Sistema Saturno em 101 Questões: Observar Saturno no céu

Capa: Lua encobrindo Saturno. APOD, NASA, 2019.

Sistema Saturno: dos Mitos à Missão Cassini-Huygens

Fonte original: este material foi traduzido e atualizado do Projeto NASA, escrito durante a ida da Cassini ao Sistema Saturno: Saturn Educator Guide. Embarque você também nessa incrível e surpreendente Missão Sistema Saturno!

51. Posso ver Saturno no céu à noite?

Sim! Saturno normalmente aparece como um ponto de luz amarelado não cintilante tão brilhante ou mais quanto as estrelas no Big Dipper (na Ursa Maior). Do hemisfério norte da Terra, Saturno aparece ao sul, movendo-se lentamente ao longo do mesmo arco no céu, assim como a Lua, o Sol e o resto dos planetas. (Os planetas estarão sempre próximos da eclíptica solar).

Há sempre épocas do ano em que Saturno não é visível no céu noturno. Isso porque a Terra está do outro lado do Sol em relação a Saturno, e assim Saturno estaria no céu durante o dia. Durante a fase de “cruzeiro” da missão Cassini (1997-2004), Saturno será melhor visível no céu durante o verão austral (hemisfério sul). Você pode usar revistas de astronomia e muitos sites da World Wide Web (Internet) para encontrar informações sobre a localização de Saturno no céu noturno, como também softwares a aplicativos como o Stellarium para simular o céu de sua cidade e descobrir a melhor época para observar Saturno durante a noite.

Na data de lançamento da Cassini, em 15 de outubro de 1997, Saturno, Vênus e Júpiter eram facilmente visíveis no céu noturno, mas quando a Cassini chegou a Saturno em 1 de julho de 2004, Saturno não estava visível no céu noturno. A caminho de Saturno, a Cassini faz dois sobrevoos em Vênus, um na Terra e um em Júpiter. (Estes sobrevoos forneceram um “empurrão” gravitacional que ajudou a espaçonave a chegar a Saturno em julho de 2004.) Vênus era fácil de ver no céu noturno durante os sobrevoos da Cassini, e Júpiter também estava visível no céu quando a Cassini passou por ele em dezembro de 2000. Depois do Sol e da Lua, esses dois planetas são os próximos objetos mais brilhantes do céu.

52. Posso ver os anéis de Saturno da Terra?

Você não pode ver os anéis a olho nu, mas os anéis são facilmente visíveis se você olhar através de um telescópio com uma ampliação igual ou superior a 30 vezes.

Esses telescópios normalmente usam um espelho (refletores) ou lentes (refratores) de vários centímetros de diâmetro para concentrar uma maior quantidade de luz de Saturno. Você pode comprar um telescópio de qualidade por várias centenas ou até milhares de reais (dependendo da qualidade desejada e recursos disponíveis, vide casadoastronomo, o reidostelescopios, o astroshop e outras empresas especializadas em telescópios para consultar e avaliar preços), ou construir o seu próprio a partir de kits disponíveis através de catálogos. Mas muito cuidado com telescópios baratos! Eles podem ser uma grande decepção. Um telescópio maior e uma ocular mais poderosa permitiriam ver mais detalhes, como algumas das luas maiores (que aparecem como pequenos pontos de luz perto de Saturno), a Divisão Cassini entre os anéis A e B, e bandas na atmosfera de Saturno. Uma sugestão: compre apenas telescópios com no mínimo 80mm (8cm) de diâmetro. O Observatório Lupus dá boas dicas para iniciantes.

Há momentos em que Saturno é observável, mas a orientação da inclinação de Saturno é tal que seus anéis parecem desaparecer. Quando Saturno está em um lugar em sua órbita ao redor do Sol onde a inclinação tem o pólo norte inclinado em direção ao Sol, os anéis são iluminados no lado norte.

Quando Saturno está em um lugar em sua órbita onde a inclinação tem o pólo sul inclinado em direção ao Sol, os anéis são iluminados no lado sul. No início do verão e inverno de Saturno (ou seja, nos solstícios), quando os pólos são mais inclinados em direção ao Sol, os anéis são mais abertos, vistos da Terra. Os anéis se fecham em relação ao Sol no início da primavera e do outono de Saturno (ou seja, os equinócios). Nestes momentos, os pólos estão inclinados nem na direção, nem em oposição ao Sol, e os anéis aparecem exatamente apenas com a beira de suas bordas, tornando-se quase invisíveis para os observadores da Terra por um curto período de tempo. Este evento é chamado de travessia do plano dos aneis, e é um bom momento para olhar para as luas de Saturno e medir a espessura dos anéis.

