Viral: Construa o vírus da Zika

Capa: Modelo de Vírus da Zika, com sítios de glicosilação em turquesa. Fonte: PDB.

O vírus da Zika infecta pessoas em todo o mundo. Para a maioria, o vírus causa uma doença leve que é rapidamente combatida pelo sistema imunológico.

Entretanto, uma conexão entre a infecção por Zika em mulheres grávidas e problemas congênitos ressaltou a necessidade de encontrar maneiras de combater a doença. 

A Zika é transmitida por mosquitos, portanto, nossa principal defesa é remover os criadouros e tomar medidas para evitar ser picado.

Modelo de Vírus da Zika, com sítios de glicosilação em turquesa.

Esta imagem do vírus Zika foi criada usando a estrutura 3D do Banco da Dados de Proteínas (5ire PDB) , determinada por microscopia crioeletrônica. 

Ela mostra que o vírus Zika é muito semelhante a outros Flavivírus, como o vírus da Dengue e o vírus do Nilo Ocidental. A estrutura inclui as glicoproteínas do envelope do vírus Zika, que são encontradas na superfície do vírus e estão envolvidas na ligação do vírus às células. No interior, o vírus também possui uma camada de membrana e o genoma do RNA viral associado às proteínas do capsídeo.

Essa estrutura de nível atômico ajudará os pesquisadores a entender melhor como o vírus entra nas células humanas após a transmissão sexual ou pela picada por mosquitos. A estrutura também prepara o terreno para estudar onde os anticorpos neutralizantes se ligam à superfície viral, o que, por sua vez, guiará a descoberta e o desenvolvimento de uma vacina.

Os pesquisadores estão estudando a ligação de anticorpos humanos ao vírus Zika com o objetivo de desenvolver uma vacina para combater a infecção pelo Zika. Essa estrutura (baseada na entrada PDB 5h37 ), também determinada por microscopia crioeletrônica, inclui as proteínas que revestem a superfície do vírus, mostradas em amarelo, laranja e vermelho, e muitas cópias da porção de ligação ao vírus de um anticorpo Fab , mostrado em azul.

Um anticorpo inteiro é mostrado esquematicamente (canto superior direito). Este anticorpo foi originalmente identificado porque neutraliza o vírus da dengue. Os pesquisadores descobriram posteriormente que também é eficaz contra o vírus Zika.
Construa dois modelos do Vírus da Zika

Para construir os 2 modelos em papel do vírus Zika, baixe e imprima os PDFs de modelo. 

Recorte a estrutura ao longo das linhas tracejadas e dobre ao longo das linhas sólidas. Em seguida, cole ou cole as abas no lugar para formar o icosaedro viral.

Modelo de Vírus da Zika

Modelo de Vírus da Zika com anticorpos

Poster do Vírus da Zika

O vírus Zika é mostrado em corte transversal no centro à esquerda. Do lado de fora, inclui um envelope de proteína (vermelho) e uma membrana de proteína (magenta) embutida em uma membrana lipídica (roxo claro). 
No interior, o genoma do RNA (amarelo) está associado às proteínas do capsídeo (laranja). Os vírus são mostrados interagindo com receptores na superfície da célula (verde) e são cercados por moléculas de plasma sanguíneo no topo.

No concurso de Visualização Vizzies 2017 , a pintura de David Goodsell foi reconhecida pela National Science Foundation (NSF) e pela revista Popular Science como uma das melhores imagens científicas do ano e selecionada como a “Escolha do Povo” na categoria de ilustração.

Criada para o recurso Molecule of the Month sobre Zika Virus , a imagem também apareceu na capa de Wing Beats e Cell Host & Microbe , e inspirou outros materiais PDB-101 disponíveis para download, incluindo os modelos de papel do vírus Zika e um livro para colorir em pdf. Baixe o livro aqui.

E a imagem do vírus Zika para colorir aqui.

Para saber mais

Visite as páginas:

Deixe um comentário