Capa: Globo terrestre paralelo no Parque Astronômico La Punta.
Série AST: Astronomia sem Telescópio. Modelos.
Adaptado de Horacio Tignanelli, El Solar de las Miradas, no Parque Astronómico La Punta. PALP.
Se trata de uma esfera que representa a Terra, com a mesma orientação que nosso planeta está no espaço.
Existem dois tipos de globos astronômicos:
- os que representam à Terra.
- e os que representam a Esfera Celeste.
Este tipo de globo fez parte do instrumental de trabalho habitual dos antigos astrônomos e geógrafos, que lhe davam diversas aplicações.
A orientação desta representação da esfera terrestre em um lugar determinado da Terra, se obtém prolongando uma linha que emerge do polo elevado no lugar, projetando-o no céu; isto permite identificar a direção do polo sul celeste no céu do local.
Sobre o Globo Terrestre Paralelo se pode observar como o Sol produz os mesmos fenômenos que origina sobre a Terra real e ao mesmo tempo.
Concordamos com Nicoletta Lanciano quando afirma que se trata de um
modelo útil para raciocinar sobre nossa posição em nosso planeta.
Nicoletta Lanciano é educadora italiana em astronomia e autora de livros sobre jardins astronômicos e atividades educativas em astronomia.
COMO É CONSTRUÍDO?
Qual a diferença do Globo Terrestre Paralelo aos globos terrestres convencionais normalmente encontrados, por exemplo, na escola?
Geometricamente, um globo terrestre comum é um modelo similar à Terra. O Globo Terrestre Paralelo mostra, além disso outras características:
- Seu eixo é paralelo ao eixo do mundo. No El Solar de las Miradas, esse eixo está dirigido exatamente ao polo sul celeste.
- Todo plano tangente em um ponto qualquer do Globo Terrestre Paralelo é paralelo ao plano do horizonte local correspondente sobre a Terra.
- No local onde está montado este artefato, o horizonte do observador fica paralelo ao plano tangente do Globo Terrestre Paralelo em seu ponto mais alto, de modo que todo o globo fica abaixo do mesmo, tal como qualquer pessoa possui todo o mundo abaixo de seus pés. O modelo montado no El Solar de las Miradas possui como ponto mais alto a localidade de La Punta (San Luis, Argentina).
NO EL SOLAR DE LAS MIRADAS
O Globo Terrestre Paralelo montado no El Solar de las Miradas se trata de uma esfera de 120 cm de diâmetro, construída em cimento armado.
O aspecto dos continentes se obtém com um leve sobrerelevo e com pintura.
O instrumento foi inserido em uma base horizontal deixando visível somente o hemisfério que possui à localidade de La Punta (San Luis, Argentina) como ponto mais alto. Todos os materiais foram tratados especialmente para suportar a intempérie.
Uma criança posicionada sobre o Globo Terrestre Paralelo experimenta como o planeta fica abaixo de seus pés. A foto, tomada na inauguração do El Solar de las Miradas.