Efeitos colaterais da AstraZeneca Covid-19

Capa: Visão microscópica de coronavírus que causam a doença COVID-19. Crédito National Institute of Allergy and Infectious Diseases, NIAID. Flickr. 2020. Licença CC-BY-2.0.

Reação? Quando o Sistema Imunológico está entrando em atividade!

As informações aqui resumidas são referentes à vacina AstraZeneca-COVID-19, divulgadas oficialmente pelo Ministério de Saúde Pública da Escócia. Artigo original atualizado em 23 de abril de 2021. Acesse o original aqui.

É normal sentir efeitos colaterais após a vacina. Isso mostra que a vacina está ensinando o sistema imunológico do seu corpo a como se proteger da doença, mas nem todas as pessoas desenvolvem esses sintomas, ou podem desenvolver de modos bem diferenciados.

Temos basicamente 2 grupos de reações:

  • os efeitos colaterais considerados normais, pois não trazem riscos.
  • e as reações alérgicas a produtos da vacina, mais graves.

A maioria dos efeitos da ação do sistema imunológico é leve e de curto prazo

Os efeitos colaterais comuns registrados podem incluir:

  • sensibilidade, inchaço e / ou vermelhidão no local da injeção.
  • dor de cabeça ou dor muscular.
  • dor nas articulações.
  • arrepios.
  • náusea ou vômito.
  • sentir-se cansado.
  • febre (temperatura acima de 37,8 ° C).
  • Outro possível efeito colateral, mais raro é o inchaço das glândulas na axila ou no pescoço, no mesmo lado do braço onde você recebeu a vacina.

Esses efeitos colaterais comuns são muito menos graves do que o desenvolvimento de coronavírus ou complicações associadas ao coronavírus e, geralmente, desaparecem em poucos dias (2 a 3 dias).

Intensidade dos efeitos colaterais

Os casos considerados comuns são efeitos colaterais de intensidade baixa ou moderada. Casos de intensidade forte e que não melhorem com medicamentos de seu uso normal, devem ser examinados por um médico.

Se você se sentir desconfortável, você pode tomar paracetamol. Ou algum medicamento que use normalmente contra a dor e a febre. Mas, certifique-se de tomar paracetamol ou outro medicamento de acordo com as instruções do rótulo ou folheto.

Duração dos efeitos colaterais

Os efeitos costumam durar de 2 a 3 dias. Mas em casos menos frequentes, eles podem durar até cerca de 10 dias. Caso os efeitos durem mais que isso, consulte seu médico.

Se for fazer um exame de mama (mamografia), você deve mencionar que recebeu a vacina ao comparecer.

A vacina contra o coronavírus pode ajudar a impedir que você adoeça gravemente ou morra por causa do coronavírus. Para pessoas com 30 anos ou mais e aquelas com outras condições de saúde, os benefícios da vacinação superam qualquer risco de problemas de coagulação.

Como sei se a febre é um efeito “normal”?

É muito comum desenvolver febre após a vacinação. É o seu próprio Sistema Imunológico entrando em ação. Isso normalmente acontece dentro de 12 a 48 horas após a vacinação e geralmente desaparece dentro de 48 horas – o que dá uma média de 2 dias. Você não precisa se isolar ou marcar um teste, a menos que

  • tenha outros sintomas de coronavírus,
  • se você teve um contato próximo de alguém com teste positivo para coronavírus.
  • você mora com alguém que recentemente testou positivo para coronavírus.
  • você mora com alguém que tem sintomas de coronavírus.

Se a febre começar mais de 48 horas após a vacinação ou durar mais de 48 horas, você deve isolar-se e marcar um teste.

Lembramos que a vacina não provoca a COVID-19 e você pode ter tido contato com o vírus no período próximo da vacina. Especialmente porque a primeira dose não é suficiente para garantir uma imunidade. Deste modo, todos os cuidados de distanciamento, uso de máscara e álcool precisam ser mantidos.

Ficar atento é importante

É importante isolar-se, marcar um teste e consultar um médico se você tiver qualquer um desses sintomas a partir de 4 dias até 4 semanas após a vacinação:

  • uma forte dor de cabeça que não é aliviada com analgésicos ou está piorando.
  • uma dor de cabeça que piora quando você se deita ou se inclina.
  • uma dor de cabeça que é incomum para você e ocorre com visão turva, sensação de enjoo, problemas para falar, fraqueza, sonolência ou convulsões (convulsões).
  • uma erupção que se parece com pequenos hematomas ou sangramento sob a pele.
  • falta de ar, dor no peito, inchaço nas pernas ou dor abdominal (barriga) persistente.

Casos extremamente raros, e com causas ainda duvidosas

No Reino Unido, ocorreram relatos de coágulos sanguíneos, mas em casos muito, muito raros – estatisticamente falando. Os pesquisadores estão realizando uma revisão detalhada dos relatos de um problema muito raro de coagulação do sangue que afeta um número muito reduzido de pessoas que receberam a vacina Oxford / AstraZeneca.

E, como o problema também pode ocorrer em pessoas que não foram vacinadas, ainda não está claro o motivo de ter afetado algumas pessoas.

Os estudos já realizados indicam que esse efeito da vacina é muito, muito menor – por exemplo – do que o risco de mulheres que tomam anticoncepcionais desenvolverem coágulos sanguíneos.

Quando não tomar a vacina?

Existem muito poucas pessoas que não podem tomar a vacina contra o coronavírus. E temos 3 casos muito específicos:

  • Reação anafilática (alérgica grave) a algum componente da vacina: Se alguma vez teve uma reação alérgica grave a qualquer uma das substâncias ativas ou a qualquer um de seus outros componentes. Os sinais de uma reação alérgica podem incluir erupção cutânea com comichão, falta de ar e inchaço da face ou da língua. Contate o seu médico ou profissional de saúde imediatamente ou dirija-se imediatamente ao pronto-socorro do hospital mais próximo se tiver uma reação alérgica. Pode ser fatal.
  • Reação alérgica em uma dose anterior da vacina. Se alguma vez teve um grande coágulo sanguíneo ocorrendo ao mesmo tempo que tinha baixos níveis de plaquetas após receber qualquer vacina COVID-19.
  • Se você já teve uma condição conhecida como trombocitopenia induzida por heparina e trombose (HITT ou HIT tipo 2).

Quais os componentes da vacina contra a COVID-19?

O que contém a vacina COVID-19 AstraZeneca, afinal? Uma dose (0,5 ml) da vacina contém:

Vacina COVID 19

(ChAdOx1-S recombinante) : 5 × 10 ^ 10 partículas virais.

O vetor é um adenovírus de chimpanzé de replicação recombinante deficiente que codifica a glicoproteína SARS-CoV 2 Spike. O  adenovírus de chimpanzé é modificado para evitar sua replicação.

Produzido em Células HEK-293 de rim embrionário humano geneticamente modificado (cultivadas em vitro). Este produto contém organismos geneticamente modificados (OGM).

Células HEK 293 cultivadas em meio de cultura de tecidos. Crédito GerryShaw. Acervo de EnCor Biotechnology, 2013.
In Wikimedia Commons, Licença CC-BY-SA-3.0.

Outros componentes:

  • L-histidina.
  • Monohidrato de cloridrato de L-histidina.
  • Cloreto de magnésio hexahidratado.
  • Polissorbato 80.
  • Etanol.
  • Sacarose.
  • Cloreto de Sódio.
  • Edetato dissódico dihidratado.
  • Água para injetáveis.

Listagem original, acesse aqui.

Eu continuo espalhando o vírus, mesmo vacinado?

Ainda é necessário mais pesquisas sobre isso, mas a propagação por contato continua.

Deste modo, continue a seguir as orientações básicas para ajudar a conter a propagação do vírus.

  • Usar coberturas faciais (nariz e boca).
  • Evitar aglomerações.
  • Limpar as mãos e superfícies regularmente.
  • Manter a distância de dois metros.
  • Isolar-se e marcar um teste se tiver sintomas.

Os efeitos colaterais nos “jovens” GenXers!

A vacinação em alguns países já chegou à Geração X, grupo de pessoas entre os 30 e 50 anos. E têm sido relatados uma incidência maior dos efeitos colaterais normais neste grupo mais jovem.

Pessoas nessa faixa etária têm sistemas imunológicos mais ágeis do que o grupos iniciais acima de 50 anos e tendem a ter mais efeitos colaterais com as vacinas. Embora isso possa ser desagradável, experimentar pequenos efeitos colaterais pós-vacinação é, na verdade, um bom sinal. Isso significa que o sistema imunológico está se acelerando e construindo anticorpos contra o vírus que causa o COVID-19.

Entretanto, os efeitos listados acima no “Fique atento” devem ser investigados. E qualquer sintoma que você considere muito intenso e prolongado, deve ser acompanhado por um médico para esclarecer a sua causa para que ele possa orientar o tratamento adequado.

Efeitos Colaterais de Outras Vacinas SARS-CoV-2

Efeitos colaterais da vacina Pfizer / BioNTech. Uma lista completa dos efeitos colaterais comuns da vacina Pfizer / BioNTech está disponível no GOV.UK, clique aqui.

Efeitos colaterais da vacina Moderna. Uma lista completa dos efeitos colaterais comuns da vacina Moderna está disponível em GOV.UK, clique aqui.

172 Comments on “Efeitos colaterais da AstraZeneca Covid-19”

  1. No dia que fui vacina senti muita tontura e náusea, no dia seguinte fortes dores de cabeça e nas articulações, e hoje, no terceiro dia estou sentindo muitta dor no local da injeção que está irradiando para parte detrás do braço , subindo para o pescoço e a face causando formigamento e muito mal estar

  2. Como indicamos na postagem, efeitos desse tipo especialmente na faixa etária mais jovem (abaixo de 50) podem ser mais intensos e duradouros. Entretanto, a média é durarem de 2 dias para a grande maioria ou até 4 dias para um número menor. Para além de 4 dias, chegando a 10 ocorre apenas em casos muito raros. A tendência é eles cessarem até o quarto dia. Recomendamos que caso os sintomas persistam ou não estejam sendo controlados com medicação para dores de cabeça e dor no corpo, procure uma orientação médica. É recomendável também preencher a pesquisa sobre reações que a Fiocruz disponibilizou para que possa colaborar com a pesquisa que continuará monitorando a vacinação nos próximos anos. A tendência na segunda dose é serem ainda mais fracos. Minha mãe de 80 anos deve febre 2 dias na primeira dose, e nada na segunda.