Em um dos exemplos naturais mais dramáticos da expressão “Agora, Você Vê, Agora, Você Não Vê”, o Telescópio Espacial Hubble capturou essas imagens de Saturno em maio de 1995 quando o sistema passou por uma travessia do plano dos aneis. https://www.spacetelescope.org/images/opo9525a/

Na travessia do plano dos aneis ocorrida em 1995- 96, o Telescópio Espacial Hubble, em órbita da Terra, bem como telescópios de todo o mundo, aproveitaram esses poucos dias para observar Saturno a partir desta rara perspectiva. As travessias do plano dos aneis de Saturno ocorrem a cada 15 anos, mas as próximas duas travessias do plano dos aneis serão difíceis de observar da Terra, porque Saturno estará no céu principalmente durante o dia. Os observadores terrestres não terão outra boa visão da travessia do plano dos aneis de Saturno até 2038-39.

53. O que faço se quiser ver os anéis de Saturno, mas não tenho um telescópio poderoso o suficiente?

  • Tente encontrar alguém que tenha um. Em muitas comunidades há Clubes De Astrônomos Amadores, a maioria dos quais possuem seus próprios telescópios. Esses clubes geralmente realizam festas e encontros estelares em que qualquer um é convidado a sair e observar através dos telescópios. No Rio de Janeiro, o Grupo NGC+51 Astronomia se reúne regularmente às quartas-feiras à noite para fazer observações e estudos. Venha participar!
  • Algumas universidades ou comunidades têm observatórios maiores que realizam casas abertas periódicas para o público. Além disso, astrônomos amadores e profissionais em sua área podem estar dispostos a realizar festas estelares em conjunto com casas abertas da escola. No Rio de Janeiro, o Observatório do Valongo (UFRJ) oferece cursos e observações regulares para educadores e interessados.
  • Museus de ciência e planetários podem ser um lugar para começar a obter informações sobre como rastrear uma oportunidade de ver Saturno através de um telescópio. No Rio de Janeiro, temos o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) e o Museu do Universo, como exemplos de espaços para se encantar pela Astronomia.
  • Além disso, você pode olhar nas seções do calendário de revistas como Astronomy ou Sky & Telescope para festas de estrelas regionais perto de você. As mesmas duas revistas podem ser úteis para encontrar telescópios de boa qualidade e de segunda mão a preços de pechincha. No Brasil, temos a revista Planetária da Associação Brasileira de Planetários. A ABP é uma excelente fonte de informações sobre os planetários do Brasil e possui uma lista dos planetários de cada estado brasileiro.

E ficar atento (adicione em sua agenda do Universo) às datas comemorativas internacionais,, mundiais ou nacionais. Os Estados Unidos e alguns países comemoram os Dias Nacionais da Astronomia, realizado todos os anos em abril ou maio, é um bom momento para estar em busca de oportunidades. O Dia Mundial da Astronomia (não oficializado pela ONU) também é comemorado em alguns países no dia . Em 2020, será comemorado em 2 de maio. No Brasil, temos duas datas oficiais relacionadas à Astronomia:

  • Dia do Astrônomo, no dia 2 de dezembro. Essa data foi escolhida em homenagem à data de nascimento de Dom Pedro II, que era um apaixonado por Astronomia, sendo considerado astrônomo amador e patrono da Astronomia no Brasil.
  • Dia do Astronauta é celebrado no dia 9 de janeiro, em homenagem à Missão Centenário, realizada pela Agência Espacial Brasileira (EAB) em 2006. A missão foi responsável pela viagem do primeiro astronauta brasileiro (Marcos Pontes) até a Estação Espacial Internacional.

Isto torna o verão austral uma ótima oportunidade para observar e se encantar com o Universo.

54. Se eu estivesse em Saturno ou Titã, eu poderia ver a Terra e sua Lua? Eu precisaria de um telescópio?

O astrônomo Christiaan Huygens viu a lua de Saturno Titã da Terra com um telescópio do século XVII, usando lentes de alguns centímetros de diâmetro.

A Lua da Terra é do tamanho de Titã, e a Terra é duas vezes maior que Titã, então à primeira vista parece que você certamente poderia detectar a Terra e sua Lua a partir de Saturno com um telescópio de poder modesto. No entanto, se você tentasse olhar para a Terra de Saturno, você estaria olhando quase diretamente para o Sol. Mesmo que a Terra e a Lua fossem grandes o suficiente para ver em um céu noturno escuro, eles seriam muito difíceis de detectar no brilho do Sol. Isto poderia exigir o uso de filtros e telescópios mais profissionais para observar sem a interferência da luz solar.

55. Se eu estivesse em Titã, como seria Saturno?

Para ver Saturno, você precisaria estar do lado de Titã que sempre está de frente para Saturno.

Mas mesmo se você estivesse fazendo isso, a atmosfera espessa e nebulosa de Titã impediria você de ver Saturno. Se de alguma forma você pudesse ver através das nuvens, os anéis de Saturno se estenderiam por cerca de 15° do céu. Se você estender o braço completamente e espalhar os dedos em direção ao céu, o ângulo entre o dedinho e o polegar também é de cerca de 15°. Saturno e seus anéis apareceriam quase 30 vezes mais largos no céu do que a Lua da Terra!

Stellarium: simulação do céu de Titã (sem a densa atmosfera). Em julho de 2020. Saturno e outras luas interiores estariam próximas do horizonte “leste”. Desafio: Por que os anéis não estão lindamente visíveis?

Deixe um comentário