Dando asas à imaginação com livros e poesias

Imagem com a ferramenta de edição Canva pela Equipe do Episódio.

Borboletas & Mariposas & Cores
Imagem retirada do site do Museu de Entomologia da UFV.
Projeto feito por alunos do programa de Pós-graduação em Entomologia.

Borboletas e mariposas são animais que representam alegria, liberdade e criatividade, não é mesmo?

Com suas grandes asas cobertas por escamas — que podem formar padrões de cores tão diferentes, desde o marrom, para sua camuflagem, até um forte laranja, para afastar predadores — fazem nossa imaginação voar com facilidade!

Nesta matéria escolhemos algumas sugestões de livros que misturam ciência e arte, elaborados por instituições parceiras, que podem ser baixados para sua leitura completa, além de outras dicas encontradas em boas livrarias.
Muita coisa boa no ar inspirada nestes seres alados!

Estes nos levaram a selecionar, também, algumas lindas poesias de escritores conhecidos, que aproveitamos para homenagear em função do centenário da “Semana do Modernismo (1922)” que estamos vivendo neste ano de 2022.

Livros que fazem a mente voar por aí…

Capa do livro “As Borboletas, o Besouro
e a Fada da Biodiversidade”

Livro “As Borboletas, o Besouro e a Fada da Biodiversidade” de Lucas Torres e Jane Costa.
“[…] a biodiversidade é indispensável para a vida e também para a saúde de todos neste planeta. Isto é, a biodiversidade é importante para que todos os seres se sintam bem e vivam em harmonia.”  — Trecho do livro.

É uma obra de autores da Fiocruz voltada para o público infanto-juvenil, que tem como temática central abordar a relevância da biodiversidade. 

O livro retrata a entomologia de maneira divertida e de fácil acesso para o público, estimulando a conscientização sobre a importância da preservação da biodiversidade. Conta, em especial, a história de duas borboletas que brigam entre si, pois uma não compreende o papel da outra; mas, com o passar das páginas, mais personagens aparecem, como o Besouro e a Fada, que realiza um passeio pela floresta, demonstrando a importância de diversos outros insetos para a biodiversidade.

Ainda é válido destacar que as ilustrações utilizadas no livro são da Coleção Entomológica do IOC, criada por Oswaldo Cruz, a coleção possui um acervo de mais de 5 milhões de espécies da fauna brasileira e de outras regiões do mundo.

Aqui está o link para baixar o livro, disponibilizado gratuitamente: http://www.fiocruz.br/ioc/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?sid=122

Capa do livro “Costa Lima: um Cientista, um Laboratório e uma Coleção de Insetos”

Livro “Costa Lima: um Cientista, um Laboratório e uma Coleção de Insetos” de Claudia Oliveira e Caio Baldi.
“Havia muitas gavetas e armários cheios de insetos, que poderiam até ser confundidos com brinquedos ou mesmo jóias. Mas, na verdade, são objetos de trabalho sério, trabalho de pesquisa sobre o meio ambiente e a saúde.” — Trecho do livro.

Um breve conto que mostra a história do médico, entomologista e pesquisador Costa Lima, desde quando se preparava nos estudos até suas importantes descobertas na entomologia. O livro nos apresenta a relevância dos estudos entomológicos, mesmo que alguns pareçam tão simples, possuem um imenso valor, além de grande trabalho duro por trás.


E que tal uma visitinha virtual na exposição que leva o nome desse importante entomologista?

Vejam como é possível fazer um “tour virtual” pela Exposição Entomológica Costa Lima, localizada no Castelo Mourisco da Fiocruz! Apenas a um clique de distância, neste link: bit.ly/costalimavirtual
Parece uma ótima ideia, não é?

Sala de Exposição Entomológica Costa Lima do Instituto Oswaldo Cruz (IOC)Imagem retirada da exposição virtual da Sala Costa Lima.
Fiocruz: Castelo Mourisco – Imagem retirada do Banco de Imagens Digitais da Fundação Oswaldo Cruz.

Capa do livro “Besouro e Prata”

Livro “Besouro e Prata” de Ana Maria Machado.
“E quando a primavera chegou, o jardim da Joana era o mais belo de toda a cidade! Por causa desse jardineiro secreto aqui, que vos conta essa história… Capaz de fazer um jardim mágico, de belezas mais lindas que ouro e prata.” — Trecho do livro.

Trata-se de uma obra bem ilustrada, editada pela Ed. Ática, que envolve personagens do vídeo do nosso episódio.
O livro possui um texto divertido que utiliza um jogo de palavras para abordar o tema central: a polinização. Essa história nos mostra uma conversa entre um besouro e uma barata, que o acha estranho e muito feio.

Porém, o conto, por fim, indica como os besouros são animais muito importantes no papel da polinização, apesar de sempre pensarmos em borboletas ou abelhas quando este assunto é abordado. A literatura demonstra, que apesar da aparência, todos os animais são importantes para manter o equilíbrio ecológico.

Capa do livro “O Reino das Borboletas Brancas”

Livro “O Reino das Borboletas Brancas” de Marli Assunção Gomes Pereira.
“— Por que as borboletas só beijam as flores brancas? Por que as coloridas estão plantadas em cantos tão distantes e reservados? Será que minhas irmãs não percebem a beleza dessas flores?” — Trecho do livro.

Este também é um livro que comenta, de forma descontraída, sobre a polinização. Contudo, aqui o foco são as borboletas e sua importante relação com as flores. 