  3. Boa noite.
    Sou Luis Fernando, tenho 46 anos e tomei a vacina FIOCRUZ ASTRAZENECA no sábado. Na quarta-feira a tarde começaram uns sintomas de espirros e na quinta-feira de manhã a garganta estava irritada, corrida, leve dor de cabeça e espirros. Já passaram dois dias e continuo com esses sintomas.
    Esses sintomas podem ser reação da vacina?
    Estou com gripe?
    Preciso consultar um médico?
    Obrigado

  4. Comum (pode afetar até 1 em cada 10 pessoas):
    – Um caroço no local da injeção; – Febre; – Enjoos (vômitos), – Sintomas semelhantes aos de um resfriado como febre alta, dor de garganta, coriza (nariz escorrendo), tosse e calafrios. Os efeitos colaterais da ASTRAZENECA duram de dois (mais frequente) a quatro dias (menos frequente). Como estamos caminhando para o inverno com uma frequencia maior de gripes e resfriados, pode ser difícil identificar se é efeito colateral ou gripe. Sugerimos procurar um médico, caso os sintomas permaneçam para ele poder diagnosticar e orientar o tratamento. E lembramos a importância da 2a. dose para garantir uma imunização. Todos os cuidados (máscaras, etc.) devem ser mantidos. A informação acima está disponível no site da FIOCRUZ: https://portal.fiocruz.br/pergunta/qual-o-procedimento-deve-ser-seguido-por-quem-deseja-relatar-um-evento-adverso-apos-0

  5. Ainda estou com 1 dia que tomei a vacina, pouquíssimo tempo após tomar, senti incômodo nos olhos e logo após dor de cabeça, estou com moleza no corpo, o local onde foi aplicada a vacina está dolorida, e estou com enjôo, Será que posso tomar bromoprida?

  6. Não podemos recomendar o uso de medicamentos, é uma atribuição médica. Sugerimos verificar com um médico para que ele possa acompanhar o seu enjoo e identificar sua causa. Com exceção do “incômodo nos olhos”, os sintomas relatados estão dentro dos efeitos colaterais muito comuns. “Muito comum (pode afetar mais de 1 em cada 10 pessoas) que perduram de 2 (maioria dos casos) a 4 dias (casos mais raros).
    – Sensibilidade, dor, sensação de calor, vermelhidão, coceira, inchaço ou hematoma (manchas roxas) onde a injeção é administrada
    – Sensação de indisposição de forma geral, – Sensação de cansaço (fadiga), – Calafrio ou sensação febril, – Dor de cabeça, – Enjoos (náusea), – Dor nas articulação ou dor muscular” fonte FIOCRUZ.

  7. Tomei a vacina por volta de 11:30 a noite estava uma marquinha roxa e começou a incomodar no local da aplicação mas por volta de 01:00 da manhã acordei c tanta dor no braço q parecia está arrancando a pele, não conseguia encontar nada, até minha blusa tive q tirar, uma dor de cabeça que me fazia ânsia de vômito. A dor insuportável durou 1 dia mesmo eu tomando tds os remédios q consegui comprar sem receita, depois amenizou. Hj tem 5 dias da minha primeira dose, só não pode encostar e mover o braço p trás ou deitar sobre ele… Já imagino a segunda dose!!

  8. Bom dia, tenho 21 anos e sou da área da saúde. Tomei a vacina Astrazeneca na quinta feira, dia 03/06, senti os sintomas comuns no primeiro e segundo dia, hoje estou no quarto dia e sinto uma sensação estranha na cabeça, como se fosse uma pressão, também sinto dor em cima dos olhos, estou bem preocupada pois entrei em contato com a UBS do município e eles não sabem me informar se isso é normal ou não.

  9. Vacinei na sexta e me senti mal no sábado. Dor no corpo, enjôo, muita fraqueza, calafrios e muuuuiita diarréia. O q me preocupa, no entanto, é que venho sentindo dores abdominais intensas. Hj, terça feira, elas estão brandas. Diminuindo. No 4 dia. Normal?

  10. Boa noite!Tomei a vacina astrazeneca, não senti nada nos 3 primeiros dias,mas a partir do quarto dia comecei a sentir uma dor e estufamento abdominal que persiste há 3 dias.Estou preocupada!

  11. Tem 21 dias que tomei a primeira dose da AstraZeneca, nos primeiros 3 dias senti muito frio, calafrios, dores de cabeça e no corpo, até um pouco de cansaço, mas agora depois de muitos dias, vejo que minhas dores articulares e musculares aumentaram muito, como se eu estivesse com sequelas da covid. Sendo que estamos em junho de 2021 e tive covid19 em abril de 2020, quase ano e meio. Logo, pressuponho que minhas dores sejam efeitos colaterais da vacina. Confesso que estou temerosa de tomara segunda dose que está agendada para agosto.

  12. 41 anos. Tomei Aztra no sábado de manhã. Domingo foi normal, braço dolorido só no local da injeção. Segunda feira estava vermelho claro, um circulo de 10cm de diâmetro como se fosse uma alergia sem erupção, pele lisa, sem coçar. Terça feira, continua vermelho claro, mas agora este círculo está duro. A dor diminuiu pela metade (mas nunca encomodou nem mesmo no 1° dia). Nada de febre, nem nenhum sintoma. A sensação é de já estar imune, as vezes levando ao descuido. Estou me policiando para continuar me cuidando igual antes da vacina. Sim, muda seu psicológico pra uma sensação boa, de poder desfrutar de mais liberdade. Mas se cuidem até mesmo após a segunda dose que é dps de 2 meses.

  13. Tomei a astrazenica e com 2 dias minha lingua ficou inchada.. Com. Marcas dos dentes nos lados e ardendo, saliva grossa.. Isso e normal, reação da vacina?

  14. Tenho 31 anos, diabética, insulino-dependente há 17 anos. Tomei a vacina no sábado e senti febre, dores no corpo, calafrios, espasmos musculares, dor de cabeça, dor no braço e náusea, no sábado e domingo. Desde ontem, segunda-feira, tô sentindo tremores, cansaço, visão embaçada, sensação de engasgo e um certo desconforto pra respirar. Eu tomei a vacina da Fiocruz AstraZeneca.

  15. Inchaço de língua não faz parte dos registros de efeitos colaterais. Sugerimos encaminhar a questão à Fiocruz que está registrando as ocorrências enviadas e registrar o seu caso para investigação. Mas em nenhuma pesquisa divulgada esse tipo de reação foi relatado.
    Perguntas e respostas
    Fiocruz COVID19

  16. Os primeiros sintomas são reações já registradas de efeitos colaterais. O desconforto em respirar deve ser monitorado com orientação médica.
    Indicamos o registro do conjunto de reações à Fiocruz que está monitorando os relatos de efeitos colaterais.
    Perguntas e respostas
    E Fale com Fiocruz

  17. A 1a. dose não é garantia de imunização. É necessário as 2 doses e alguns dias depois das doses tomadas. Por isso, nem pensar em descuidar. Máscaras, álcool gel e distanciamento devem ser mantidos. A vacinação é fundamental, mas não podemos descuidar. Um abraço! E SE CUIDE!

  18. É impossível pegar COVID com a vacina pois a AstraZeneca possui apenas uma das centenas de proteínas diferentes necessárias para criar e duplicar vírus e gerar a COVID. E você informou já ter tido a doença. As dores musculares associadas à vacina normalmente são na área da injeção. É importante investigar a origem das dores musculares e articulações com um médico. Ele poderá ajudar a identificar o problema. Os efeitos colaterais duram no máximo 10 dias em casos raros. Caso o médico confirme alguma suspeita, você deve relatar esse caso à Fiocruz pois é bastante incomum efeitos colaterais permanecerem após 21 dias. Mas cada caso deve ser investigado.
    E você poderá ficar mais tranquila em relação à segunda dose necessária para garantir uma imunidade.


    Portal COVID19

  19. Segundo a lista de efeitos colaterais registrada pela AstraZeneca, caso os sintomas de falta de ar, dor no peito, inchaço nas pernas ou dor abdominal (barriga) persistente ocorram de 4 dias à 4 semanas após a vacina, é aconselhável uma consulta médica para avaliar a origem do problema e realização de um teste.

  20. É necessário cuidar da DESIDRATAÇÃO que pode ocorrer devido à forte diarreia. E no caso da persistência de dores abdominais a AstraZeneca aconselha procurar um médico para avaliar melhor o problema.

  21. A ASTRAZENECA recomenda que:
    Se você tiver qualquer um desses sintomas a partir de 4 dias até 4 semanas após a vacinação:
    uma forte dor de cabeça que não é aliviada com analgésicos ou está piorando.
    uma dor de cabeça que piora quando você se deita ou se inclina.
    uma dor de cabeça que é incomum para você e ocorre com visão turva, sensação de enjoo, problemas para falar, fraqueza, sonolência ou convulsões (convulsões).
    uma erupção que se parece com pequenos hematomas ou sangramento sob a pele.
    falta de ar, dor no peito, inchaço nas pernas ou dor abdominal (barriga) persistente.
    É importante isolar-se, marcar um teste e consultar um médico.

  22. Boa tarde! Tomei a primeira dose da AstraZeneca ontem. Após umas 10 horas, comecei a sentir calafrios, febre, dor no corpo e articulações. Vejo pela reportagem que é comum. O que está me preocupando que hoje, um dia após, continuo sentindo os mesmos sintomas mas acrescentado de uma intensa dor no peito. Não sei o que fazer.

  23. Esperamos que o efeito tenha desaparecido. Caso permaneçam é aconselhável procurar um médico pois os efeitos duram em média de 2 a 4 dias, podendo variar um pouco de pessoa a pessoa, mas não de modo persistente e permanente. Efeitos com longa duração necessitam de acompanhamento médico para investigar melhor a situação. A segunda dose é importante para garantir o efeito da vacina e não ficar desprotegido, mas é importante garantir que os efeitos da primeira tenham sido avaliados por um médico, especialmente se eles permanecem períodos prolongados. Nos idosos, os efeitos tendem a ser bem mais fracos, mas em pessoas com sistema imune mais jovem e mais ativo, eles podem ser mais fortes, mas nunca duradouros.

