Celebrando a Ciência: Setembro 2022

Capa: Sol (em escala ampliada) na Constelação de Virgem em 22 de setembro. Planetário Stellarium.

BONS MOTIVOS A COMEMORAR, BOAS CAUSAS A SE ENGAJAR!

Conheça algumas datas comemoradas nacional, mundial e internacionalmente pela Ciência, Tecnologia e Saúde no mês de setembro.

CELEBRANDO A CIÊNCIA: SETEMBRO

Setembro: Sétimo Mês Romano

Setembro deve o seu nome à palavra latina Septem (sete), dado que era o sétimo mês (Mensis September) do Calendário Romano Antigo, estabelecido por Rômulo em 753 a.C., que começava em Março.

Na Grécia Antiga, setembro chamava-se Boedromion, correspondendo ao terceiro mês do verão grego.

O principal evento astronômico do mês ocorre no dia 22, quando o Sol cruza o Equador Celeste (linha azul) rumo ao hemisfério sul celeste; é o Equinócio de Primavera no Hemisfério Sul.

O Sol inicia setembro bem entre as pernas de Leão, no hemisfério celeste Norte.

O Sol está ao norte da Linha do Equador Celeste (linha azul) e bem próximo da fronteira com a Constelação Sextante – uma homenagem aos instrumentos astronômicos náuticos.

O Sol atravessa o Equador Celeste no dia 22 de setembro, próximo aos cabelos de Virgem, com Vênus no hemisfério Norte e Mercúrio no hemisfério Sul celeste.

E vai encerrar o mês bem no antebraço de Virgem, Vênus estará bem próximo do ombro esquerdo de Vênus e Mercúrio estará mais afastado no hemisfério norte celeste.

Onde será que o Sol vai estar em novembro 2022?

Agenda Ciência e Saúde em Setembro

A época de Imperadores passou, confira abaixo as comemorações em ciência e saúde atuais de setembro.

  • 3 de setembro.

Dia Nacional do Biólogo.
A profissão de Biólogo em 2022, completará 43 anos de regulamentação no Brasil. 

  • 5 de agosto.

Dia Nacional do Oficial da Farmácia.
Data da primeira convenção dos oficiais de farmácia, em setembro de 1953.
O oficial de farmácia muitas vezes, ocupa a função de responsável técnico de drogarias. Nesse caso, é preciso distinguir o trabalho nas drogarias e a atividade realizadas nas farmácias. A primeira apenas comercializa medicamentos e produtos farmacêuticos, já a segunda pode realizar a manipulação de fórmulas. Neste caso, o oficial de farmácia atua como um auxiliar do farmacêutico.

Dia Nacional da Amazônia.
A data homenageia a criação da Província do Amazonas por D. Pedro II em 1850. A Amazônia é um dos patrimônios naturais mais valiosos de toda a humanidade e a maior reserva natural do planeta. Com sete milhões de quilômetros quadrados, sendo cinco milhões e meio de florestas, o bioma é fundamental para o equilíbrio ambiental e climático do planeta e a conservação dos recursos hídricos.

  • 7 de setembro.

Dia Internacional do Ar Limpo para o Céu Azul (A / RES / 74/212).
O tema de 2022 para o Dia Internacional do Ar Limpo para o Céu Azul é “O ar que compartilhamos“, concentra-se na natureza transfronteiriça da poluição do ar e sublinha a necessidade de responsabilidade e ação coletiva. Também destaca a necessidade de cooperação internacional e regional imediata e estratégica para a implementação mais eficaz de políticas e medidas de mitigação para lidar com a poluição do ar. Todos respiramos o mesmo ar, temos uma atmosfera comum que nos protege e sustenta a todos. A poluição é um problema global contra o qual devemos agir juntos. #TheAireWeShare.

  • 8 de setembro.

Dia Internacional da Alfabetização (UNESCO 14 C / Resolução 1.441).

  • 9 de setembro. 

Dia Nacional do Médico Veterinário.
No dia 9 de setembro de 1933, através do Decreto nº 23.133, foi criada a normatização para a atuação do Médico Veterinário no Brasil e para o ensino dessa profissão. Em reconhecimento, o Dia do Veterinário passou a ser comemorado nessa data.

