenóTipo tem!

Genótipos e Fenótipos na Cabeça: Utiliza-se modelos de cabeças estilizadas para montagem de fenótipos a partir de genótipo associados às características mendelianas simplificadas (tipo de cabelo, boca, orelha e olhos). Veja e divulgue chamada no face!

1001 Modelos de DNA… Molécula super-star da vida!

Vamos conhecer e construir trechos de DNA descobrindo os segredos de como esta molécula guarda e transfere informações! Venha construir diferentes modelos de DNA: com bolas de isopor, com jujuba, com módulos de papel a serem colados, com material plástico do CBME, ou na forma de origami. E com isso, conhecer essa incrível molécula e suas partes, e discutir como a informação química está organizada e observar as regularidades e complementariedades presentes.

Vamos extrair o DNA?

Tudo que é vivo tem o seu código genético no DNA… Mas, você sabe o que é isso? Já imaginou poder extrair e ver esse DNA? Então venha! A oficina tem o objetivo de falar um pouco mais sobre o DNA, o que é, as características fenotípicas (morfologia, desenvolvimento, propriedades bioquímicas ou fisiológicas e comportamento) que ele expressa… Isso tudo de uma maneira divertida e colocando a mão na massa! Confira nossa chamada no face!

File:DNA Extraction.jpg
Extração de DNA de morango. Créditos: Joo Nath.

A linguagem da Genética: o caminho molecular da informação.

Conheça o caminho da ativação do gene até a formação de proteínas através de animações, jogos e modelos: Uma pequena animação apresenta os processos de transcrição e tradução introduzindo o tema ao visitante e às duas atividades: montagem de um cordão triplo com pedaços de canudos coloridos, simulando um trecho de DNA com 21 pares de nucleotídeos e seu correspondente RNA e um trecho de 7 aminoácidos específicos (com uso da tabela do Código Genético,  elaborado pelo Núcleo de Pesquisa em Ensino e Divulgação de Ciências (NEDIC) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRJ), Rio de Janeiro. Conheça outros jogos e materiais educativos do NEDIC aqui.

EUgene – Seu Nome no Genoma

Venha procurar seu nome no caça-palavras de gene. Um software desenvolvido para criar um caça-palavra com o nome de uma pessoa, em um background de sequencia de DNA (ou proteína) pré-estabelecido, com o intuito de simular o trabalho de Bioinformática & Genoma. Possui 3 níveis de dificuldades. Além do nome da pessoa, palavras como gene, genoma, proteína, e outras relacionadas ao tema são também embaralhadas, na forma “normal” ou escritas ao contrario, no fundo de DNA ou proteína – para brincar e conversar com o público sobre esses conceitos. O software foi desenvolvido pela equipe da Pós-graduação Stricto sensu em Biologia Computacional e Sistemas do Instituto Oswaldo Cruz, IOC, Fiocruz.

Hereditariedade das Plantas

Observação das partes masculinas e femininas de flores (palma de santa rita), vinculando o trabalho de Mendel (auto-cruzamento e fecundação cruzada) e ainda a co-evolução de planta-insetos. Confira chamada no face.

Flowers’ Genome Duplication Contributes to Their Spectacular Diversity
Créditos: James Clark, Universidade de Bristol

EVOLUÇÃO E BIODIVERSIDADE

A fantástica diversidade de artrópodes e suas estratégias de sobrevivência

Venha conhecer um pouco da diversidade dos Artrópodes, relacionada às estratégias para minimizar a predação, tais como o aposematismo e a camuflagem. Por meio do uso de animais da Coleção de Zoologia do IFRJ e do ECV, de ilustrações e de jogos interativos, você é desafiado a identificar as estratégias utilizadas pelas diferentes espécies de artrópodes, assim como testar a eficiência dessas estratégias. Vide chamada no face!

O Mundo Maravilhoso das Formigas

Atualmente, existem mais de 15.000 espécies diferentes de formigas ao redor do globo. A Biologia desses animais é incrível. Por sua complexidade, as formigas são objeto de estudo da Biologia, Química, Agricultura, Sociologia, além de atrair atenção das pessoas em geral. Este módulo apresentará atividades expositiva, interativas e jogos para mostrar a diversidade de formigas, seus relevantes aspectos da biologia e ecologia, além de interessantes curiosidades desses animais. Acompanhe e divulgue no face.