  24. A ASTRAZENECA recomenda que:
    Se você tiver qualquer um desses sintomas a partir de 4 dias até 4 semanas após a vacinação:
    uma forte dor de cabeça que não é aliviada com analgésicos ou está piorando.
    uma dor de cabeça que piora quando você se deita ou se inclina.
    uma dor de cabeça que é incomum para você e ocorre com visão turva, sensação de enjoo, problemas para falar, fraqueza, sonolência ou convulsões (convulsões).
    uma erupção que se parece com pequenos hematomas ou sangramento sob a pele.
    falta de ar, dor no peito, inchaço nas pernas ou dor abdominal (barriga) persistente.

    No seu relato você está indicando uma dor no peito intensa. É necessário monitorar se esses efeitos são PERSISTENTES pois os efeitos considerados normais não são persistentes. Caso os sintomas não tenham reduzido de intensidade ou desaparecido, a Astrazeneca recomenda consultar um médico para avaliar.
    E é importante relatar o caso à Fiocruz para colaborar com a pesquisa de efeitos em grande massa.
    https://portal.fiocruz.br/fale-conosco

  25. No mesmo dia após a aplicação da Astrazeneca senti dor no local da aplicação. Um sintoma que não sabia estar associado me deixou muito preocupada. Senti alteração nas mamas, nos tecidos abaixo que confundiam com dor no peito. No braço correspondente à vacina tive quase uma incapacidade para movimentar e, como fiz uma cirurgia para retirada de nódulo há um ano fiquei muito preocupada. Depois li que são os linfonodos que incham e podem até dar falso positivo na mamografia. Ainda bem que esperei mais um tempo (uns 10 dias) e a dor desapareceu. Acho importante as mulheres saberem desse sintoma pois a preocupação com cancer de mama pode ser amenizada.

  26. Tomei a vacina hj e senti dor de cabeça, febre e fadiga, de diferente um inchaço no olho do mesmo lado que da vacina, é normal? Tenho alergia a dipirona, ibuprofeno, as e Sonrisal

  27. Oi tomei a vacina astrazenica dia 3 de junho , de 2 dias pra cá comecei a sentir fraqueza e tremores sempre q acordo . Quando eu levanto e movimento melhora , mas quando deito volto a sentir fraqueza novamente estou preocupado se pode ser por causa da vacina. Será q devo procurar o médico .

  28. Oi tomei a vacina astrazenica dia 3 de junho , de 2 dias pra cá comecei a sentir fraqueza e tremores sempre q acordo . Quando eu levanto e movimento melhora , mas quando deito volto a sentir fraqueza novamente estou preocupado se pode ser por causa da vacina. Será q devo procurar o médico

  29. Bom dia ainda estou acordado e um pouco preocupado tenho 45 anos e tomei a vacina astrazenic a umas 60 horas senti alguns efeitos colaterais como dor de cabeça e no local da vacina e o que está mais me incomodando é a íngua que inflamou na axila do lado em que tomei a vacina e também a íngua no maxilar do mesmo lado da vacina queria saber se é comum ou terei que procurar um médico .

  30. Meu nome é Carol, tomei a vacina na terça feira 08/06 , tenho 28 anos e sou hipertensa.
    Estou com muita dor no peito, fadiga, minhas mãos estão tremendo muito, e também pernas e braços adormecem muito fácil, estou tendo muita caibra nas mão e dor no corpo.
    Isso faz parte da vacina?
    Nao sei oque fazer, estou meio preocupada, pois é uma sensação bem ruim.

  31. Estou fazendo 15 dias hoje quê tomei a vacina. Ontem comecei a sentir dor na garganta e tive febre. Isso pode ser reação da vacina

  32. os efeitos mais comuns são nos dias seguintes, alguns efeitos menos comuns podem se dar num intervalo de até 4 semanas em casos raros listados na matéria. Os que voce indicou podem ter diferentes causas especialmente num período de frio e chuvas com gripes e resfriados. Recomendamos acompanhamento e caso se tornem prolongados e permanentes a recomendaçao é procurar apoio médico.

  33. a ingua e menos comum mas faz parte dos efeitos. Caso os sintomas não reduzam de intensidade ou desaparecam como é o considerado normal, deve-se procurar medico

  34. em relacao a visao o inchaco de olho nao e comum, é bom verificar com um médico. quanto a febre e dor para pessoas alérgicas a recomendacao é tomar os medicamentos para febre e dor que seus médicos já recomendam normalmente.

  35. Se os sintomas não reduzirem de intensidade ou desaparecerem, recomenda-se procurar um médico. Como você comenta que eles estão intensos (tremendo muito) é aconselhavel buscar apoio médico para avaliar. todos os sintomas fazem parte dos relatos das pesquisas especialmente em grupos etários mais jovens como o seu caso na faixa de 20 a 30. Mas em todos os casos, o considerado normal é que não sejam duradouros e com tendência a reduzir a intensidade. Casos prolongados e intensos, a melhor garantia de tranquilidade é acompanhamento médico para orientacao. Lembramos também a importância de relatar esses casos no site da Fiocruz para contribuir com a pesquisa.

  36. Olá, tomei a astrazenica ontem, hoje ao evacuar havia uns pontinhos tipo sangue vermelho escuro nas fezes e no papel higiênico também ficou com uma espécie de muco vermelho escuro, pouco, mas fiquei pensativa…. sinto dores abdominais, mas suaves… gostaria da sua opinião. Muito obrigada!

  37. Ola tenho 41 anos. Tomei a Astrazeneca sexta feira e tive muitos efeitos adversos, incluindo febre 39 graus, usei analgesico e hoje , 2 dias depois estou com dores e dor ao movimentar os olhos tambem. A febre ainda nao voltou… mas é traumatica essa vacina. Ja relatei à fiocruz.

  38. Eu tomei a Astrazeneca .. e na madrugada tive diversas reacos. Desmaio pressao baixa, minhas pernas congelaramm doiaaa demaiss e o resto do corpo com febre muitoo alta. Dor de cabeca nos olhos no peito . e hoje mais de 10 dias depois fui no médico por grande dor no peito, fizeram eletro e raio x porem nao constou nada, e no momento estou ficando febril .sinto dor tbm ao abaixar a cabeça no tronco pulmonar ou no coração algo assim. Estou preocupado, meus pais estao internados em estado grave do covid. Porem os sintomas meus vieram apenas da vacinação , logo apos a aplicação. nao sei o que fazer.

  39. Tomei ontem a vacina AstraZeneca e estou sentindo um desconforto abdominal deve procurar um médico ou é normal??

  40. Em 12.05, 5 dias após tomar a vacina, percebi um caroço no pescoço, do mesmo lado que tomei a vacina. Como tive uma mastite neste mesmo lado no meio do mês  de abril, amamentando o bebê que, neste período, tinha 5 meses, procurei o mastologista, em 18.05, achando ter alguma relação. O mesmo me informou não haver relação e, procedendo no mesmo dia com os exames de mamografia e ultrassom mamária, axilar e cervical, confirmou a presença de um nódulo de 0,7 cm, marcadamente hipoecoico, ovoide, com centro ecogênico, de contornos regulares e limites bem definidos, sugestivo de linfonodo atípico. Fui orientada a retornar em 4 semanas para outra avaliação. Muito nervosa, já no dia 1o.06 procurei um cirurgião de cabeça e  pescoço que, no exame clínico, disse não ver motivos para uma preocupação maior. Orientou-me a ficar mais tranquila e esperar mais tempo para retornar, dando-me o prazo de até  03 meses, visto que aquela corrida a médicos e exames estava me deixando com a ansiedade bastante atenuada, uma vez que já há cerca de 02 anos tive o diagnóstico de transtorno de ansiedade generalizada, fazendo uso desde então de Assert 50mg, inclusive durante toda a gestação, ocorrida entre março e novembro de 2020. Já são 30 dias desde que eu percebi esse nódulo. Na região em que o mesmo se encontra nota-se, pelo apalpar, um leve inchaço.  Não tenho outros sintonas, a nao ser os da ansiedade, que já são bastante incapacitantes.  Gostaria de receber orientações sobre esse quadro como possível efeito incomum da vacina e sobre o tempo que pode levar para o desaparecimento do mesmo. Também sobre possível medida médica a ser procurada se as aqui relatadas estiverem insuficientes.

  41. Boa noite. Tomei a vacina já tem uma semana, tenho 40 anos , estou com um enjoo que não passa por nada até hoje. É normal?

  42. 43 anos , tomei astrazeneca as 10 horas da manhã. São 22 horas e até agora não senti nada. Se sentir algo, volto p contar.

  43. Hoje no 3o dia fiz um hemograma e meu leucograma foi muito afetado. Leucócitos em 1800…… linfocitose, vou ter que ir em um hematologista urgentemente… nao sei o que é isso,sera que posso desenvolver o virus com uma 2a dose? Vai acabar com a imunidade???? Isso parece absurdo, mas é meu hemograma no 3o dia.

  44. Tomei a primeira dose da vacina astrazenica no dia 8/06/2021
    tenho 56 anos, no outro dia já senti uma dor de cabeça muito forte, dor nas vistas dor abdominal do lado direito parecendo que era no rim, ésses sintomas ficou por três dias, no quarto dia só permaneceu as dores no abdômen muito forte com muita frequência, parecendo que era no rim. estou preocupado porque só tenho um rim e não sei o que fazer espero que vocês possa mim tranquilizar.

  45. Boa tarde!
    Meu marido tem 53 anos,ontem ele tomou Astraxeneca…teve febre porém a mesma passou,agora ele está com fortes dores de cabeça e abdominal e as vezes pontadas no peito e toda vez que levanta sente tontura. Estou muito preocupada!

  46. TOMEI A VACINA NO DIA 31/05 PELA MANHÃ, TIVE REAÇÕES A NOITE… CALAFRIOS, UM POUCO DE FEBRE, DOR NO BRAÇO EM QUE TOMEI A VACINA, DOR NA
    PANTURRILHA, COMO SE TIVESSE TOMADO UMA SURRA. TAMBÉM TIVE DOR NAS COSTAS, DEPOIS QUE TOMEI 40 GOTAS DE DIPIRONA OS EFEITOS DESAPARECERAM… PORÉM ESSA SEMANA, NO DIA 13, COMECEI A SENTIR AS DORES NAS PANTURRILHA NOVAMENTE… VEJAM, 13 DIAS DEPOIS E DOR NA PANTURRILHA VOLTOU E TAMBÉM TIVE SINTOMAS GRIPAIS, GARGANTA RASPANDO, NARIZ ESCORRENDO, DOR DE CABEÇA E FADIGA…. PODE SER O EFEITO DA VACINA AINDA ?