Dia Internacional para Proteger a Educação de Ataques.
A educação está sob ataque.
Em todo o mundo, os ataques a crianças continuam inabaláveis, já que as partes em conflito desrespeitam uma das regras mais básicas da guerra: a proteção das crianças. A natureza prolongada dos conflitos de hoje está afetando o futuro de gerações inteiras de crianças. Sem acesso à educação, uma geração de crianças vivendo em conflito crescerá sem as habilidades necessárias para contribuir com seus países e economias, agravando a situação já desesperadora de milhões de crianças e suas famílias.

O direito da criança à educação não pode ser salvaguardado em zonas de conflito sem que a própria educação seja protegida. A educação pode salvar vidas. Fora da escola, as crianças são alvos fáceis de abuso, exploração e recrutamento pelas forças armadas e grupos. A escola deve fornecer um espaço seguro onde as crianças possam ser protegidas de ameaças e crises. É também uma etapa crítica para quebrar o ciclo de crise e reduzir a probabilidade de conflitos futuros.

O dia chama a atenção para a situação difícil de mais de 75 milhões de jovens de 3 a 18 anos que vivem em 35 países afetados pela crise e para sua necessidade urgente de apoio educacional. Expressa preocupação com os efeitos da violência continuada sobre essas crianças e sua capacidade de acesso à educação.

Ao proclamar o Dia Internacional para Proteger a Educação de Ataques a ser celebrado pela primeira vez em 2020, (A / RES / 74/275) a ONU está enviando uma mensagem clara sobre a importância de salvaguardar as escolas como locais de proteção e segurança para alunos e educadores e a necessidade de manter a educação em no topo da agenda pública.

  • 15 de setembro.

Dia Internacional da Democracia (A / RES / 62/7).
Dia Internacional da Democracia oferece uma oportunidade de revisar a situação da democracia no mundo.

Os valores da liberdade, o respeito pelos direitos humanos e o princípio da realização de eleições periódicas e genuínas por sufrágio universal são elementos essenciais da democracia. Por sua vez, a democracia fornece o ambiente natural para a proteção e realização efetiva dos direitos humanos. Esses valores estão incorporados na Declaração Universal dos Direitos Humanos e posteriormente desenvolvidos no Pacto Internacional sobre Direitos Civis e Políticos, que consagra uma série de direitos políticos e liberdades civis que sustentam democracias significativas.

A ligação entre democracia e direitos humanos é capturada no artigo 21 (3) da Declaração Universal dos Direitos Humanos, que afirma:

“A vontade do povo será a base da autoridade do governo; esta vontade será expressa em eleições periódicas e genuínas, que serão por sufrágio universal e igual e serão realizadas por voto secreto ou por procedimentos de votação livre equivalentes.”

  • 16 de setembro.

Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozônio (A / RES / 49/114).
A camada de ozônio é uma frágil faixa de gás que protege a Terra dos efeitos nocivos dos raios solares, ajudando assim a preservar a vida no planeta.

Em 2022, celebramos 37 anos da Convenção de Viena e 37 anos de proteção global da camada de ozônio. A vida na Terra não seria possível sem a luz solar. Mas a energia que emana do sol seria demais para a vida na Terra prosperar se não fosse pela camada de ozônio. Esta camada estratosférica protege a Terra da maior parte da radiação ultravioleta nociva do sol. A luz solar torna a vida possível, mas a camada de ozônio torna a vida possível como a conhecemos. 

Saiba mais sobre o Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozônio.

  • 17 de setembro.

Dia Mundial da Segurança do Paciente [OMS].
Dia Mundial da Segurança do Paciente exige solidariedade global e ação conjunta de todos os países e parceiros internacionais para melhorar a segurança do paciente.

O dia reúne pacientes, famílias, cuidadores, comunidades, profissionais de saúde, líderes de saúde e formuladores de políticas para mostrar seu compromisso com a segurança do paciente.

A resolução WHA 72.6 ‘Ação global sobre a segurança do paciente’ reconhece a segurança do paciente como uma prioridade de saúde global e endossa o estabelecimento do Dia Mundial da Segurança do Paciente a ser observado anualmente em 17 de setembro. 

  • 21 de setembro.

