Celebrando a Ciência: Abril, 2022

Capa: Terra em sua fase minguante, vista do espaço. O satélite Meteosat-9 da EUMETSAT capturou esta visão da Terra da órbita geossíncrona e mostra como a luz do sol incidiu sobre a Terra em 21 dez. 2010. Crédito NASA.

Bons Motivos a Comemorar, Boas Causas a se Engajar!

Conheça algumas datas comemoradas nacional, mundial e internacionalmente pela Ciência e Saúde no mês de abril.

Mensis Aprillis: Dias de Festejar

Contendo 30 dias, abril é o quarto mês do ano solar no Calendário Gregoriano. O seu nome deriva do latim Mensis Aprilis, que derivava de aperio, aperire, apertus, um verbo que significa “abrir“. O festival romano de abril, Fasti Praenestini oferece a explicação de que “frutas e flores e animais e mares e terras se abrem” numa referência à germinação das culturas em plena estação da primavera na Europa.

O mês de aprillis iniciava com o dia Kalendae Aprilis que comemorava o Festival da Veneralia para Afrodite (Vênus) e também a homenagem Fortuna Virilis, para a deusa da Fortuna. Isto cria uma relação também de abril com a deusa Aphodite (Vênus).

Atualmente, temos várias datas comemoradas pela Ciência e pela Saúde. Destacamos algumas, mas todas são importantes motivos para comemorar e defender a Ciência e lutar pela Saúde de Todos!

Dia Mundial da Saúde é uma delas. Criada em 7 de abril de 1948 pela Organização Mundial da Saúde, a data ressalta em cada ano diferentes temáticas sobre a saúde global.

Dia Mundial da Saúde 2022: Nosso Planeta, Nossa Saúde

Quase na metade do mês, temos o Dia Mundial da Doença de Chagas. Com o objetivo de alertar e aumentar a conscientização sobre essa doença que atinge muitos países, mas é negligenciada, 14 de abril foi a data instituída na Assembleia Mundial da Saúde para designar o Dia Mundial da Doença de Chagas. A escolha refere-se ao fato de que nessa mesma data, em 1909, a primeira paciente foi diagnosticada com a doença pelo médico e pesquisador brasileiro Dr. Carlos Ribeiro Justiniano Chagas.

Veja o filme Triatomíneos, um elo de uma enfermidade, disponibilizado no Portal da Doença de Chagas.

E quase finalizando o mês, temos duas datas especiais. No dia 22 de abril celebramos nossa casa, o Dia Internacional da Mãe Terra (Dia da Terra) estabelecido em 2009 pela Assembleia Geral das Nações Unidas, para conscientização das questões ambientais como o cuidado e responsabilidade com o meio ambiente.


Em 2020, comemoramos 50 anos do Dia da Terra, mas ainda precisamos ampliar o cuidado e a defesa da vida no planeta todos os dias! O tema do Dia da Terra 2022 é “Invista em Nosso Planeta”.

E no dia 25 de abril comemora-se o Dia Mundial da Malária.
Em 2021, o tema do Dia Mundial da Malária unificou e desenvolveu o movimento ‘ Zero Malária Começa Comigo ‘ e a campanha focada na juventude ‘ Desenhe o Limite Contra a Malária ‘.

O tema de 2022, “Aproveitar a inovação para reduzir o fardo da malária e salvar vidas”, irá explorar o conceito de inovação para melhorar as condições de vida e salvar vidas”.

Em outubro de 2021, a OMS recomendou o amplo uso da vacina contra a malária RTS,S para crianças pequenas que vivem em áreas com transmissão moderada e alta da malária. A recomendação foi fundamentada pelos resultados de um programa piloto coordenado pela OMS em andamento em Gana, Quênia e Malawi, que alcançou mais de 900.000 crianças desde 2019.

As evidências e a experiência do programa mostraram que a vacina é segura, viável de administrar e reduz malária grave mortal. RTS,S é um exemplo de inovação no trabalho e um avanço científico – é a primeira vacina recomendada para uso contra uma doença parasitária humana de qualquer tipo.

Agenda Ciência e Saúde em Abril

2 de abril. Dia Mundial da Conscientização do Autismo.

4 de abril. Dia Internacional de Conscientização sobre Minas e Assistência na Ação contra Minas.

5 de abril. Dia Internacional da Consciência.

6 de abril. Dia Internacional do Esporte para o Desenvolvimento e a Paz.

7 de abril. Dia Mundial da Saúde.

12 de abril. Dia Internacional do Voo Espacial Humano.

14 de abril. Dia Mundial da Doença de Chagas.

20 de abril. Dia da Língua Chinesa das Nações Unidas.

21 de abril.
Dia Mundial da Criatividade e Inovação.


22 de abril.
Dia Internacional da Mãe Terra.
Dia Internacional das Meninas no ICT (Tecnologias de Informação e Comunicação).

23 de abril.
Dia Mundial do Livro e dos Direitos Autorais.
Dia da Língua Inglesa das Nações Unidas.
Dia da Língua Espanhola das Nações Unidas.

25 de abril.
Dia Mundial da Malária.
Dia Internacional dos Delegados das Nações Unidas.


26 de abril.
Dia Internacional da Memória do Desastre de Chernobyl.
Dia Mundial da Propriedade Intelectual.


28 de abril.
Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho.

Até o próximo Celebrando Ciência: Maio!

Deixe um comentário