Dez dicas para Comunicar Astronomia às Crianças

Lee Pullen, Freelance Science Communicator

E-mail: leempullen@hotmail.com

Flickr: https://www.flickr.com/photos/lee_pullen/

CAPjournal, No. 3, Maio, 2008

Biografia

Lee Pullen colocou seu mestrado em astronomia e comunicação científica em uso, envolvendo trabalhando com uma ampla gama de públicos de difícil acesso. Ele ensinou milhares de crianças sobre o cosmos e, também, trabalha como jornalista científico. Seu site pode ser visto em www.leepullen.co.uk. Ou o projeto https://www.wethecurious.org/who-we-are.

Resumo

Os comunicadores científicos devem enfrentar muitos públicos difíceis como parte de seus trabalhos, mas entre os mais desafiadores estão o público de crianças pequenas. Se você não está acostumado com esse tipo de trabalho, pode parecer uma tarefa assustadora, mas algumas dicas simples ajudarão muito a prepará-lo. Tenha alguma experiência agora e você também estará em uma boa posição para ajudar com a Comunicação em Astronomia.

Seja entusiasmado

As crianças vão acabar tomando a liderança de você, então a dica mais importante é estar animado, engajado e interessado. Seu público seguirá o exemplo, tornando-o uma experiência agradável. Se você está entediado, então isso será refletido em seu comportamento, e não vai demorar muito até que a atenção diminua. O perigo é que se você agir muito entusiasticamente, você será visto como uma figura de entretenimento apenas. Isso pode ser o que você queira, mas geralmente você quer manter a atenção e um certo domínio na mediação das crianças! Lembre-se de estar entusiasmado com qualquer trabalho que as crianças produzam e perguntas que façam.

Mantenha as coisas simples

Às vezes é fácil esquecer que conceitos que os adultos tomam como garantidos podem ficar perdidos em um público mais jovem e isso é ainda mais evidente em temas como astronomia. Quase todos os aspectos terão que ser simplificados até certo ponto. Para saber o quanto você precisará simplificar, basta observar os rostos das crianças enquanto você fala – será óbvio se elas não entenderem o que você está dizendo! E também pelo nivel de questões que elas formulam. [Eu sigo a regra, zero perguntas, zero compreensão] Informações detalhadas e números devem ser evitados, pois apenas confundirão. Use analogias para ajudar a estabelecer e compartilhar seu ponto de vista. Por exemplo, em vez de dizer que a distância média Terra/Marte é de 225 milhões de km, explique que Marte está tão longe que mesmo em um foguete rápido levaria seis meses para chegar lá. (ou compare com a distância Terra-Sol).

Incentive a Criatividade

Astronomia é um tema fascinante para as crianças flexionarem suas redes de pensamento criativas. Elas adoram imaginar naves espaciais avançadas, planetas estranhos e alienígenas estranhos. Embora suas ideias possam não ser as mais científicas, evite sufocar suas imaginações e as direcione suavemente para noções mais realistas. As crianças serão entretidas e as atividades memoráveis.

Quando as crianças têm algum controle sobre o seu trabalho, elas sentem mais orgulho e se apoderam do que elas fazem. Permitir que as crianças sejam criativas também as ajudará a perceber que a ciência pode ser divertida.

Esteja preparado

A chave para o sucesso ao comunicar astronomia às crianças é estar preparado. Certifique-se de saber exatamente o que é esperado de você. Com que faixa etária você vai lidar? Quantas crianças? Você está dando uma apresentação de dez minutos ou liderando um dia inteiro de oficina? Há certos objetivos que você deve cumprir? Certifique-se de ter todo o quadro antes de começar. Ter materiais adequados também facilitará sua vida. As crianças apreciam os aparelhos visuais, então qualquer conversa com mais de dez minutos de duração deve apresentar algumas imagens grandes e coloridas. Felizmente, o campo da astronomia tem muitas a oferecer! Se o evento demorar uma hora ou mais, prepare um roteiro de trabalho. Isso fornecerá estrutura e ajudará você a manter o tempo.

Figura 1. As crianças precisam de recursos visuais para ajudá-las a entender conceitos difíceis. Crédito:Jennifer Barrett.

Conheça Bem o Tema

É importante fazer pesquisas antes de você fazer apresentações. Se o tema relevante não for familiar, você pode ser tentado a pular a leitura de fundo, pois seu público saberá muito pouco, caso saiba alguma coisa, sobre o assunto. No entanto, as crianças podem ser boas em detectar quando você está fingindo ser uma autoridade! Certifique-se de ter um nível razoável de conhecimento. Nunca sabemos quais perguntas serão feitas, então esteja preparado. Ter uma lista mental de fatos interessantes e analogias ajudará.