  47. Boa tarde!
    Me chamo Eliane, tenho 56 anos.
    No dia 09/06( 13:00h) tomei a primeira dose da Astrazeneca. Quando foi por volta das 22:00 começaram os sintomas, febre, muita dor no corpo, enjôo, dor de estômago, tontura… Tudo isso durou 48horas. De domingo para cá estou tendo tontura. Gostaria de saber se é normal.
    Desde já, muito obrigada.

  48. Boa noite, eu tomei dia 01/06 e 15 dias depois ainda estou com o caroço grande na região da aplicação. Devo procurar médico?

  49. Oi, tomei a vacina tem dois dias e não tive febre nem calafrios. Só estou com dor no braço da aplicação. É normal não sentir “nada”?

  50. Tomei a Astra Zeneca dia 15 e dia 16 amanheci com os olhos inchados. Não parece ser uma reação comum, pelo que já li.

  51. Fui vacinada com a aztraseneca, e no 1 e 2 dia senti algumas reações (dor muito forte na cabeça e no corpo, moleza e cansaço). E após 4 dias da vacina testei positivo pra Covid.

    Estar infectada após a vacina, é possível ?

    Ou eu tive uma reação a vacina e fez eu testar positivo, por conta dos anticorpos? Existe essa possibilidade?

  52. A vacina não provoca a COVID. pois contém apenas uma proteína do vírus e não o vírus. O mais provável é você ter tido algum contato com o vírus no período próximo à vacina. É importante acompanhamento médico (já que testou positivo) e talvez refazer o teste para comprovar. E lembrar, que a primeira vacina não imuniza especialmente em tão poucos dias. É necessário a 2a. dose. Esperamos que tenha uma boa recuperação.

  53. É um sintoma que não aparece na listagem da AstraZeneca. Eles listam uma visão turva associada à dor de cabeça. Mas existem alguns relatos sem comprovação de estar associada à vacina. É aconselhável verificar a situação dos olhos e relatar à Fiocruz, para registro de possíveis reações. (Vide links na matéria).

  54. Sim, muitas pessoas não sentem nada. Acaba provocando uma emoção estranha como se não tivesse tomado nada, mas é comum. Por exemplo, na maioria dos idosos os efeitos são bem mais fracos (minha mãe de 81 anos só teve um pouco de febre que passou com dipirona na primeira dose e não teve nada na segunda). Eu tive dois dias de febre branda mas também passando com dipirona. Se você observou bem a aplicação da vacina, não precisa de preocupar. Mantenha os cuidados necessários (máscara, alcool, etc…) e aguarde a 2a. dose.

  55. Se o único sintoma é o caroço, não é motivo de preocupação. O caroço duro é comum na Coronavac, faz parte de seus efeitos colaterais e os 15 dias está dentro do período de ocorrência, mas a tendência é reduzir. Caso persista, é aconselhável ver um médico para que possa receber alguma orientação para desinchar, ou verificar o que ocorreu.

  56. Desculpe-nos a demora em responder, tivemos problemas em nosso site e só agora estamos conseguindo responder aos comentários.
    Sim, a tontura faz parte dos efeitos menos comuns: Hematoma no local, vômitos, febre, espirros, tontura, vertigem, dor abdominal, sonolência etc.
    Como já se passaram 7 dias, esperamos que o efeito já tenha passado. Caso contrário, a recomendação é procurar um acompanhamento médico para orientação quanto à medicação e cuidados.

  57. Desculpe a demora, tivemos um problema de acesso ao nosso site e só conseguimos resolver hoje. É bastante incomum (mas não impossível) esses efeitos perdurarem um período maior que 15 dias. Entretanto, como são muito parecidos com uma gripe comum é impossível avaliar sem um exame médico. Se os efeitos não passaram, para maior conforto é recomendável procurar um médico pois pode ser um efeito tardio, gripe ou até ambos. Esperamos que já tenham passado.

  58. Tudo que você listou faz parte dos efeitos conhecidos da vacina (apesar de menos comuns). Ele deve ficar em repouso, e caso os efeitos não tenham reduzido com tendência a desaparecer, é aconselhável buscar um médico para orientação quanto à medicação ou cuidados para garantir um maior conforto. A tendência desses efeitos tem sido reduzir e desaparecer.

  59. Desculpe a demora em responder, tivemos problemas de acesso ao nosso site e só conseguimos resolver hoje. Como tranquilização, os efeitos que você listou são conhecidos e registrados nas pesquisas. sendo considerados “menos comuns”. Mas como a sua situação é bem específica (apenas um rim), e você indica que eles estão bem intensos e frequentes, caso eles não tenham reduzido com tendência a desaparecer, aconselhamos acompanhamento médico para verificar se está tudo normal com o seu rim e poder realmente te tranquilizar. (já vimos em sua outra mensagem que foi a Astrazeneca). Esperamos que esteja bem melhor.

  60. Desculpe a demora em responder, mas tivemos um problema de acesso ao site e só conseguimos resolver hoje. A vacina Astrazeneca possui apenas uma proteína do vírus e não o vírus inteiro. Portanto é impossível desenvolver o vírus (seria necessário que a vacina contivesse todo o vírus para que ele fosse replicado no organismo). Portanto, não há condições de criar o vírus nem com uma nem com duas doses, seria como fazer um bolo com apenas o açucar (falta os outros ingredientes para o vírus). Mas como o seu hemograma mostra resultados anormais, é importante acompanhamento médico para investigar a situação.

  61. OLá! Se uma pessoa não apresentou nenhum sintoma ao tomar a 1ª dose da vacina (FIOCRUZ), ela pode ter sintomas ao tomar a 2ª dose?
    Obrigada!

  62. As vacinas possuem uma lista de efeitos que são classificados como comuns, incomuns e raros.
    O enjoo faz parte dos comuns e incomuns. Os sintomas comuns e incomuns duram de 2 a 4 dias na grande maioria das pessoas. Mas podem chegar até 10 dias em casos mais incomuns. Você hoje está completando quase 10 dias. Caso não tenham desaparecido, é aconselhável buscar um médico que vai poder orientar e acompanhar o sintoma e orientar quanto à medicação e cuidados.

  63. Desculpe a demora em responder, tivemos problema de acesso ao nosso site e só resolvemos hoje. Seu caso é bem específico. Sugerimos você encaminhar a sua pergunta ao site de monitoramento da Fiocruz para registro do caso. Eles estarão melhor capacitados para orientar corretamente. A vacina pode provocar ingua (minha cunhada teve na axila no braço da vacina, mas voltou ao normal em poucos dias). A vacina pode provocar ingua nas axilas (mais comum) e pescoço, mas a tendência é desaparecerem após alguns dias. Como no seu caso, elas estão há um período prolongado, os médicos poderão aconselhar qual a melhor medida para garantir a redução do inchaço.

  64. Desculpe a demora em responder, tivemos problema de acesso ao nosso site e só resolvemos hoje. Esse efeito colateral pode ocorrer, sendo considerado de comum a incomum. Já fazem 3 dias de seu relato, esperamos que ele tenha reduzido ou desaparecido que o padrão de um efeito considerado normal. Caso eles ainda persistam ou estejam intensos, é aconselhável buscar um médico para acompanhar. Esperamos que já tenha se recuperado. E indicamos registrar o efeito no site da Fiocruz para ajudar a pesquisa da aplicação em grande massa da população e poder colaborar para melhorar os procedimentos e à criação de orientações específicas para cada um desses efeitos.

  65. Tomei AstraZeneca na terça feira ..hj já está com 9 dias que tomei..tive reação no outro dia ..dor de cabeça..mal estar..moleza..vômito..e o braço dolorido..fiquei por 3 dias assim mal..porem o mal estar conticontínua acompanhada de dor de cabeça..tomo paracetamol ela passa ma a depois volta..estou preocupada pq eu tomo anticoncepcional por 6 anos consecutivos..estou com medo..me ajuda

  66. Desculpe a demora em responder, tivemos problema de acesso ao nosso site e só conseguimos resolver hoje. Todos os efeitos que você listou estão registrados como efeitos comuns e incomuns. O seu caso acaba caindo no incomum pro raro pois foram muitos efeitos ao mesmo tempo e intensos. Como você relata casos de Covid em família, pode ocorrer de você ter tido contato com o vírus no período da vacinação. A primeira dose não é suficiente para imunizar. Se os sintomas não reduziram ou desapareceram, sugerimos que faça o teste da COVID, caso não tenha feito em sua ida ao médico e continue monitorando. Como o eletro e o raio X (fizeram do pulmão também?) não constou nada – isso já é um bom sinal. O pulmão estar saudável é um sinal muito positivo. Esperamos que os efeitos tenham passado.

  67. Sim, a Astrazeneca pode provocar reações mais intensas na faixa etária de 30 a 50 anos. Felizmente no grupo de idosos os efeitos são bem fracos. O seu relato à Fiocruz é super importante para o aprimoramento da aplicação da vacina. Nos testes, ela foi eficiente por não provocar nenhum caso grave, mas os efeitos são bastante diversos – indo desde pessoas que não tem absolutamente nada até casos de pessoas que apresentam vários dos efeitos registrados (casos mais incomuns e raros). Em minha família, cada um foi um caso. Minha mãe (81 anos) apenas febre 1 dia, eu (57 anos) febre 2 dias – casos que considero “ideais” – uma reação leve do Sistema Imunológico à vacina. Até casos de calafrios, ingua, etc.. e situação de dores mais intensas (faixa de 40 anos), mas todos passaram em poucos dias.

  68. Sim, é um dos efeitos que se espera desapareça em alguns dias. E, realmente, na intensa maioria dos casos é um desconforto que nos deixa feliz frente à possibilidade trágica da doença. A doença é uma tragédia que vai chegando bem perto de todos nós, com idosos e jovens queridos e próximos morrendo.

  69. Desculpe a demora em responder, tivemos problema de acesso ao nosso site e só conseguimos resolver hoje. As dores abdominais são um dos efeitos colaterais como a diarreia. O sangramento nas fezes não é citado na lista de casos, portanto merece um acompanhamento médico pois pode ser uma combinação com alguma situação já existente no sistema digestivo. É importante relatar à pesquisa da Fiocruz (vide links na matéria) para que possam registrar e verificar. Esperamos que como a maioria dos efeitos, já tenha desaparecido.

