Vamos deixar o AEDES em seu Canto!

Canto do aedes

Registro de atividades do ECV com apoio do Projeto FAPERJ – “Arboviroses” 2015-2019

Do  Cantinho da Dengue ao Canto do Aedes!
Trabalhando com Insetos no ECV

O verão está aí e é hora de voltar a falar deste tema, frequente e necessário! 

Em especial para quem mora na cidade, onde estamos nós, um montão de corpos, disponíveis para sermos alvos de picadas destes mosquitos.  Apesar deles terem o simples intuito de se alimentar de nosso sangue, também podem trazer velhos e novos problemas – caso carreguem vírus circulante consigo.

Daí que é preciso conhecer quem são, como vivem e como podemos atuar na prevenção de sua proliferação, tanto no que diz respeito a atitudes individuais e comunitárias; quanto a ações de saúde e políticas públicas.

O Espaço Ciência Viva tem uma história consistente e bonita em projetos e ações educativas nesta empreitada, que é sempre bom lembrar!

Esta foi e segue sendo construída por muitos – mãos, mentes e coração – contribuindo com  oficinas e atividades em nosso Espaço, deixando e levando marcas importantes para os caminhos da divulgação científica.

BOLSISTAS, MEDIADORES E VOLUNTÁRIOS
MÃOS, MENTES E CORAÇÕES JUNTOS NO ECV

A história mais recente se relaciona com as atividades e oficinas que a Frente Temática “Mundo dos Insetos e cia”, coordenado pela Profa Tânia Goldbach, com a participação de inúmeros mediadores e bolsistas, que são fundamentais para a elaboração e efetivação das iniciativas.

[wonderplugin_slider id=44]

Entre eles, mais ativamente, destacam-se:  Renanda Paiva, Thais Junger, Karen Diocesano (2016), Tainá Zuim, Aryel Ferraz, Cristhian Gomes (2017), Rubem Figueira, Gabriele Costa Sthel, (2018)  Larissa Farias Gomes, Thalita Paixão,  Sara Maia Cardoso e Vitória Siqueira Paschoal (2019-2020).  E as bolsistas iniciais do Projeto FAPERJ: Marta Loureiro e Beatriz Campos Lemos (2016), Gabriela Allil e Isabel Gomes (2017-2018), junto das colaboradoras permanentes: Ana Carolina Gandara, Clara Luíza Rulff da Costa.

Em breve, estaremos inseridos no site uma série de atividades e oficinas da Frente “Mundo dos Insetos e cia” para consulta e download. Conheça alguns títulos de nosso acervo clicando aqui.

O objetivo é socializar os roteiros das atividades com educadores e professores, trocando e dinamizando formas de trabalhar com esta temática, tão instigante e necessária.

Desde 2015 este CANTO cresceu e muito, com o apoio da FAPERJ!

As atividades desta Frente, que ganhou um grande impulso com o fomento provindo do Projeto FAPERJ   (Programa Pesquisa em Zika, Chikungunya e Dengue no Estado do Rio de Janeiro – nº 18/2015), junto a Rede 2 – Mosquitos e Arboviroses emergente (…), tiveram seus ápices em praticamente todos os Sábados da Ciência de 2016 a 2018, com elaboração, criação e manutenção de Oficinas interativas, sendo que algumas delas foram utilizadas nos atendimentos regulares às escolas visitantes, durante a semana.

Abaixo temos alguns registros de Sábados da Ciência de 2016 e 2017

[wonderplugin_slider id=40]

Vale reparar que, nos variados Sábados da Ciência deste período, tivemos o intuito constante de conhecer, integrar e estimular a participação de pesquisadores da REDE 2.   Sabemos da importância de trabalhar com o público com o que a ciência está produzindo, com suas evidências e incertezas! 

E neste mês de dezembro (2020) foi realizada a última Conversa com Pesquisadores do ano, marcando a finalização do Projeto FAPERJ. Com o título “Mosquitos, vírus novos e velhos: O que vem por aí?”, contamos com a presença do Prof  Ricardo Lourenço, pesquisador titular da Fundação Oswaldo Cruz e coordenador geral da REDE 2 e do Dr  Alessandro Pecego, consultor  técnico do Ministério da Saúde e na linha de frente de estudo e prevenção da febre amarela, um problema potencial que se acena em nossos dias.   Vale acessar e escutar a live.  CLIQUE AQUI.