Dia Nacional da Árvore/ Festa Anual das Árvores.
Em 1965, pelo Decreto 55.795, o Dia Nacional da Árvore foi substituído pela Festa Anual das Árvores, comemorada em duas datas devido às diferenças regionais de um país continental como o Brasil.

Para as regiões Norte, Nordeste e Centro Oeste é comemorada na última semana de março, próximo ao Equinócio de Outono. E nas regiões Sul e Sudeste é comemorada na semana com início em 21 de setembro. 

Dia da Luta Nacional das Pessoas com Deficiência.
Foi instituído por iniciativa de movimentos sociais, em 1982, e oficializado pela Lei Nº 11.133 de 2005. Essa data foi escolhida por ser próxima ao início da Primavera Austral (23 de setembro) e coincide com o Dia Nacional da Árvore, datas que representam o renascer das plantas, simbolizam o sentimento de renovação das reivindicações em prol da cidadania, inclusão e participação plena na sociedade.

Cândido Pinto de Melo, um ativista do movimento das pessoas com deficiência, propôs, no início da década de 80, esta data. Cândido foi um dos fundadores do Movimento pelos Direitos das Pessoas Deficientes – MDPD, organização de pessoas com deficiência.

Em 2008, o Brasil ratificou a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, adotada pela Organização das Nações Unidas (ONU) e o Protocolo Facultativo, e o documento obteve aqui equivalência de emenda constitucional. Da convenção, surgiu a Lei Brasileira de Inclusão (LBI), que trata os objetivos de forma mais concreta.

Dia Internacional da Paz (A / RES / 36/67) (A / RES / 55/282).
A Assembleia Geral da ONU declarou este como um dia dedicado ao fortalecimento dos ideais de paz, através da observância de 24 horas de não violência e cessar-fogo.

À medida que os conflitos continuam a surgir em todo o mundo, fazendo com que as pessoas fujam, temos visto discriminação baseada em raça nas fronteiras. À medida que o COVID-19 continua atacando nossas comunidades, vimos como certos grupos raciais foram atingidos com muito mais força do que outros. À medida que as economias sofrem, temos visto discursos de ódio e violência direcionados a minorias raciais.

Todos nós temos um papel a desempenhar na promoção da paz. E combater o racismo é uma forma crucial de contribuir.

Podemos trabalhar para desmantelar as estruturas que entrincheiram o racismo em nosso meio. Podemos apoiar movimentos por igualdade e direitos humanos em todos os lugares. Podemos falar contra o discurso de ódio – tanto offline quanto online. Podemos promover o antirracismo por meio da educação e da justiça reparadora.

A pandemia foi acompanhada por um surto de estigma, discriminação e ódio, que só custou mais vidas em vez de salvá-las: o vírus ataca a todos sem se preocupar com de onde somos ou em que acreditamos.

O tema de 2022 para o Dia Internacional da Paz é Acabar com o racismo. Construir a paz.

Convidamos você a se juntar aos esforços das Nações Unidas enquanto trabalhamos para um mundo livre de racismo e discriminação racial. Um mundo onde a compaixão e a empatia superem a suspeita e o ódio. Um mundo do qual podemos realmente nos orgulhar.

  • 20 a 26 de setembro.

Semana Internacional das Pessoas Surdas.
A Semana Internacional das Pessoas Surdas foi celebrada pela primeira vez em setembro de 1958 e, desde então, evoluiu para um movimento global unificado de pessoas surdas e a defesa conjunta para aumentar a conscientização sobre os problemas que as pessoas surdas enfrentam em sua vida cotidiana.
Tema para 2022: Construindo Comunidades Inclusivas para Todos.

  • 22 de setembro (2021).

Equinócio da Primavera Austral (Hemisfério Sul).

  • 23 de setembro


Dia Internacional das Línguas de Sinais (A / RES / 72/161).
A proposta para o Dia partiu da Federação Mundial de Pessoas Surdas (WFD), uma federação de 135 associações nacionais de surdos, que representam cerca de 70 milhões de pessoas surdas em todo o mundo. A resolução A/RES/72/161 foi patrocinada pela Missão Permanente de Antígua e Barbuda junto às Nações Unidas, copatrocinada por 97 Estados Membros das Nações Unidas e aprovada por consenso em 19 de dezembro de 2017.