Mar: o berço da Vida

Venha conhecer algumas atividades do Projeto Biodiversidade Marinha do Brasil e participar de pesquisa sobre os serviços ecossistêmicos, a cultura oceânica e Ciência Cidadã. As atividades educativas incluem:

  • Aquário vivo: organismos marinhos bentônicos e árvore da vida.
  • Pescaria: organismos marinhos e os domínios marinhos onde vivem.
  • Observação ao microscópio: organismos marinhos macro e microscópicos e sua grande importância.

Vide chamada no face!

Bicos, Bocas, Cascos e Patas…

O que os bicos, as patas e carapaças podem nos dizer sobre os hábitos de aves e quelônios (tartarugas, cágados e jabutis? Venha observar e comparar diferentes e incríveis características de Quelônios e Aves. E ainda, construir e confeccionar modelos de bicos de aves, cascos de quelônios e de patas de aves. Divulgue nossa chamada no face!

Exposição MINI DARWIN

Exposição italiana organizada pelo SISSA MediaLAB, acompanha sete meninos e meninas e dois cientistas que, entre dezembro de 2006 e janeiro de 2007, seguiram as pegadas de Charles Darwin até as Ilhas de Galápagos. Vivenciando as observações e descobertad do grande cientista que há quase 200 anos realizou uma importante viagem científica ao redor do mundo. Adaptada pelo Museu da Vida, Fiocruz, a exposição apresenta painéis ilustrando as observações e descobertas de Darwin e das crianças que viajaram às Ilhas.

Venha conhecer também “Henriqueta”, uma réplica de tartaruga gigante da ilha, levada ainda jovem para a Austrália. E modelos de um pássaro da região, o Atobá e descobrir a incrível cor de seu bico e pernas. E ainda, um modelo de uma das Iguanas da ilha.

Seres Vivos. Paleontologia e Tempo

Qual a sua marca na história da Terra?

Venha construir uma Escala Geológica em tira de papel. Com papel, lápis e régua, você vai criar a sua própria escala geológica. Com a escala em mãos e com a manipulação de fósseis de diversas idades, você poderá observar as transformações ocorridas desde a origem do planeta até os dias atuais, permitindo uma reflexão sobre o papel de cada um na história da Terra.

Evolução Humana e Biodiversidade

Os hominídeos saíram da África!

Venha conhecer e discutir a dispersão das linhagens de hominídeos pelo planeta, sua colonização e conquista dos diferentes ambientes e seus principais feitos (domínio do fogo, confecção de utensílios etc.), utilizando um jogo de tabuleiro onde os participantes poderão, de uma maneira lúdica, compreender aspectos da evolução humana. Venha conhecer as principais sinapomorfias (características comuns de um grupo, como as mamas de mamíferos) e características dos primatas, como:

  • a posição do polegar opositor,
  • aspectos dos crânios e arcada dentária,
  • e postura ereta/ bipedia entre as diferentes famílias.

trabalhadas na forma de um jogo da memória. Haverá ainda atividade de mini quebra-cabeça em que os participantes deverão observar diferenças e semelhanças entre linhagens de primatas para “encaixar” imagens das linhagens faltantes. Veja chamada no face.

Impactos nos ossos sugeram que Lucy caiu de uma árvore há 3,5 milhões de anos atrás.

Bactérias super resistentes a medicamentos causadoras da Gonorreia: um caso sério de seleção natural

As bactérias reinam na história da vida na Terra. Podem ser divididas em dois grandes grupos sob o ponto de vista da saúde humana: as patogênicas e as da microbiota. Algumas patogênicas (causadoras de doenças) podem desenvolver resistência aos medicamentos e se tornar intratáveis. Venha discutir a problemática questão da resistência bacteriana, tendo como exemplo o caso da bactéria causadora da Gonorreia. Divulgue nossa chamada no face!

Bactéria da Gonorreia pode se tornar super resistente aos medicamentos. Fonte: FEBRASGO.