  70. A tendência é não, mas cada pessoa é uma reação diferente. O que podemos afirmar é que a grande maioria das pessoas tende a ter efeito menor ou nenhum na segunda dose. Por exemplo, minha mãe (81 anos) teve febre 1 noite na primeira dose e nada na segunda – um exemplo da tendência. Não temos tido relatos de uma reação na segunda dose, sem ocorrência na primeira. Mas só poderemos afirmar isso com mais segurança quando tivermos a maioria da população vacinada.

  71. Os efeitos na maioria das pessoas ocorrem de 2 a 4 dias, o que é considerado comum.
    Casos incomuns podem se estender até 10 a 15 dias.
    E casos raros podem ocorrer em períodos maiores. Mas sempre com a tendência de irem reduzindo de intensidade.
    Caso estejam permanecendo, recomenda-se buscar um acompanhamento médico para tratar esses efeitos.

    Quanto ao anticoncepcional, temos a seguinte estatística que ajuda a compreender os riscos;
    O cigarro: Em 1.000.000 pessoas que fumam, 1.700 desenvolvem trombose.
    O uso de anticoncepcional: Em 1.000.000 de mulheres que usam a pílula, de 500 a 1.200 vão ter trombose.
    Considerando os casos registrados na Europa, a Vacina: Em 1.000.000 de vacinados, quatro pessoas podem desenvolver coágulos sanguíneos.
    Os casos registrados até o momento mostram que o efeito da vacina é quase nulo, comparado ao cigarro e anticoncepcional.
    Portanto, do ponto de vista estatístico, a vacina praticamente não altera o resultado para o cigarro e uso de anticoncepcional.
    De qualquer modo, é bom sempre ter acompanhamento médico para ficar mais seguro. e também encaminhar o relato e questão ao site da FIOCRUZ pois podem ser uma resposta em função dos relatos que estão coletando e estudando.
    Esperamos que os efeitos já tenham desaparecido ou estejam reduzindo.

  72. Bom dia. Tenho 49 anos e tomei a primeira dose da Astrazeneca 16/06 e após uns 11hs tive um forte dor de ouvido seguido de um sentimento de obstrução da garganta e dificuldade na fala. Procurei o hospital e me trataram como alegria a vacina. Devo tomar a segunda dose?

  73. Eu tomei a astrezenica dia 14 agora de junho no dia seguinte tive febre de 38 graus dores de cabeça forte dores nas pernas depois dor no olhos dor ao abaixar a cabeça..
    Febre e a dor de cabeça dores nas pernas aliviaram, agora só está doendo os olhos…
    É normal toda essa reação…

  74. TOMEI A VACINA ASTRAZENECA DIA 15/06/21 NO DIA SEGUINTE SENTIR MUITAS DORES NO CORPO, FEBRE, CALAFRIOS, ENJOOS, DOR DE CABEÇA. E INGUA NA AXILA DO MESMO LADO QUE TOMEI A VACINA, E ELA DOI, NO TERCEIRO DIA OS OUTROS SINTOMAS PASSARAM , SO A INGUA QUE NAO DIMINUIU , ELA PODE DURAR QUANTO TEMPO?

  75. Tomei a Astrazeneca tem oito dias e estou com sintomas de resfriado. Seria importante fazer o teste?

  76. Boa noite, tomei Astrazeneca dia 21/05, logo em seguida senti muita coçeira no local. Também tive reações esperadas por três dias (muita dor no corpo, febre, dores de cabeça, calafrios), mas o local da vacina ficou dolorido, vermelho, inchado e quente por mais de quinze dias. Agora, com quase um mês, no local da vacina ficou um afundamento, com se tivesse perdido uma parte do músculo e um pouco arroxeado. Também continua dolorido. Isso é normal? Procurei a internet e não encontrei nenhum sintoma parecido.

  77. Eu tomei astrazenica há 2 semanas no 4 dias após a vacina comecei a sentir a sentir um pouco de falta de ar e dor abdominal Tenho problema vascular retirei a veia safena há 2 anos. Comecei a sentir muita dor e inchaço na perna dia 16 de junho fui ao médico me passou ultrassom doppler e deu ausência de trombose Venosa tenho algum risco de ter trombose assim que eu cheguei do médico fui tomar banho e meu corpo está cheio de manchas vermelhas e coça muito como se fosse alguma alergias o que pode ser será posso ter trombose ou seja será que vou pode tomar a segunda dose?

  78. Olá, tem 3 dias que tomei a atrazeneca e agora meu braço tá meio inchado, mas não onde tomei a vacina está inchado na marca da BCG, ela tá bem inchada e dolorida

  79. Boa tarde!
    Tenho 46 anos e tomei a vacina da AstraZeneca hoje de manhã, agora de tarde senti as pernas pesadas e formigamento nos pés e mãos.
    Isso é uma reação normal?

  80. Ontem tomei a vacina da astrazenica por volta das 9 horas da manhã quando foi 22:00 da noite meu pescoço começou a travar não consigo nem virar que dói muito, parece que é no nervo, também sinto dor nas costas atrás do peito mas parece que a dor está enraizada no lado que tomei a vacina do peito pra cima principalmente no pescoço e ombro. Será que é normal.

  81. Boa noite? Vacinei no dia 16/06 com a Astra. Tive dor nas costas, no corpo, e no braço esquerdo (local da vacina). Hoje, dia 18/06 percebi uma ingua no pescoço, lado direito, e vez ou outra dói. É normal?

  82. Olá. Tomei a vacina astrazeneca e 24 horas após inciou uma forte dor estomacal com inchaço que já dura 4 dias fui ao médico
    fiz exame de sangue que deu normal me receitou medicamentos mas nada resolveu.

  83. Eutomei a vacina astrazenica e não senti absolutamente nada, nem dor no braço!! Se eu não tivesse visto a aplicação, duvidaria que tinha tomado!! Será que meu organismo não reagiu ???

  84. apos 48h da vacina astrazenica tive 1 episódio de sangramento pelo nariz, não tenho hematomas e não tive outros sintomas. Reportei no site da fiocruz.

  85. Boa tarde! Tomei a vacina na quarta-feira (16/06/2021), tenho 51 anos de idade. No dia que tomei a primeira dose da vacina, tive um caroço/inchaço no antebraço, dor de cabeça e calafrios, a noite começou a dor de cabeça e dores musculares e nas articulações. Na quinta-feira (17/06/2021), tive muitas dores musculares e dor de cabeça ( a dor de cabeça melhorou com dipirona, mas persistiu e persiste ). Já na sexta—feira (18/06/2021), tive que procurar médico no posto de saúde local, pq minhas mãos e os dedos das minhas mãos, começaram a inchar, eu não conseguia fechar as mãos, ainda estou assim, os dedos racharam/abriram as pontas ( tipo um cortado), a médica disse que é alergia, resultado: não posso nem mexer com água que dói muito. A dor de cabeça aumentou e não tem passado/melhorado, nem mesmo com uso de dipirona. Isso tudo tem relação com a vacina?

  86. Tenho 27 anos. Amanhã fará duas semanas que tomei a AstraZeneca. Nos primeiros 3-4 dias senti dor de cabeça (leve), tontura (leve), muito frio, falta de apetite e dor no braço da aplicação. Depois de cerca de uma semana, esses sintomas passaram, inclusive a dor no braço, que já não estava mais vermelho. Acabei deixando o repouso de lado e fazendo alguns esforços (como permanecer muito tempo com o braço aplicado erguido) agora, há cerca de 3 dias, criou um hematoma vermelho abaixo do local da vacina. O braço não dói, apenas levemente inchado. Estou muito preocupada.. Já chorei diversas vezes por medo. Não sei se devo ou não procurar o médico.

  87. Desmaio, fraqueza , febre , hipotensão.

    Mãe tomou a vacina ontem e teve essas reações hoje.

  88. Tomei a vacina AstraZeneca dia17de junho, tenho 52 anos. 36 horas depois tive um calor imenso no meu rosto ,pescoço e orelha!!!parecia que minhas orelhas estavam em brasa. Parecia que tinha comichão nas orelhas e pescoço. Como se fosse me dar uma alergia, pinicava muito. Isso é comum? Fiquei com muito medo de uma reação alérgica. Demorou umas 2 horas a passar. Tinha una sensação de que minhas orelhas estavam inchado. Essa reação é comum? Meu braço também inchou e está com um vermelhidão onde tomei a vacina.

  89. Tomei a vacina da AstraZeneca a exatos 63 dias, a tres dias estou sentindo uma dor intemitente do lado esquerdo do oeito, fraca mas aparexe de vez em quando.
    Pode ter alguma coisa ver coma vacina ?

  90. Tomei a Astrazeneca e não senti nenhum efeito colateral, tenho 56 anos, e tbm nem observei a aplicação. Se a enfermeira aplicou só ar eu não vi. Hoje 3 dia e nada de sintomas.

  91. Faz 5 duas que tomei a vacina, nos dois primeiros dias senti dor no corpo, de cabeça, mal estar geral, esses sintomas passaram mas ainda sinto dor nos olhos, cabeça leve e uma certa tontura e as vezes fraqueza no corpo. Isso pode acontecer ou devo procurar o médico?

  92. Tomei a vacina da astrazeneca em 05/06. A reação que tive foram dores nas articulações do braço e do pescoço. Durou apenas um dia. Mas agora, duas semanas depois, as mesmas dores, nos mesmos locais, voltaram a aparecer, parece que de forma mais intensa. Seria ainda reação ou já seriam sequelas dessa vacina nada confiável?

  93. Tomei a vacina estou com febre muita dor de cabeça febre38 calafrios dor no local da vacina e com a língua dormente e inchada medo da segunda dose

  94. Olá, boa noite, passando primeiramente para agradecer duas informações prestadas causam muita tranquilidade, pois eu vi pessoas dizendo que pegaram COVID após a vacina e li seu comentário que contém apenas uma proteína, eu tomei a vacina dia 28/05 com 4 dias depois inflamou minha garganta, vi relatos de pessoas que também inflamou a garganta, passei duas vezes no médico e tomei antibióticos, agora estou com uma tosse seca, irei passar no médico novamente, não posso afirmar que foi por conta da vacina porque o clima aqui em São Paulo está muito frio, porém acredito que eu já estava com a imunidade muito baixa, mesmo assim com receio da segunda dose, depois de tantos relatos, difícil controlar a mente!

  95. Tive erupcoes dentro da noca, no mais nenhum efeito colateral extra, faz 2 dias que tomei a primeira dose, tenho 54 anos

  96. Minha mãe tomou a vacina sexta feira 18/06 hoje, dia 21/06 ela ainda se sente muito mau. Dor de cabeça forte, dor na barriga e evacuando sangue, ainda seria reação da vacina? Deve procurar uma ubs ou aguardar mais dias?

