Capa: Estampa Folhas de Outono, de Alicia Ivanissevich. Alicita estampas. Licença CC-BY-NC-ND-4.0.
A Coleção Estampas CiênciArte é uma coletânea mensal de estampas com temáticas científicas, expressando as relações ou conexões entre Ciência e Arte. A coleção tem como fio condutor as estampas criadas pela artista plástica Alicia Ivanissevich que brindou, ao Espaço Ciência Viva e a educadores, algumas de sua bela coleção de estampas científicas para uso educacional (não comercial).
A paixão pela natureza faz diferentes artistas criarem arte em imagens hiperbólicas que se espalham pelas telas querendo sair delas e ganhar mundo.
O Outono Boreal típico com suas variedades de folhas caídas pode ser observado na região sul do Brasil.
E o Outono Brasileiro tem seu charme e estilo próprios, com cores vívidas, cheio de cores brasileiras, das frutas da estação e de abstratos terrosos.
Quando ocorre o Outono Austral?
O outono do hemisfério Norte é chamado de “outono boreal” e o outono do Hemisfério Sul é chamado de “outono austral”.
O começo do outono é marcado pelo exato instante que os raios solares incidem perpendicularmente à Linha do Equador. Isso resulta em dias e noites com a mesma duração, fenômeno que ocorre duas vezes por ano.
E a posição do Sol na esfera celeste determina o momento exato do Equinócio de Outono Austral (e Equinócio da Primavera Boreal). O outono não ocorre ao mesmo tempo nos dois hemisférios, quando é outono em um hemisfério, é primavera no outro.
Esse momento é marcado pela passagem do Sol em seu caminho anual na esfera celeste exatamente sobre a Linha do Equador Celeste, linha que divide a esfera celeste na hemisfera Norte e na hemisfera Sul. E o Equinócio de Outono Austral ocorre na região da Constelação Ocidental de Peixes.
No Verão Austral, o Sol esteve na hemisfera Sul, e após o Equinócio do Outono Austral, o Sol estará na hemisfera Norte.
Quando começa o Outono Austral para as culturas Tupi-Guarani?
As diferentes culturas do Hemisfério Sul, especialmente América do Sul, África Austral, Oceania e Austrália possuem seus modos próprios de marcar o tempo e o clima.
Para as culturas indígenas brasileiras tupi-guarani, o início do Outono Austral é marcado pelo nascimento da Constelação do Cervo no início da noite na região do ponto cardeal sudeste (SE), girando durante a noite ao redor no ponto cardeal Sul (S).
A Astronomia Cultural nos revela muitos conhecimentos dos povos originários fantásticos e fabulosos e podem se inspirar na belíssima fauna local. Conheça os Cervídeos existentes no Brasil na imagem animada abaixo.