Acenda as faíscas das Discussões

Uma excelente forma de manter as crianças envolvidas é incentivar a discussão e a participação. Uma maneira simples de fazer isso é evitar fazer uma apresentação direta e fazer perguntas. Por exemplo, se você está planejando dar uma palestra sobre o Sistema Solar, comece perguntando: “Mãos para cima quem pode me dizer algo sobre o Sol?”

Não informe, escute o que as crianças tem a dizer!

Você provavelmente terá uma resposta como “é quente”. Baseie-se nisso na sua próxima pergunta. “Isso mesmo, então você seria capaz de ficar na superfície? Mãos para cima quem pensa sim. Você estará orientando a discussão, mas as crianças estarão fornecendo informações e desfrutarão da oportunidade de responder. Eles estarão muito mais interessados se você usar essa abordagem. Tente não descartar completamente quaisquer ideias ou ideias incorretas, pois isso pode abater sua confiança, mas elogiá-las por um bom palpite e gentilmente oferecer uma resposta mais sensata.

Incentive uma competição amigável

As crianças são naturalmente competitivas e isso pode ser usado a nosso favor. Uma boa ideia é preparar um teste de astronomia baseado nas informações que você terá dado a elas. Selecione perguntas cuidadosamente, garantindo que nada seja muito obscuro e que elas tenham a chance de responder tudo. Se você não tem certeza do nível de habilidade, você pode gostar de preparar perguntas fáceis e avançadas, permitindo que você use o que for mais apropriado.

Crianças gostam de recompensas, então certificados (em folha impressa A4, por exemplo) para os vencedores são uma maneira barata e fácil de parabenizá-los. Se puder, prepare certificados participativos também, para que nenhuma criança se sinta de fora. Mencione no início que haverá um teste-desafio e, em seguida, se alguma criança se distrair durante a sessão simplesmente lembrá-los que qualquer coisa que eles aprendem poderia aparecer no quiz, então é melhor prestar atenção.

Obs.: O educador planetarista “Pelé” usa muito esta abordagem em suas apresentações com bastante sucesso em manter uma maior atenção das crianças.

Isso não funciona o tempo todo! Seja Compreensivo

Indivíduos dentro de um grupo de crianças naturalmente variarão muito em habilidade, interesses e estilos de aprendizagem. Isso pode parecer óbvio, mas se você ignorar este fato você vai ficar frustrado com qualquer um que fique por trás das atividades que você estabeleceu. Toda criança terá uma área em que ela é particularmente boa. Se eles tiverem problemas para escrever, então talvez um exercício de desenho sirva melhor. Se isso falhar, talvez eles tenham uma boa postura de fala e possam explicar informações dessa forma. Algumas crianças podem ter necessidades educacionais especiais e exigir muito mais atenção do que outras. Tente obter apoio de especialistas, como o professor regular das crianças, para estarem à disposição se isso for possível. Seja o mais sensível possível para qualquer um que tenha dificuldades. Por exemplo, algumas crianças terão caligrafia difícil de ler. Perguntar “O que isso diz?” pode prejudicar a confiança, então, em vez disso, dizer: “Por que você não lê isso em voz alta para mim?”.

Esteja atento às questões legais

Estas vão variar dependendo do país em que você está trabalhando, mas algumas dicas gerais são aplicáveis a todos. Certifique-se de que você está totalmente segurado, pois isso dará proteção financeira contra quaisquer percalços. Se você está indo para uma instituição como uma escola, então é bem possível que eles tenham seu próprio seguro, mas verifique isso. Organizar o seguro você mesmo pode ser muito caro, e é algo para ter em mente se você provavelmente estará trabalhando em caráter freelancer.

Certifique-se de saber sobre os regulamentos de incêndio e o que fazer em uma emergência. É muito útil (e às vezes legalmente exigido) que alguém geralmente em uma posição de responsabilidade como um professor ou pai esteja presente o tempo todo.

Perceba que você é apreciado

Ao aproveitar o tempo para ajudar a comunicar astronomia às crianças, você não só vai educar, mas também inspirar a próxima geração a se interessar e talvez estudar o Universo em que vivemos. Para comunicadores não acostumados a lidar com faixas etárias mais jovens, pode ser intimidante e difícil, mas você aprenderá novas habilidades e melhorará suas próprias habilidades. Em última análise, as crianças apreciarão muito seus esforços e ganharão muito com a experiência.

Figura 2. Permitir que as crianças trabalhem em grupos é muitas vezes uma abordagem eficaz. Crédito: Lee Pullen.

Figura 3. Que a criatividade floresça! Crédito: Lee Pullen.