Astronomia Sem Telescópio: Postes de Direções

Postes de Direções. Parque Astronômico La Punta.

Série AST: Astronomia sem Telescópio. Instrumentos.

Adaptado de Horacio Tignanelli, El Solar de las Miradas, no Parque Astronómico La Punta. PALP.

Este dispositivo simples é um dos tantos inventados pela educadora italiana Niccoletta Lanciano, de Roma. em particular, como instrumento didático. Ela os desenvolveu durante um curso de atualização docente realizado em Guarneri (Sicília, Itália) em 1997, como complemento de seu trabalho com o globo terrestre paralelo.

Sobre um poste vertical se estabelece primeiro a posição do local onde será montado. Por exemplo, para a latitude onde se localiza o El Solar de las Miradas, se escolhe um ponto do poste aproximadamente igual a altura média de um adulto. Os locais com latitudes mais ao sul estarão posicionados mais altos sobre o poste; e analogamente, os locais mais ao norte, em pontos mais baixos.

A direção das localidades escolhidas se materializa por meio de uma flecha.

A inclinação das flechas em relação ao poste vertical, é sempre para baixo, com um ângulo em relação ao horizonte cada vez maior a medida que aumenta a latitude em relação ao lugar donde está montado o poste. Como caso extremo, a direção de um ponto nas antípodas do El Solar de las Miradas se materializa com uma flecha colocada para baixo ao longo do comprimento do poste vertical.

Por último, a direção da flecha, ou seja, do local escolhido, se mede em forma angular em relação à direção meridiana.

NO EL SOLAR DE LAS MIRADAS

No El Solar de las Miradas, incluímos os seguintes postes, que marcam:

  • Direções de algumas localidades da Província de San Luis: Arizona, Villa Mercedes, San Luis (capital), San Jerónimo, A Toma, Villa da Quebrada, Carolina, Villa General Roca, San Francisco do Monte de Oro, Merlo e Candelaria.
  • Direções das seguintes cidades de Argentina: A Quiaca (Jujuy), Ushuaia (Terra do Fuego), Puerto Madryn (Chubut), Mar do Plata (Buenos Aires), Santa Fe (Santa Fe), Viedma (Río Negro), Formosa (Formosa) e a Ciudad Autónoma de Buenos Aires (Capital Federal) e a Base Comodoro Marambio, na zona antártica.
  • Direções das seguintes capitais latinoamericanas: Brasília (Brasil), Montevideo (Uruguai), Santiago (Chile), Caracas (Venezuela), México (México), Assunção (Paraguai), La Paz (Bolívia), Lima (Peru), Quito (Equador) e Bogotá (Colômbia).
  • Direções de algumas cidades do mundo: Madrid (Espanha), Roma (Itália), Paris (França), Beinjing (China), Tóquio (Japão), Sidnei (Austrália), Cairo (Egito), Johannesburgo (África do Sul), Nova Iorque (Estados Unidos) e Greenwich (Inglaterra).
  • Direções de alguns observatórios astronômicos de nosso país: Estação de Río Grande (Terra do Fuego), Observatório Astronômico da Plata (Buenos Aires), Observatório Nacional de Córdoba (Córdoba), Observatório Municipal de Rosario (Santa Fe), Observatório de Mercedes (Buenos Aires), Observatório Naval Buenos Aires (Ciudad Autónoma de Buenos Aires), Estação Astrofísica Bosque Alegre (Córdoba), Estação de Altura “Ulrico Cesco” (San Juan), Observatório Astronômico “Félix Aguilar” (San Juan), Instituto Argentino de raioAstronomia (Buenos Aires), Complejo Astronômico o Leoncito (San Juan).
  • A estes postes, foram acrescidos mais quatro, que denominamos Postes Cardeais, que indicam as direções dos pontos cardeais.

Foram construídos com madeira semidura (angico). Todos os postes possuem 250 cm de altura e suas placas indicadoras são de 20 cm de altura, 1,9 cm de espessura e 50 cm de comprimento. Todos os materiais foram tratados especialmente para suportar a intempérie.

Deixe um comentário