A escolha do dia 23 de setembro comemora a data em que a WFD foi criada em 1951. Este dia marca o nascimento de uma organização de advocacia, que tem como um dos seus principais objetivos, a preservação da língua de sinais e da cultura surda como pré-requisitos para a realização dos direitos humanos das pessoas surdas.

Dia Internacional das Línguas de Sinais foi celebrado pela primeira vez em 2018 como parte da  Semana Internacional das Pessoas Surdas.

  • 29 de setembro (última quinta-feira de setembro).

Dia Mundial dos Marítimos (IMCO / C XXXVIII / 21).
O lema marítimo global para 2021, “Marítimos: no coração do futuro da navegação”, pretende sensibilizar para o papel crucial dos marítimos no comércio global e dar-lhes maior visibilidade.

Como consequência da pandemia do COVID-19, a crise de mudança de tripulação em 2020 destacou a contribuição excepcional dos marítimos como trabalhadores-chave e essenciais na vanguarda do comércio global. A comunidade internacional viu como a capacidade dos serviços de transporte marítimo e dos marinheiros de entregar bens essenciais, incluindo suprimentos médicos e alimentos, tem sido crítica para responder e, em última instância, superar essa pandemia. Isso não poderia acontecer sem o profissionalismo e a dedicação dos marítimos do mundo todo.

O tema do Dia Mundial dos Marítimos para 2022 , “Novas tecnologias para um transporte mais ecológico”, reflete a necessidade de apoiar a transição da indústria marítima para um futuro mais sustentável e verde, onde não deixamos ninguém para trás, apesar de enfrentarmos o desafio de um mundo pós-pandemia.

O lema também está intimamente ligado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas e, mais particularmente, ao objetivo 4 sobre educação de qualidade; objetivo 8, relacionado ao trabalho decente; objetivo 9, sobre inovação e indústria, que está ligado à promoção de um setor marítimo resiliente; e o objetivo 5, sobre igualdade de gênero, vinculado aos esforços para promover a profissão marítima como uma carreira para todos, homens e mulheres.

A celebração deste ano acontecerá no dia 29 de setembro e o evento oficial que marcará o Dia Internacional deverá ocorrer na África do Sul.

  • 26 de setembro.

Dia Nacional da Pessoa Surda.
Essa data foi escolhida por ser o dia de fundação da primeira escola para pessoas surdas do Brasil, o Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), no Rio de Janeiro em 1857.

É uma data de reflexão a respeito dos direitos e da inclusão das pessoas surdas na sociedade. A data foi oficializada pelo decreto de lei nº 11.796 de 2008.

Dia Internacional para a Eliminação Total das Armas Nucleares (A / RES / 68/32).
Em 2009, a Assembleia Geral declarou o dia 29 de agosto como o Dia Internacional contra os Testes Nucleares (resolução 64/35).

Na resolução 68/32, a Assembleia Geral pediu o “início urgente de negociações na Conferência sobre Desarmamento de uma convenção abrangente sobre armas nucleares para proibir sua posse, desenvolvimento, produção, aquisição, teste, armazenamento, transferência e uso ou ameaça de uso, e para providenciar a sua destruição.”

Em 2014, em sua resolução 69/58, a Assembleia Geral expressou ainda seu desejo de comemorar o Dia, e solicitou ao Secretário-Geral e ao Presidente da Assembleia Geral que tomassem todas as providências necessárias para comemorá-lo e promovê-lo, incluindo a convocação de um reunião anual da Assembleia para comemorar o Dia Internacional e para fornecer uma plataforma para a promoção dessas atividades.

Dia Internacional para a Eliminação Total das Armas Nucleares é comemorado anualmente desde 2014. De acordo com as resoluções da Assembleia Geral, Estados Membros, sistema das Nações Unidas e sociedade civil, incluindo organizações não governamentais, academia, parlamentares, meios de comunicação e os indivíduos são encorajados a comemorar e promover o Dia Internacional através do aumento da conscientização e educação pública sobre a ameaça representada à humanidade pelas armas nucleares e a necessidade de sua eliminação total.

