Elas no Ciência Viva: Duília de Mello

👨‍🚀Navegantes e Cosmonautas: o que acham de conhecer um pouco mais sobre os telescópios espaciais?

Bota aí na agenda, sexta-feira, dia 10 de fevereiro às 16h (horário de Brasília) tem Live e a nossa convidada será a astrofísica Duilia de Mello (@duiliademello) . ✨

Sobre a palestrante convidada

Duilia de Mello é astrofísica, professora titular do Departamento de Física, Vice-Reitora da Universidade Católica da América (EUA) e colaboradora da NASA Goddard Space Flight Center, integrando diversas equipes que utilizam o Telescópio Espacial Hubble.

Como cientista, Duília pesquisa como as galáxias se transformam e evoluem para se tornarem galáxias como a Via Láctea. Suas contribuições científicas vão desde a descoberta de uma supernova (SN1997D), a modelagem da população estelar de galáxias starburst (Starburst99), a descoberta de bolhas azuis fora de galáxias em colisão, até a obtenção de imagens profundas com o Telescópio Espacial Hubble.

Nossa palestrante também já recebeu diversas premiações, como “Profissional do Ano da Diáspora Brasil” pelo governo brasileiro na área de Tecnologia da Informação e Comunicação (2013), “10 mulheres que mudam o Brasil” pelo Bernard College/Columbia University (2013), eleita como uma dos “100 brasileiros mais influentes” pela Revista Época (2014), uma das “17 mulheres que fizeram a diferença” pelo UOL (2017) e uma das brasileiras influentes na lista “50 over 50” da Revista Forbes (2022)

🔭 Ganhadora de diversos prêmios nacionais e internacionais, nossa palestrante é também professora titular do Departamento de Física e Vice-Reitora da Universidade Católica da América (EUA), além de colaboradora do #NASA Goddard #Space Flight Center, integrando diversas equipes que utilizam o Telescópio Espacial Hubble.🌛

Telescópio Espacial Hubble. NASA. https://www.nasa.gov/mission_pages/hubble/main/index.html.

Além disso, Duília de Mello faz divulgação científica há 25 anos. Foi colunista da revista Superinteressante, do Jornal O Globo e, atualmente escreve a coluna “Mulheres das Estrelas para a revista Galileu. E postagens da Scientific American.

Coordena o projeto Mulher das Estrelas para incentivar meninas a seguirem carreiras científicas desde 2016. Ela escreveu muitos artigos e dois livros dedicados a motivar jovens estudantes brasileiros a se tornarem cientistas.

Duília publicou livros infantis sobre Astronomia, tais como:

As aventuras de Pedro, uma pedra espacial. Download aqui.

E Vivendo com as Estrelas.

Comercializado em Amazon.

Sobre a Mediação

A mediação será feita por duas feras da equipe do grupo Elas no Ciência Viva do Espaço Ciência Viva (ECV) e do Ciência Móvel (CM)/Museu da Vida Fiocruz:

Bruna Mayato, (Espaço Ciência Viva). Licenciada em Ciências Biológicas (UVA), pós-graduada em Geologia do Quaternário (Museu Nacional/UFRJ) e mestranda em Geociências – Patrimônio Geopaleontológico (Museu Nacional/UFRJ). Seus temas de interesse são: meteoritos, geologia planetária e divulgação científica.

Rafaela Ribeiro, planetarista Ciência Móvel, Museu da Vida Fiocruz. Graduada em Ciências Biológicas com especialização em andamento em Ludopedagogia. Educadora e planetarista no museu itinerante Ciência Móvel pelo Museu da Vida na Fundação Oswaldo Cruz e no projeto divulgação científica “Loucosmonautas”. (@museudavidafiocruz e @mulheresnaastronomia )💫

O Céu não é mais o limite para esse papo!🌤

☄️Se inscreva GRATUITAMENTE em:

https://doity.com.br/hubble-versus-james-webb-as-historias-dos-telescopios-espaciais


📌 A transmissão será feita pelo youtube, no link:

https://youtu.be/5WUp8M9Uz9c

Você não pode perder! 😉

Deixe um comentário