PESQUISADORES COLABORADORES DA REDE

Prof Pedro Lagerblad Oliveira (Lab. Bioquímica de Artrópodos Hematófogos  –  Instituto Bioquimica Médica – UFRJ) e Equipe  (Clara Luíza Rulff da Costa, Octávio Augusto Talyuli da Cunha, Marlon Ramirez, Leonam, Laion Okuda e equipe Prof Pedro é colaborador permanente do ECV e estimula no grupo do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia – Entomologia Molecular (INCT-EM), que coordena a participação em atividades de divulgação científica, divulgando os mais variados aspectos sobre insetos e invertebrados hematófagos.

Veja destaque no site “Comendo fora da Caixa”: insetos e pancs na alimentação (ufrj.br) e Comemoração ao Dia Mundial do Mosquito busca conscientização (ufrj.br)

Dra Denise Valle –  (Instituto Oswaldo Cruz – FIOCRUZ) – Denise é colaboradora regular do ECV, cedendo continuamente material da Campanha de Prevenção do mosquito Aedes, sob sua coordenação, em vários níveis. O folheto “10 minutos contra o Aedes” (faça download aqui) é parte fundamental do trabalho de prevenção que realizamos nas Oficinas do ECV. Além disso, Denise, em colaboração com equipe da FIOCRUZ coordenou desenvolvimento do material educativo “O Aedes e a cidade”, voltado para gestores e interessados, para o qual participamos em sua avaliação.

Vale muito a pena clicar, olhar, jogar… e divulgar! Clique aqui

Ver materiais adicionais em www.ioc.fiocruz.br/aedes

Profa Rafaela Bruno e equipe (Laboratório  de Biologia Molecular de Insetos (IOC/FIOCRUZ) e equipe: Rayane Teles de Freitas, Karine Pedreira P M Eduarda Barreto Resck, Jorge Otávio Teles Costa Barbosa, Liliane Barboza Silva, Pâmela Chrystina Pinto Barbosa Jéssica Rodrigues Assunção Bezerra   Rafaela é entusiasta em divulgar o trabalho que realiza, com sua equipe, e está sempre presente em eventos de extensão como o Dia D – FIOCRUZ, Pint of Science e foi a 1ª entrevistada projeto O Cientista no Carona, na produção A Ciência Explica. Clique aqui

Dr. Ademir Martins e Dr. José Bento Pereira Lima e equipe – são colaboradores em Sábado da Ciência. Pesquisadores do Laboratório de Fisiologia e Controle de Artrópodes Vetores  – IOC/FIOCRUZ – IBEx

Prof  David Majerowic (Faculdade de Farmácia UFRJ) – David é colaborador permanente do ECV, em oficinas e ajudas de âmbito geral, e é entusiasta por Divulgação Científica.

Criou e é coordenador/gestor do blog A Porta de Marfim – Ciência para todos – repleto de artigos envolvendo a temática Insetos e cia, como em Por que os mosquitos picam as pessoas? (aportademarfim.blogspot.com)

Prof Rafael Mesquita é colaborador em Sábados da Ciência, professor vinculado ao Departamento de Bioquímica do Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Bioquímica, com ênfase em Bioinformática

ESPAÇO CIÊNCIA VIVA TEM HISTÓRIAS COM OS INSETOS

O Espaço Ciência Viva tem uma história consistente e bonita em projetos e ações educativas nesta empreitada, que é sempre bom lembrar!

A figura apresenta D. Lourdes Silveira Barreto e um de seus livro “Pontinho perigosos” utilizado recorrentemente em Oficinas no ECV.    D. Lourdes atuou durante bons anos no Espaço Ciência Viva, contribuindo diretamente no Canto da Dengue, no Jardim Didático (que leva o seu nome, como forma de homenagem) e em oficinas da frente “Faça você mesmo”. 

Conheça mais sobre D. Lourdes e sua atuação no ECV

Clique aqui para fazer download do livro Pontinho Perigoso e divirta-se com D. Lourdes!

O vídeo abaixo é de autoria do nosso colaborador e fótografo Roberto Eisenberg, hoje professor da Escola de Educação Física UFRJ. Idealizou e dinamizou Oficinas usando celulares e microfotografias de insetos e cia com animação e presteza!

Colaborou com fotos nos painéis do galpão e em oficinas usando celulares para  Macro fotografia de Insetos. É autor do DVD “Os insetos e o Homem” – Imago , muito utilizado em Cursos de Formação de Mediadores .

Clique aqui para baixar o DVD.

Deixe um comentário