  97. Todos os sintomas citados são considerados normais comuns e incomuns. Mas evacuar sangue não faz parte dos sintomas listados pelas pesquisas. Um dos sintomas relacionados que pode ocorrer é diarreia. É aconselhável acompanhamento médico para verificar a evacuação com sangue.

  98. Erupções na pela, e mucosa da boca são efeitos colaterais incomuns. Acompanhe e verifique se estão reduzindo, caso contrário procure orientação médica para um tratamento das erupções.

  99. Esta é uma preocupação natural. Mas é importante tomar a 2a. dose pois somente ela vai garantir uma imunidade mais eficiente contra essa doença mortal. Como estamos iniciando o inverno e a presença de gripes e resfriados é mais intensa, é dificil afirmar se os efeitos são da vacina ou de uma possível gripe. E para tranquilizar, os efeitos na segunda dose tendem a ser bem menores. Minha mãe de 81 anos teve febre na primeira dose e absolutamente nada na segunda. A preocupação que exige um acompanhamento médico mais constante é quando os efeitos apresentam um período prolongado pois pode significar que além da vacina, a pessoa pode ter tido contato com o vírus nos dias anteriores ou posteriores à vacina. (lembrando que a vacina não causa a doença).

  100. Esses efeitos são considerados comuns e a língua menos comuns. Acompanhe a progressão. O normal é os efeitos reduzirem sua intensidade a cada dia. Caso permaneçam um tempo muito prolongado, procurar uma orientação médica. Os efeitos são decorrentes da reação de nosso sistema imunológico. E a grande variação de efeitos ocorre por conta da saúde de cada sistema imunológico. Para tranquilizar a segunda dose normalmente apresenta efeitos bem mais fracos. Minha mãe (81 anos) teve febre na primeira e NADA na segunda dose. É importante tomar a segunda dose, pois só a primeira não é suficiente para garantir uma imunidade eficiente.

  101. A vacina é altamente confiável. Os efeitos colaterais são comuns em QUALQUER MEDICAMENTO e também em VACINAS. O tipo de vacina Astrazeneca provoca uma reação mais intensa do Sistema Imunológico que é fraca em pessoas idosas (mais de 60), e mais intensa entre pessoas de 50 a 30 anos, pois nessa faixa etária o SI é mais ativo e mais veloz na reação, daí os efeitos poderem ser mais intensos. Caso as dores estejam persistindo, é aconselhável procurar orientação médica para averiguar a ocorrência. Alguns efeitos podem se manifestar até 4 semanas após a vacina, mas são incomuns. E podem estar relacionados também à saúde geral do vacinado. Aconselhamos também relatar o caso no site da FIOCRUZ que está acompanhando os efeitos nessa fase de vacinação em massa.

  102. Os efeitos listados normalmente ocorrem num período de 2 dias, podendo se expandir a 4 dias. Em casos menos comuns, podem se estender até 10 dias. E em casos raros, até 2 ou 4 semanas. O principal a observar é se os efeitos estão muito intensos e se tendem a reduzir sua intensidade. Caso não reduzam e estejam se tornando mais intensos, é aconselhável buscar uma orientação médica. A vacina foi liberada inicialmente para idosos pois acima de 60 anos, os efeitos são bastante fracos e curtos. Abaixo de 50 anos, como o Sistema Imunológico é mais ativo e veloz, as reações são mais intensas – o que está ocorrendo atualmente na faixa de 30 a 50 anos de pessoas sendo vacinadas.

  103. 56 anos é uma idade próxima dos 60 anos. Não ter efeito nenhum ou bem fraco é mais frequente na faixa de 60 anos para cima. Mas não é raro não ter efeitos. Minha mãe de 81 anos teve febre 1 dia e meio na primeira dose e nada na segunda. Eu com 57 anos tive febre 2 dias na primeira e estou aguardando a 2a. dose. Com os casos divulgados pela mídia, é importante observar a vacinação. Fique vigilante na segunda dose.

  104. Dor no peito é comum, mas não é relatada com tanto tempo de vacinação (2 meses). É importante verificar com acompanhamento médico qual a causa dessa dor.

  105. Os efeitos de uma alergia a algum componente da vacina são chamados de choques anafiláticos. Eles são muito intensos e normalmente ocorrem momentos após a vacina. E normalmente não passam naturalmente em pouco tempo. O que nos leva a duvidar de uma alergia. Os efeitos colaterais não são alergias, mas reações do sistema imunológico ao material estranho injetado no corpo. A vermelhidão no local é comum. Mas acompanhe o inchaço, caso não reduza, busque uma orientação médica. E relate esse caso de calor intenso à pesquisa da Fiocruz para que possam investigar.

  106. A fraqueza e febre são efeitos colaterais comuns. A tontura também, mas o desmaio não é listado como um efeito esperado.
    Como você também cita hipotensão, é importante acompanhamento médico para verificar a hipotensão que pode ter provocado o desmaio.

  107. A vermelhidão no local da vacina é comum. Verifique se o inchaço reduziu. Caso permaneça procure uma orientação médica para verificar qual a origem. Tudo sugere estar relacionado ao esforço físico, mas é importante um exame médico. E registre esse caso na pesquisa Fiocruz, pois pode colaborar a indicar melhor um período de repouso e cuidados com esforços físicos.

  108. As vacinas são projetadas atualmente para evitar o uso de materiais que possam causar alergia na maior parte da população. Mas cada um de nós pode ter alergias muito específicas e raras.
    Relacionadas à vacina, podem ocorrer: Aumento dos gânglios linfáticos (ou ínguas), reações de hipersensibilidade [por exemplo, erupção cutânea (lesão na pele), prurido (coceira), urticária (alergia da pele com forte coceira), angioedema (inchaço das partes mais profundas da pele ou da mucosa)], sensação de mal estar, dor nos membros (braço), insônia e prurido no local de injeção. O seu caso parece estar relacionado a alguns desses efeitos. É aconselhável buscar orientação médica para tratar o inchaço.

  109. O sangramento nasal não é relatado como efeito colateral comum. Ótimo ter registrado para poderem avaliar.

  110. O sintoma faz parte dos efeitos menos comuns. Importante relatar à pesquisa Fiocruz para registro. É importante acompanhamento médico caso os sintomas persistam.

  111. dores musculares, nas articulações e no peito são efeitos menos comuns. Mas é importante acompanhamento médico caso estejam muito intensas ou não estejam reduzindo sua intensidade.

  112. As manchas, coceira e erupções na pele são sintomas menos comuns, mas são efeitos colaterais. Não parecem estar relacionadas a trombose. Os casos de trombose são extremamente raros no mundo todo (4 em 1.000.000 de pessoas vacinadas). Como você já fez o exame e deu negativo, é menos preocupante. É bom manter o acompanhamento e buscar orientação médica caso esses sintomas permaneçam. Quanto à segunda dose, apenas em casos de reações muito intensas e agudas, é aconselhável orientação médica para avaliar. Caso as manchas e coceiras não reduzam ou sumam, buscar orientação para esse efeito. Relate seu caso na pesquisa Fiocruz.

  113. Se os sintomas de resfriado não cessarem ou estiverem muito intensos, seria o caso de um acompanhamento médico e teste. Mas caso estejam reduzindo de intensidade e desaparecendo, são efeitos colaterais considerados comuns e semelhantes aos de um resfriado.

  114. Minha cunhada teve os mesmos sintomas, e a ingua durou cerca de 4 dias. Mas isso pode variar de pessoa a pessoa. A duração mais comum é de 2 dias, casos menos comuns de até 4 dias e casos mais raros de 7 a 10 dias. De qualquer modo, se não estiverem reduzindo de intensidade, é aconselhável acompanhamento médico para orientação de possível tratamento para a ingua.

  115. Sim, todos esses sintomas são efeitos colaterais, uns são bem comuns, outros menos comuns e alguns mais raros. Caso a dor nos olhos não tenha passado como os outros sintomas, (nesse caso, é comum também visão turva), recomendamos consultar um oculista para verificar e confirmar que tudo esteja bem. Mas a tendência é reduzir a intensidade a cada dia.

  116. Fazem dois dias que eu tomei a vacina Astrazeneca e logo no dia seguinte eu fiquei de cama. No outro dia eu fiquei bem melhor, mas comecei a ter dor nos olhos. Não está forte, mas dói quando olho para os extremos da visão.

  117. Tem sido relatado dor nos olhos e também visão turva. Se os sintomas não reduzirem consulte um médico para acompanhamento. Mas como indicou estarem fracas, e se começarem a reduzir não é preocupante. Os casos a serem acompanhados são as situações em que os sintomas persistem.

  118. 18 dias após vacina estou com erupções vermelhas na pele e um pouco de coceira, seria reação a vacina?

  119. Tenho 51 ano e tomei a vacina astrazeneca dia 15.06, me senti ótima. Somente hoje , dia 21, senti um gânglio aumentado no pescoço, no mesmo lado do braço que tomei a vacina. Mesmo após 05 dias da vacinação pode ainda ser um efeito colateral? Nunca havia ouvido falar desse efeito antes. Se não sumir nos próximo dias devo procurar orientação médica?

  120. Tenho 51 ano e tomei a vacina astrazeneca dia 15.06, me senti ótima. Somente hoje , dia 21, senti um gânglio aumentado no pescoço, no mesmo lado do braço que tomei a vacina. Mesmo após 05 dias da vacinação pode ainda ser um efeito colateral? Nunca havia ouvido falar desse efeito antes. Se não sumir nos próximo dias devo procurar orientação médica?

  121. 43 anos. Tomei a 1a dose da Astrazeneca no sábado dia 19/06 e hoje 21/06 comecei a sentir uma dor na parte interna da coxa pra virilha, sendo que sinto também como se a perna estivesse trêmula? Pode ser efeito da vacina? Não tive nenhuma outra reação, nada.

  122. Tomei a vacina astrazeneca na sexta feira , sente pressão na cabeça,dor no corpo ,febre,estômago enjoado, cansaço e dor nas pernas, dor no pé da barriga até hoje.

  123. Dores musculares e inflamações (inguas) são efeitos colaterais comuns. Mas pode haver outras causas para esses sintomas. Caso o efeito perdure é aconselhavel buscar orientação médica. E verificar se teve contato com alguma pessoa com COVID recentemente. (A vacina não provoca a COVID pois possui apenas uma de suas proteínas e não o vírus inteiro).