  • 27 de setembro.

Dia Mundial do Turismo.
“Turismo para o Crescimento Inclusivo” é o tema do Dia Mundial do Turismo de 2021. A celebração oficial deste ano será realizada pela Costa do Marfim, celebrando a capacidade do turismo de impulsionar o desenvolvimento inclusivo e o papel que desempenha na promoção do respeito e, ao mesmo tempo, na geração de oportunidades para muitos milhões em todo o mundo.

Precisamos de você para mostrar totalmente o potencial do turismo para criar empregos para todos e unir as comunidades.
Clique aqui e saiba mais!

  • 28 de setembro.

Dia Internacional do Acesso Universal à Informação (A / RES / 74/5) [UNESCO 38 C / 70 ].
Em 17 de novembro de 2015, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) declarou o dia 28 de setembro como o Dia Internacional do Acesso Universal à Informação. Considerando que várias organizações da sociedade civil e órgãos governamentais em todo o mundo adotaram e atualmente celebram essa observância, a Assembleia Geral da ONU também adotou o dia 28 de setembro de 2019 como o Dia Internacional do Acesso Universal à Informação.

  • 29 de setembro.

Dia Nacional do Petróleo.
O Dia Nacional do Petróleo é celebrado em 3 de outubro, em homenagem à criação da Petrobrás, em 1953.

Quaisquer que sejam seus sentimentos sobre o uso do petróleo, o efeito que ele teve em nossa civilização é inegável, e por isso comemorar o Dia do Petróleo pode ser muito educativo, interessante e divertido. As comemorações podem variar de aumentar a conscientização sobre o petróleo e seus usos a tentar viver um dia sem produtos derivados do petróleo, a fim de apreciar seu valor e impacto em nossas vidas.

Isso significa não apenas deixar o carro em casa, mas evitar o transporte mecanizado, plásticos e até mesmo alimentos congelados que podem conter embalagens de cera de petróleo. Se você ainda não está convencido do grande papel que o petróleo desempenha em nossas vidas, este experimento deve deixar isso claro, sem sombra de dúvida. Você também pode tentar fazer uma festa do petróleo; durante o qual todos trazem um item à base de petróleo.

Você ficaria surpreso com o quanto você pode aprender sobre o petróleo apenas com este simples exercício! O que quer que você decida fazer, lembre-se de que o Dia do Petróleo é uma chance de apreciar este valioso e versátil recurso natural e lembre-se de que, apesar de suas muitas deficiências, ele tem feito um enorme bem para a humanidade.

Dia Internacional da Conscientização sobre a Perda e Desperdício de Alimentos (A / RES / 74/209).
Reduzir as perdas e o desperdício de alimentos é essencial em um mundo onde o número de pessoas afetadas pela fome tem aumentado lentamente desde 2014, e toneladas e toneladas de alimentos comestíveis são perdidos e/ou desperdiçados todos os dias.

Quando os alimentos são perdidos ou desperdiçados, todos os recursos que foram usados ​​para produzi-los – incluindo água, terra, energia, trabalho e capital – são desperdiçados. Além disso, o descarte de alimentos perdidos e resíduos em aterros, leva à emissão de gases de efeito estufa, contribuindo para as mudanças climáticas.

Esta é a razão pela qual este primeiro tema para a nova Observância será “Acabar com a perda e o desperdício de alimentos. Para as pessoas. Para o planeta”.

Ações são necessárias global e localmente para maximizar o uso dos alimentos que produzimos. A introdução de tecnologias, soluções inovadoras (incluindo plataformas de comércio eletrônico para marketing, sistemas móveis retráteis de processamento de alimentos), novas formas de trabalho e boas práticas para gerenciar a qualidade dos alimentos e reduzir a perda e o desperdício de alimentos são essenciais para implementar essa mudança transformadora.

Reduzir a perda e o desperdício de alimentos requer a atenção e ações de todos, desde os produtores de alimentos, às partes interessadas da cadeia de abastecimento alimentar, às indústrias alimentares, varejistas e consumidores.
Saiba mais sobre Dia Internacional da Conscientização sobre a Perda e Desperdício de Alimentos.

 Até o Celebrando a Ciência de Outubro!

Deixe um comentário