Fonte: WIKIPEDIA. Roman Festivals, December, disponível em https://en.wikipedia.org/wiki/Roman_festivals#December .
Capa: Saturnalia de Antoine Callet, 1783. Fotografia. Usuário Themadchopped. In Wikipédia. Licença CC0, Dedicação do Domínio Público.
Onde o Sol estará em Dezembro?
O Sol vai iniciar Dezembro na Constelação de Ofiúco, bem no joelho esquerdo atacado pela garra de Escorpião.
Um eterno conflito entre o médico curador e os animais peçonhentos.
Em meados do mês, dia 15, o Sol já estará passando pelo joelho direito do médico e quase deixando as fronteiras da Constelação de Ofiúco.
No dia 25, Natal, o Sol estará na parte superior do arco do centauro caçador Sagitário.
E o Sol vai terminar o ano de 2021 bem sobre a cabeça do centauro Sagitário, completando mais uma volta sobre a linha Eclíptica Solar (em amarelo).
Dezembro Romano
Dezembro (do latim decem , “dez”) ou mensis Dezembro era originalmente o décimo mês do calendário romano, após novembro ( novem , “nove”) e precedendo Ianuarius, o mês do deus romano das mudanças e transições – Janus. Ele era o deus das portas, representado sempre com duas faces opostas (frente e trás).
Janus; figura de corpo inteiro em vista frontal em uma paisagem, suas duas cabeças de perfil; estando em duas esferas; segurando videira e uma grande chave; ilustração para a edição latina de Sebastian Münster, ‘Cosmographia’, Basileia: Heinrich Petri, 1552. 1550 Xilogravura e impressão tipográfica. Acervo The British Museum. © The Trustees of the British Museum. Licença CC-BY-NC-SA-4.0.
Dezembro continha 29 dias.
Quando o calendário foi reformado para criar um ano de 12 meses começando em Ianuarius, dezembro tornou-se o décimo segundo mês, mas manteve seu nome, assim como os outros meses numerados de Quintilis (julho) a Dezembro. Sua duração foi aumentada para 31 dias com a reforma do Calendário Juliano, organizado pelo sábio Sosígenes de Alexandria, no ano 46 a.C.
Comemorações Romanas de Dezembro
Dia 3: Rituais em homenagem à deusa da castidade, fertilidade feminina, da cura e proteção dos romanos Bona Dea (Boa Deusa). Bona Dea também é chamada de Fauna (por ser filha de Fauno). Os rituais eram apenas para mulheres.
Dia 5, Nonas: um festival campestre para Fauno, deus da floresta, planícies e campos. O festival era realizado pelos pagi , distritos campestres do Império Romano.
Dia 8:
- Festival em homenagem a Tiberinus Pater , deus do Rio Tibre. Tiberius foi adicionado aos 3000 rios, filhos de Oceanus e Tetis.
- Festival em homenagem à deusa Gaia.
Dia 11:
- Agonalia (ou Agonia). Festivais ao longo do ano em homenagem a vários deuses. Agonalia era a terceira Agonia comemorada em 11 de dezembro e dedicada a Sol Indiges de acordo com uma inscrição fragmentada encontrada em Ostia que diz: “Agonind” atesta que este festival foi dedicado ao Sol Indiges, deus Sol original de Roma”.
- Agonalia (ou Agonia). Festivais ao longo do ano em homenagem a vários deuses. Agonalia era a terceira Agonia comemorada em 11 de dezembro e dedicada a Sol Indiges de acordo com uma inscrição fragmentada encontrada em Ostia que diz: “Agonind” atesta que este festival foi dedicado ao Sol Indiges, deus Sol original de Roma”.
- Festival do Septimôncio celebrado pelos montani , residentes das sete (sept-) comunidades associadas às colinas ou picos de Roma (montes) : Oppius , Palatium , Velia , Fagutal , Cermalus, Caelius e Cispius
Dia 12: Cerimônias no Templo de Consus, deus dos grãos, no Aventino.
Dia 13: Ides de Dezembro. (meados de dezembro)
- Dies natalis do Templo de Tellus, dedicado à deusa Tellus Mater (ou Terra Mater), uma deusa da terra.
- Lectisternium , cerimônia propiciatória consistindo em uma refeição oferecida a deuses e deusas. Nesta data era dedicado à deusa da agricultura, culturas de grãos, fertilidade e relações maternais, Ceres. Na ocasião das solenidades, colocavam imagens dos deuses reclinados em sofás, com mesas e pratos diante deles, como se estivessem realmente participando das coisas oferecidas em sacrifício.
Dia 15: Consualia ou Consuales Ludi para Consus, o segundo festival do ano em homenagem ao deus da colheita e armazenagem dos grãos Consus.
Semana de 17 a 23: Festival Saturnália em homenagem ao deus Saturno , com ritual público no dia 17, envolvendo sacrifícios, um banquete público, entrega de presentes, festas contínuas e uma atmosfera de carnaval. Os jogos eram permitidos e os senhores forneciam serviço de mesa para seus escravos, pois era visto como um tempo de liberdade tanto para escravos quanto para libertos. Um costume comum era a eleição de um “Rei das Saturnais“, que daria ordens às pessoas, que deveriam ser seguidas e presidir a folia. O poeta Gaius Valerius Catullusatulo chamou de “o melhor dos dias“.
Dia 18: Festival Eponalia em homenagem a deusa protetora de cavalos, pôneis, burros e mulas e deusa da fertilidade Epona.
Dia 19: Festival Opalia em homenagem à deusa Ops (Opis), divindade da fertilidade e deusa da terra de origem sabina.
Dia 21:
- Festival Divalia em homenagem a deusa da abundância Angerona ;
- O semideus Hércules e a deusa Ceres também receberam um sacrifício.
Dia 22: Dies natalis (aniversário) do Templo dos Lares Permarini (lares que protegiam os marinheiros) no Porticus Minucia.
Dia 23:
Festival Larentalia ;
comemorações pelos templos de Diana e Juno Regina no Circo Flamínio, pelos Tempestades ;
Sigillaria , o último dia da Saturnália, dedicado a presentear.
Dia 25:
- Dies Natalis Solis Invicti (“Aniversário do Sol Invicto“);
- Festival do Solstício de Inverno Brumalia (o encerramento da luz).
Em 2021, na região de Roma, o Sol nasce às 7h29min e se põe às 16h29min, com uma duração de dia claro de 9h e uma noite de 15 horas. E quanto mais ao norte da Europa, maior a duração da noite (fonte Planetário Stellarium).