  124. Sim, a inflamação nos ganglios (inguas) é um efeito colateral. Minha cunhada teve nas axilas e durou poucos dias. Os ganglios são uma área muito ativa do SI e como a vacina provoca o SImune a reagir, eles podem apresentar esse quadro. E sim, caso eles persistam ou estejam incomodando procure uma orientação médica para manter sob cuidados. Mas a tendência é reduzirem.

  125. Além de possível dor no local da injeção, cansaço, fadiga e dor de cabeça, também pode ocorrer o endurecimento do local da aplicação, dor muscular, diarreia, tosse e coceiras na pele. Normalmente os efeitos ocorrem próximos da vacinação. Entretanto, a vermelhidão e coceira também é um sintoma da própria COVID. Lembrando que as vacinas não provocam a COVID, verifique se teve contato com alguém com COVID recentemente. E caso o sintoma não desapareça procure uma orientação médica. Lembrando que a primeira dose não protege totalmente, mas pode reduzir a intensidade da COVID. Sem uma orientação médica é impossível avaliar.

  126. Todos esses são efeitos colaterais da vacina (alguns comuns e outros menos comuns). Como já duram 4 dias, caso persistam mais dias, busque um acompanhamento médico para tratar os sintomas dos efeitos. E mantenha todos os cuidados de máscara, distanciamento, alcool pois a primeira dose não é suficiente para imunizar a doença, e o contato deve ser evitado.

  127. Após ler todos esses relatos resolvi deixar o meu: tomei a vacina da Astrazeneca dia 09/06, a noite senti tremores, febre de 38,5 que durou todo o dia seguinte, normalizando apenas no 2º dia e um pouco de dor de cabeça, tudo dentro do “normal”.
    Porém, dia 13/06 comecei a sentir dor na costela direita e depois na parte lateral do abdômen, no dia seguinte o desconforto ficou espalhado por todo abdômen, as vezes sinto também na região do peito ao respirar, mas não é constante, e sensibilidade nas mamas. São em alguns momentos e duram até hoje, dia 22/06, é uma sensação bem desagradável, como se fossem gases mas não parece ser, ainda mais por tanto tempo. Nunca senti nada parecido. Enviei o relato para Fiocruz mas não responderam nada.

  128. hoje faz 1 semana que tomei a vacina astrazeneca e todos os dias sinto fortes dores nos olhos que provocam forte dor de cabeça e as vezes sinto dores nas pernas

  129. Tomei a vacina dia 16/6 às 09:30, as 15h comecei a sentir dor no corpo, sensação de calor, indisposição de forma geral, Calafrio ou sensação febril, Dor de cabeça, Tremor e Dor nas articulação ou dor muscular.
    Passados 4 dias ainda continuava sentindo fui ao médico, fiz exame de COVID (Cotonete) deu não reagente, mas continuo sentindo os sintomas, hoje tem 7 dias que vacinei. O que sugere que eu faça?

  130. Tomei a vacina dia 19/06, tenho 40 anos. Passei o dia bem, mas a noite me deu uma tontura horrorosa, e enjoo seguido de vômito, no dia seguinte continuei enjoada e zonza. Os sintomas deram uma melhorada, mas hoje 23/06 estou com um pouco de tontura, não tive outros sintomas.

  131. Esses sintomas são considerados comuns e podem durar de 2 a 4 dias ou em casos menos frequente uma semana e mais raro ainda tempos maiores. Como você menciona que a tontura e enjoo estão reduzindo – aparentemente está dentro do esperado: os efeitos indo reduzindo de intensidade até desaparecer. Caso persistam mais tempo, aconselha-se procurar orientação médica para possível medicação contra o enjoo.

  132. Todos os sintomas estão na lista de efeitos comuns e de efeitos menos comuns da vacina. Lembramos que nenhuma das vacinas provoca COVID. E pode haver contatos com o vírus durante o período próximo à vacinação – o que causa confusão. Como o teste deu negativo, a primeira coisa que deve avaliar é se os sintomas estão reduzindo de intensidade ou se eles mantém a intensidade e frequência – e caso persistam procurar uma orientação médica. A intensidade dos efeitos depende de muitos fatores tais como idade, e principalmente da saúde do sistema imunológico de cada pessoa (desconsiderando doenças como diabetes e outras que precisam ser monitoradas mais de perto). Não se tratando de ter pego COVID neste período, o médico poderá avaliar melhor algum tratamento para os efeitos.

  133. Esse efeito de dor nos olhos, (e visão turva) faz parte dos possíveis efeitos colaterais. Como já se passam 7 dias, é importante (1) avaliar se a intensidade está reduzindo. (2) em caso contrário, buscar orientação médica para avaliar e obter orientação para tratar o efeito. As dores musculares e inguas também são efeitos menos comuns. A principal regra é se os efeitos: estão intensos; se não respondem a remédios normalmente usados e se permanecem períodos muito longos, procurar uma orientação médica. No caso dos registros mais comuns levantados pelas pesquisas, 7 dias é um período “médio”. Acima de 7 dias já é um período longo. (e os períodos curtos de 2 a 4 dias).

  134. As dores abdominais são registros de efeitos menos comuns, especialmente na faixa de 30 a 50 anos. Como já se passam mais de 7 dias e você indica dificuldade de respirar (eventual), é aconselhável buscar uma orientação médica. E talvez fazer um teste de COVID. Lembramos que a vacina não consegue provocar a doença (pois não contém o vírus, apenas uma de suas proteínas), mas você pode ter tido contado com o vírus nesse período em que ainda não foi suficiente para a vacina gerar imunidade. E também pode ser uma reação mais específica de seu sistema imunológico. Só uma avaliação médica poderá orientar melhor como tratar os efeitos.

  135. Para quem está febril, com quadro inflamatório ou tomando antibiótico decorrente de algum problema de saúde, o aconselhável é esperar o quadro febril / inflamatório encerrar pois, caso surjam efeitos colaterais será difícil determinar a verdadeira causa dos mesmos. A recomendação principal é que o estado febril tenha passado pelo menos a 48h. E no caso de alguma inflamação aguda, aguardar o quadro ser resolvido.

  136. Tomei a vacina da Astrazeneca, dia 14 de Junho e no dia 16 de Junho comecei a ter formigamento nas mãos e pés , e ate a presente data de hoje dia 23 de Junho ainda sinto o formigamento nas mãos e nos pés, já fiz esse relato no site da Fundação Oswaldo Cruz – Fiocruz, mas ate o momento não tive nenhuma resposta da Fiocruz.

  137. Tomei a vacina da Astrazeneca, dia 14 de Junho e no dia 16 de Junho comecei a ter formigamento nas mãos e pés, e ate a presente data de hoje dia 23 de Junho ainda sinto o formigamento nas extremidades, já fiz essa notificação como evento adversos pós-vacinação, no site da Fundação Oswaldo Cruz – Fiocruz, mas ate o momento não tive nenhuma resposta da Fiocruz.

  138. Boa noite, tenho 42 anos tomei a vacina da astrazenica dia 22/06 as 15horas, as 20:30 comecei a sentir formigamento nos dedos da mão esquerda , porém durou 3 minutos, hoje dia 23/06 as 11:00 da manhã o meu olho do lado direito ficou todo vermelho, porém não está doendo

  139. Eu tomei astrazeneca a mais de 2 semanas e ainda tá inchado no local, tá criando uma cicatriz igual a vacina de criança, super preocupada. Com medo da 2 dose.

  140. Sim, algumas vacinas podem chegar a deixar marcas, devido a uma forte reação do sistema imunológico da pessoa. Por exemplo, a vacina da BCG que pode deixar uma pequena marca-cicatriz e que está completando 100 anos em 2021. A Covid pode deixar essa marca, apesar de ser um efeito considerado menos comum (nem todos na BCG desenvolveram a marca (entre e e meus 3 irmãos, dois tem a marca e 2 não tem). Aconselhamos procurar orientação médica para possível tratamento para o inchaço e redução da marca. Quanto à segunda dose, é importante tomar para garantir a imunidade, mas o médico poderá orientar sobre a necessidade de registrar a data do inchaço desaparecer e orientar para a segunda dose.

  141. Esses sintomas tem sido relatados e estão na categoria dos efeitos menos comuns (estatisticamente falando). Hoje fazem 3 dias de seu relato, caso não tenham desaparecido, a recomendação é buscar orientação médica para tratar os efeitos e investigar melhor suas causas. A vacina pode provocar visão turva e sintomas parecidos com conjuntivite, mas a reação é considerada comum SE não for intensa e SE não for prolongada. Para evitar stress e preocupação, um aconselhamento médico é o mais indicado para garantir sua tranquilidade.

  142. A recomendação de efeitos intensos ou prolongados é buscar acompanhamento médico, para investigar se está tudo ok, pois existe a possibilidade das pessoas terem contato com o vírus (e ter efeitos da vacina e da doença ao mesmo tempo). Lembrando que a Astrazeneca não provoca a doença, pois é apenas uma proteína do vírus. E também se você está no quadro de cormobidades, verificar se o seu sistema imunológico está saudável, etc. Caso o efeito tenha desaparecido, foram apenas efeitos menos comuns, mas se persistem é necessário orientação médica para acompanhar e você poder se tranquilizar.

  143. Boa noite. Fui vacinado no dia 18/06/2021 (sexta-feira). Um dia após a vacinação, senti uma leve e passageira tontura durante a noite. Ao decorrer dos dias, a tontura intensificou-se. Nos dias 21 e 22, além da tontura mais forte, tive uma pressão na cabeça, como se fosse na nuca. Fui até a UPA e a pressão arterial estava ligeiramente alta. Hoje, 25 de junho, faz sete dias da vacinação com a primeira dose da Astrazeneca e ainda sinto tontura e pressão na cabeça, mas percebo que ambas estão ficando mais leves.
    Essas reações podem persistir por mais tempo?
    Obrigado.

