Construa um Relógio de Sol Egípcio

#paCTopelaVida #fiqueemcasacomaciencia

Capa: Aparelho de medição de tempo antigo, composto por tábua de madeira com gnomos horizontais de madeira ou “balizas”, a posição da sombra projetada por esta peça transversal indica a passagem do tempo, Não assinado, Egito, 1000-800 a.C.

Coleção do Grupo do Museu da Ciência. © O Conselho de Administração do Museu da Ciência, Londres

Este relógio de sol de altitude é de um tipo ainda usado no Egito durante o primeiro quartel do século XX, embora opere no mesmo princípio que os relógios de sombra egípcios de quase três milênios antes. 

Merkhet‘, instrumento de cronometragem astronômico egípcio antigo, bronze com texto hieroglífico incrustado em metal eletro, equipado com réplica de prumo, 600 a.C. A inscrição indica que era propriedade de Bes, filho de Khonsirtis (Khensardais var.), Um sacerdote astrônomo do deus, Hórus de Edfu, no Alto Egito.  Usado para planejar eixos de edifícios e determinar as horas da noite, observando a passagem de estrelas selecionadas pelo meridiano norte-sul.
Coleção do Grupo do Museu da Ciência. © O Conselho de Administração do Museu da Ciência

A barra horizontal no topo das duas colunas verticais é virada para o sol, de modo a lançar uma sombra na base, marcada para indicar unidades iguais de tempo. Foi usado para cronometrar várias tarefas, como o trabalho dos trabalhadores ou o fluxo da água na irrigação.

“No complexo mundo digital de hoje, o relógio de sol se tornou um relógio esquecido. Embora não seja tão conveniente quanto um relógio de pulso, um relógio de sol liga o relógio às suas antigas origens celestes, e um relógio bem projetado pode contar com precisão o tempo de menos de um minuto”. (Mayall, 1994)

Os egípcios dividiam o dia em dois ciclos de 12 horas cada e conceberam o moderno calendário de 365 dias e 12 meses, adicionando cinco dias ao calendário babilônico de 360 ​​dias. 

O antigo calendário civil egípcio teve três estações:

  • Akhet (inundações)
  • Peret (crescendo ou semeando)
  • Shemu (colheita)

Cada estação tinha quatro meses com 30 dias. Os cinco dias adicionais foram adiados no final da colheita e reservados para banquetes durante as inundações anuais do Nilo.

O texto e as ilustrações da época sugerem que o Merkhet foi usado para marcar o tempo à noite, observando quando determinadas estrelas afundavam abaixo da linha do horizonte. Algumas características de design dos Merkhets descobertos e inscrições ou marcações nelas sugerem que elas também podem ter sido usadas como Relógios das Sombras ou Relógios de Sol .

Fonte: http://wiki.dtonline.org/index.php/Ancient_Egyptian_Sundials

Este modelo é um dos mais simples, sendo necessário apenas alinhar uma barra na direção norte-sul e projetar sua sombra em uma barra orientada de leste-oeste.

A extremidade superior da barra norte-sul deve estar bem alinhada (vide prumo na imagem). Ela vai marcando sobre a barra leste-oeste uma sombra que podemos usar para marcar a passagem de tempo.

Após o nascimento do Sol, a passagem do tempo pode ser marcada sobre a barra, indicando a altura do Sol.

Este modelo de relógio de sol remonta ao período egípcio, por volta de 1.500 a.C.

Ele também era usado nos antigos Impérios Grego e Romano. Na Europa central, era o método mais usado para determinar a hora, mesmo após o relógio mecânico ter sido desenvolvido no século XIV. 

O relógio de sol foi realmente usado para verificar e ajustar o tempo em relógios mecânicos até o final do século XIX.

Existem vários modelos, com diferentes orientações da barra indicadora:

  • horizontal, paralela ao plano horizontal local.
  • vertical, perpendicular ao plano horizontal local.
  • inclinada, com a latitude do local.

Abaixo, apresentamos um modelo inclinado, projetado para a cidade do Rio de Janeiro, Brasil.

Você pode imprimir a imagem em tamanho A4 (tamanho pequeno) ou tamanho A3 (um pouco maior). Ou usar suas proporções para construir um gigante!

Monte o Relógio de Sol Egípcio para a sua cidade!

O modelo foi criado no site do SUNDIAL ATLAS, na seção GNOMOLAB para a cidade do Rio de Janeiro.

Ele disponibiliza na coluna esquerda a opção de PAPER SUNDIALS, com vários modelos diferentes para imprimir e construir Relógios de Sol específicos para a sua cidade.

Observação: É necessário modificar a latitude e longitude no site, antes de gerar o arquivo PDF.

2 Comments on “Construa um Relógio de Sol Egípcio”

  1. Hello There. I found your blog using msn. This is a really well written article. I will be sure to bookmark it and come back to read more of your useful information. Thanks for the post. I’ll certainly return.

  2. Nice blog here! Also your web site loads up very fast! What host are you using? Can I get your affiliate link to your host? I wish my web site loaded up as quickly as yours lol

Deixe um comentário