Capa: Educador em museu conversando em língua de sinais com crianças. Imagem criada por BING-IA Images. 2/1/2024.
O sinal do museu Espaço Ciência Viva foi idealizado por um grupo de alunos surdos, professores e interpretes do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) sob supervisão das Professoras Marisa da Costa Gomes (INES, Coordenadora do Programa de Extensão e Professora de Metodologia do Ensino de Ciências do Curso de Pedagogia) e Tania Chalhub de Oliveira (INES, Coordenadora Pedagógica do Curso de Pedagogia na modalidade online e coordenadora do Repositório Digital Huet).
O sinal Espaço Ciência Viva, localizado na cidade do Rio de Janeiro, é apresentado pela intérprete de LIBRAS Sheila Martins.
O sinal foi criado em 2021, para integrar o Glossário Coletivo: Sinais de Museus Brasileiros, organizado pelo Grupo Museus e Centros de Ciências Acessíveis.
Veja abaixo, um vídeo apresentando o sinal do museu Espaço Ciência Viva em LIBRAS.
O vídeo não possui som e apresenta a intérprete Sheila Martins sinalizando em Libras.
Sheila é negra, usa o cabelo preso e tem olhos castanhos. Veste blusa preta de mangas curtas.
O fundo é azul e acima à direita temos a logomarca do Espaço Ciência Viva composta dos sinais de interrogação e exclamação (curiosidade e descoberta) acima do nome Espaço Ciência Viva.
Sheila diz:
Olá, meu nome é Sheila.
Meu sinal é… com a mão em “joinha” e o polegar delineando o ombro oposto.
Eu escolhi um lugar da cidade do Rio, no estado do Rio de Janeiro.
O lugar é o Espaço Ciência Viva.
O sinal é feito em campo neutro, uma das mãos faz um semicírculo para cima e a outra, sobre ela, com as pontas dos dedos unidas, virada para cima, em movimento sobe e desce.
Tchau!
A criação do sinal
O sinal representa a letra C com um semicírculo posicionado na horizontal formado pela mão esquerda) indicando de forma simplificada a palavra CIÊNCIA.
O sinal “C” é combinado, então, com o sinal de “VIVA” formado com a mão direita com dedos fechados apontando para cima em movimento de sobe e desce, como se estivesse saindo do semicírculo horizontal.
A mensagem do sinal expressa nossa missão de criar um ambiente educativo onde a CIÊNCIA é VIVA!
O vídeo encerra com uma tela branca, apresentando a marca do MCCAC em transição animada.
Em seguida, abaixo de um QRcode, em preto, a frase;
“Conheça mais sobre o nosso grupo, com link para o canal Youtube do MCCAC: https://www.youtube.com/@grupomccac”.
Por fim, as marcas dos realizadores do Glossário Coletivo: Sinais de Museus Brasileiros: Grupo MCCAC, Fundação Cecierj, Secretaria de Ciência, Tecnologia e Informação, Governo do Estado do Rio de Janeiro. Apoio: Faperj.