Na história, existem apenas borboletas de asas brancas, e que somente têm contato com flores igualmente brancas. Até que uma jovem borboleta resolve, curiosamente, se aproximar das flores mais coloridas e afastadas de seu reino. Ela ganha uma cor diferente após se alimentar de uma bela flor azul, e todas as outras borboletas resolveram fazer o mesmo após descobrirem as flores de tantas cores diferentes, trazendo cor e festa ao reino. Dessa forma, é um conto que ressalta a beleza das borboletas e das flores, em suas cores e padrões tão unicamente diversos.


Se você quiser ainda mais sugestões de livros, para curtir e para saber mais sobre diversos insetos, além das belas mariposas e borboletas, veja este link, do site Fauna News.

https://faunanews.com.br/2022/05/18/insetos-para-criancas/

Essa matéria, escrita pelo professor Elidiomar Ribeiro da Silva, da Unirio, que também é editor do periódico “A Bruxa”, contém incríveis recomendações, e vários dos livros estão disponibilizados de forma gratuita em PDF pelos autores, facilitando seu acesso.

Poetizando com borboletas e mariposas

Vamos conhecer algumas poesias dos modernistas que marcaram época na literatura e na cultura brasileira?

Vamos começar com Cecília Meireles, considerada uma das representantes do movimento modernismo no Brasil, e uma das poetas mais importantes do país!

Cecília nasceu em novembro de 1901 e faleceu em novembro de 1964, com 63 anos, por conta de um câncer no estômago. Durante sua vida foi jornalista, pintora, poeta, escritora e professora; assim, defendeu a construção de bibliotecas infantis e tentou promover reformas educacionais. Muito preocupada com a grande falta de livros didáticos de qualidade, ela mesma escreveu diversos livros para escolas primárias. Também foi responsável pela criação da primeira Biblioteca Infantil do Brasil, em Botafogo, no Rio de Janeiro. 

Ah! Ela publicou seu primeiro livro de poemas com apenas 18 anos — mas já escrevia desde os 9!
Chama-se “Espectros”, e trata principalmente de temas históricos e religiosos. 

“Educação é botar, dentro do indivíduo, uma estrutura de sentimentos, um esqueleto emocional.”

Cecília Meireles. Imagem retirada do site Wikimedia Commons. Autor desconhecido.

A autora participou da Segunda Geração Modernista, entre 1930 a 1945, marcada por ideias difundidas na Semana da Arte Moderna, como comentamos, está agora, em 2022, completando seus 100 anos!
A segunda fase do movimento tem como contexto histórico o Governo de Getúlio Vargas, além, de uma forte crise econômica causada pela Crise de 29 nos Estados Unidos.

Aqui vão algumas das poesias de Cecília, com o olhar para as borboletas e jardins, para apreciarmos!

No mistério do sem-fim 
No mistério do sem-fim
Equilibra-se um planeta
E, no jardim, um canteiro
No canteiro, uma violeta
E, sobre ela, o dia inteiro
A asa de uma borboleta
Cecília Meireles

Elegia a uma pequena borboleta
Como chegavas do casulo,
— inacabada seda viva —
tuas antenas — fios soltos
da trama de que eras tecida,
e teus olhos, dois grãos da noite
de onde o teu mistério surgia,

[…]

Choro a tua forma violada,
miraculosa, alva, divina,
criatura de pólen, de aragem,
diáfana pétala da vida!
Choro ter pesado em teu corpo
que no estame não pesaria.

[…]

Pudesse a etéreos paraísos
ascender teu leve fantasma,
e meu coração penitente
ser a rosa desabrochada
para servir-te mel e aroma,
por toda a eternidade escrava!

[…]
Cecília Meireles

Este é o meu leilão
Quem me compra um jardim com flores?
Borboletas de muitas cores,
lavadeiras e passarinhos,
ovos verdes e azuis nos ninhos?

Quem me compra este caracol?
Quem me compra um raio de sol?
Um lagarto entre o muro e a hera,
uma estátua da Primavera?

Quem me compra este formigueiro?
E este sapo, que é jardineiro?
E a cigarra e a sua canção?
E o grilinho dentro do chão?
Cecília Meireles

Para finalizar, adicionamos também uma poesia de Vinícius de Moraes, outro poeta considerado da Segunda Geração Modernista!
Contudo, em alguns sites essa poesia é dita como sendo de Cecília Meireles, apesar de não ser; então pode ser fácil ficar um pouco confuso sobre quem escreveu o quê. Curioso, né?

Vinícius nasceu no dia 19 de outubro de 1913, e faleceu em 9 de julho de 1980. É muito conhecido por conta de seus lindos sonetos, e, junto de Tom Jobim, escreveu a famosa canção “Garota de Ipanema”.

Vinícius de Moraes. Imagem retirada do site Wikimedia Commons. Autor: Ricardo Alfieri.

As Borboletas
Brancas
Azuis
Amarelas
E pretas
Brincam
Na luz
As belas
Borboletas
Borboletas brancas
São alegres e francas.
Borboletas azuis
Gostam muito de luz.
As amarelinhas
São tão bonitinhas!
E as pretas, então . . .
Oh, que escuridão!
Vinícius de Moraes

E vocês, leitores, também gostam de poesias?
Já tentaram escrever alguma coisa?
Que tal exercitar a mente e a criatividade?
Enviem suas criações no campo COMENTÁRIOS que está no final desta matéria.

Que as borboletas e mariposas sigam sempre inspirando nossa imaginação!

Ilustração “Mascotes & Borboletas”
elaborada por Stephanie I. Barroso e Beatriz C. Miranda

Para voltar ao início do Episódio “Borboletas e Mariposas: voando por aí” CLIQUE AQUI

One Comment on “Dando asas à imaginação com livros e poesias”

Deixe um comentário