  144. Sim, os efeitos em sua grande maioria tendem a durar de 2 a 4 dias. Em casos menos comuns, podem durar até 2 semanas. A recomendação é: caso os efeitos sejam múltiplos e intensos, buscar uma orientação médica para tratar os efeitos e verificar a possibilidade de ter havido contato com o vírus no período da vacinação (lembramos que a vacina Astrazeneca não provoca a doença, mas pode ter efeitos. O seu relato parece positivo pois afirma que os efeitos estão reduzindo, que é o esperado! (uma forma de observar todos os efeitos é essa: verificar se os efeitos reduzem a cada dia). Como no seu caso já chega a quase 10 dias, caso persistam, buscar um acompanhamento médico para tratar os efeitos e poder ficar 100% tranquilo. A Astrazeneca possui efeitos menos intensos em idosos (o que foi ótimo para poder aprová-la para maiores de 60 anos), mas pode ter efeitos intensos na faixa etária de 30 a 50 anos pois os efeitos dependem principalmente da saúde e como o sistema imunológico de cada pessoa vai reagir, além das condições gerais de saúde de cada pessoa. Torcendo para os efeitos estarem reduzindo a zero!

  145. Tomei astrazeneca após quatro dias fiquei com olhos vermelhos e um pouco dolorido quando é tocado…mais fora isto sem imcomodo só vermelho…

  146. Tenho 31 anos e tomei a vacina AstraZeneca no dia 18/06 ,tive reações normais já prevista durante dois dias, no terceiro dia acordei com uma dor de ouvido insuportável que dura até o momento,porém comecei a sentir dormência na face e cabeça do lado esquerdo(lado da aplicação da vacina) e agora está indo para dos dedos da mão também.

  147. Tomei a vacina as 11 horas no dia seguinte acordei com a boca muita inchada tipo uma erupção cutanea e precisei ir ao pronto socorro e me medicaram; agora quase toda semana isso volta . O que pode ser reação, nunca tive isso.

  148. Reações cutâneas são mais comuns na área da vacinação.
    Como você relata que o efeito está retornando toda semana, é necessário acompanhamento médico para investigar a causa e o tratamento adequado.

  149. É necessário acompanhamento médico para identificar a causa desse sintoma. Dormência em partes do corpo são também relatados como efeitos da COVID. É importante verificar se você teve contato com o vírus nesse período da vacinação.

  150. Efeitos como visão turva e sintomas de conjuntivite são relatados nos efeitos colaterais. É importante verificar se eles estão fracos e reduzindo, caso contrário é importante buscar orientação para tratar o efeito.

  151. Boa tarde
    Tomei a vacina Astrazenica dia 19 de junho
    No dia seguinte tive dores no corpo calafrios , porém no quarto dia tive uma irritação na garganta que ainda está até hj dia 27 será que pode ser reação da vacina???

  152. Eu tomei a astrazeneca. Dia 25 de junho. 15 minutos após tomar a vacina eu comecei sentir um gosto de remédio na boca, salivar muito e senti muita vontade de vomitar. Depois minha garganta ficou muito apertada como se estivesse engasgado. Horrível isso!! Todo mundo olhava pra mim e dizia que era normal. Depois minha língua ficou estranha como se estivesse ficando grande denþro da boca. Meu corpo começou a ficar todo dormente, começando pelos pés essa dormência foi subindo e parou na altura do estômago. Parecia que a minha barriga estava ficando dura. E os órgãos inchando. Foi uma sensação muito ruim. Passei alguns minutos sem sentir os dedos e não conseguia falar direito. Como as pessoas diziam que era normal eu só pensei: vai passar. E realmente passou em mais ou menos 30 minutos. Depois eu fiquei com muita dor no corpo. Na verdade estou até agora. A cabeça não para de doer. Sou alérgica a Dipirona por isso não tomei nenhum remédio. Espero amanhã estar melhor. Vou procurar um médico pra ter certeza de que isso foi normal. Porque se não foi eu tenho medo de tomar a segunda dose e passar por isso de novo.
    Alguém saberia me dizer se é normal essa reação tão rápido após a vacina?

  153. Um dia após vacinação contra covid minha axila inchou e desde então está doendo muito !!!
    É motivo p preocupação!?

  154. Tenho 43 anos, Tomei a vacina Astrazenica dia 23/06 no primeiro dia não senti nada, segundo dia febre 39 graus calafrios e dores corpo, terceiro dia tive enxaqueca muito forte, tomei remédio pra enxaqueca e não passou e então tomei novamente remédios depois de uma Hr e passou a dor de cabeça, terceiro dia braço ainda tah dolorido e inchado e vermelho um pouco abaixo onde tomei a vacina, quarto dia e hj no quinto dia estou sem sintomas mas com o braço ainda vermelho e bem inchado abaixo de onde tomei a vacina, como um círculo de 10cm de tamanho. Devo me pré preocupar com essa mancha vermelha e inchada?

  155. A sete dias atrás tomei a primeira dose , tenho38 anos hipertensa , senti muito sono ,enjôo dor no estômago , dor leve no local da vacina , porém a dois dias sofro com dores fortes nas pernas , elas vão e voltam , tô preocupada gostaria de saber se é normal

  156. Boa tarde,tenho 32 anos,tomei a vacina astrazeneca dia 04/06,no dia tive muita dor de cabeça, e es pirros,no outro dia ja nao tinha mais nenhum sintoma, uns 10 dias depois da vacina, meu corpo comecou inchar , desde os pés ate o rosto, e ate hj ainda esta assim, tem dias q melhora ,mas tem dias que do nada começo a inchar muito e tbm teve uns 2 dias que deu umas manchas vermelhas nos braços e pernas e coceira, pesquisei em varios lugares e nao vi nada parecido com esa reação.

  157. Tenho 62 anos de idade. Tomei a primeira dose da vacina AstraZeneca em 06/05/2021 não tive efeitos colaterais, em 21/06/2021 tomei a vacina da gripe após o 4° dia comecei a sentir fortes dores no peito e nos braços. O que devo fazer ?

  158. Meu marido tomou a vacina Astrazeneca e estava gripado. Posso dar algum antigripal para ele após a vacina?

  159. Independente de estar ou não relacionado à vacina, ou a um possível contato com vírus ou até mesmo à gripe, a recomendação é que efeitos intensos e prolongados devem ser acompanhados com orientação médica. As dores musculares fazem parte de efeitos colaterais, mas devem ser acompanhados por um médico especialmente no caso de muito fortes e de não reduzirem. O médico poderá examinar e verificar o que está ocorrendo e lhe dar a melhor orientação.

  160. A recomendação para tomar a vacina gripado é que não esteja febril há mais de 48h. Esperamos que tenha seguido esse protocolo.
    O ideal é aguardar passar a gripe ou estado inflamatório para não gerar confusão caso apareçam efeitos colaterais e dificulte identificar a causa. A recomendação para quem desenvolve febre após a vacina, é tomar medicamentos para febre já tomados normalmente. Deste modo, medicamentos para febre são aprovados pelas pesquisas. E recomendamos, acompanhar o surgimento de algum efeito colateral dentre os mencionados nas pesquisas e caso sejam efeitos menos comuns procurar orientação médica para acompanhamento.

  161. Como os sintomas relatados são menos comuns, e já passam de uma semana. É aconselhável buscar orientação médica para monitorar e verificar a causa desses sintomas. A grande diversidade de efeitos colaterais demanda um acompanhamento de todos os casos que extrapolam os considerados efeitos comuns que normalmente encerram após 4 dias. Os efeitos são decorrentes da interação da vacina com o sistema imunológico de cada pessoa e recomenda-se acompanhamento para determinar o melhor tratamento desses sintomas.

  162. Os sintomas mencionados estão dentro do grupo de efeitos menos comuns e mais raros. Entretanto como já passa de uma semana após a vacina e você indica que estão fortes, é aconselhável buscar orientação médica para determinar o tratamento mais adequado e que eles possam, de fato, desaparecer o mais rápido possível.

  163. Como você menciona que os efeitos estão reduzindo a cada dia, apesar de ter tido uma variação grande deles, e que só resta essa mancha, é recomendável apenas buscar uma orientação para tratar o inchado e a mancha para garantir a redução da mancha.

  164. Isso é uma reação possível – ingua – inflamação das axilas do braço onde tomou a vacina. A região é um local de nosso corpo de muita atividade do nosso sistema imunológico. E isso indica que seu sistema imunológico está BEM ativo. (Minha cunhada teve, mas não passou de 2 dias). Existem relatos dessa reação até em outras partes do corpo. Como você indica que está doendo muito, recomendamos buscar orientação médica para tratar o inchaço e as dores e acompanhar se ele está reduzindo a cada dia.

  165. Uma reação como você relata se assemelha mais a uma reação de alergia a algum componente da vacina do que a um efeito colateral. Entretanto, é preciso um acompanhamento médico para avaliar e tomar qualquer decisão. A vacina foi desenvolvida de modo a minimizar quase a zero, as reações de alergia – que são mais graves. Entretanto, no seu caso, o efeito passou rapidamente e as alergias demandam um tratamento para amenizar seus efeitos – o que torna o seu caso incomum e estranho – e por isso, é aconselhavel buscar um acompanhamento. A segunda dose deve ser tomada, mas apenas no caso de todos os efeitos terem desaparecido totalmente e o médico autorizar. O médico vai poder acompanhar melhor o caso e determinar. Caso tudo esteja certo, a segunda dose poderá ser tomada com tranquilidade. A segunda dose é necessária para garantir a imunidade. Indicamos também você relatar seu caso ao site de pesquisas da vacina e contactá-los com seu médico. Veja esse link https://portal.fiocruz.br/pergunta/qual-o-procedimento-deve-ser-seguido-por-quem-deseja-relatar-um-evento-adverso-apos-0

  166. Os calafrios, dores musculares são efeitos comuns, desde que reduzam a cada dia. A irritação na garganta é impossível determinar a verdadeira causa sem um exame clínico. Recomendamos buscar uma orientação médica para determinar a causa da irritação e trata-la. Lembramos que estamos num período de inverno, de aumento de casos de gripes que dificultam identificar as causas desse tipo de sintoma, sem exame médico.

  167. Meu nome é Maria tomei a AstraZeneca e 11 dias depois ainda continua os sintomas senti muita dor nos rins e costas enjoada sensação de desmaio muito mal estar
    Dor no peito estou preocupada
    Fui aí médico ele não pediu nem um exame me passou ibipŕofeno .mais só piorou o mal estar

  168. O ibiprofeno é um antiinflamatório contra inflamações não tão intensas. Como você cita dor nos rins e dor no peito intensas e há mais de 11 dias, a recomendação para esses sintomas é acompanhamento médico. A recomendação é que esses sintomas menos comuns e, nesse caso, fortes devam ser acompanhados por médico e exames pois só assim se poderá afirmar algo.

Comments are closed.