Desenvolvimento Pré Natal do Cérebro Humano

Esta animação rastreia como o cérebro humano se desenvolve ao longo de nove meses de gestação.

O cérebro humano cresce enormemente durante a gestação, tanto em termos de seu tamanho quanto em seu número de neurônios. Como mostrado na animação, o sistema nervoso contém um número relativamente pequeno de células durante os primeiros meses de gestação. À medida que o feto se desenvolve, bilhões de neurônios são adicionados para criar um cérebro mais complexo. Mais neurônios ainda podem ser adicionados mesmo na idade adulta.

Esta animação é um clipe de uma série de Palestras Natalinas da HHMI de 2008, Making Your Mind: Molecules, Motion e Memory. Dependendo da experiência dos estudantes, pode ser útil pausar a animação em vários pontos para discutir diferentes etapas no processo de desenvolvimento.

Fonte: https://www.biointeractive.org/classroom-resources/prenatal-development-human-brain .

Transcrição:

Então estamos nos apresentando nesse processo cerca de um mês após a fertilização, quando todo o embrião é menor do que o tamanho de uma moeda de 10 centavos.

Vamos olhar para o sistema nervoso onde um número relativamente pequeno de células foram alocadas e, em seguida, monitorar, ao longo dos 9 meses de gestação humana o aumento do número de células e a mudança de forma do sistema nervoso central.

Então, em três meses temos algo como um milhão de células, o sistema nervoso está começando a exceder o tamanho da moeda de 10 centavos. Você pode ver que o futuro cérebro e região cortical estão se expandindo desproporcionalmente em relação ao restante do sistema nervoso.

Em 6 meses, temos centenas de milhões de neurônios e o cérebro está começando agora a tomar uma forma familiar.

Você pode ver o início dos recuos, os sulcos e giros que Eric descreveu, de modo que quando nos aproximamos de 8 e 9 meses já temos um quadro familiar com dezenas de bilhões de células nervosas presentes.

Após o nascimento, ainda há mais adição de células para produzir os cem bilhões de células nervosas que ocupam o cérebro humano. E uma característica notável é que mesmo na vida adulta, novos neurônios estão sendo adicionados. E há evidências de que a taxa de nova produção neuronal depende do grau de riqueza do seu ambiente. Então, toda vez que você vier para a sede do Instituto Médico Howard Hughes aqui você vai estar produzindo neurônios a uma taxa notável e você vai sair com mais neurônios do que você trouxe.

E assim esse processo de geração neuronal realmente impulsiona todos os aspectos do comportamento.