Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Dia Mundial Sem Tabaco

maio 31

Free

Protegendo os jovens da manipulação da indústria do  tabaco e nicotina

Principais fatos

  • O tabaco mata até metade de seus usuários.
  • O tabaco mata mais de 8 milhões de pessoas a cada ano. Mais de 7 milhões dessas mortes são resultado do uso direto do tabaco, enquanto cerca de 1,2 milhão é o resultado de não-fumantes serem expostos ao fumo passivo.
  • Cerca de 80% dos 1,1 bilhões de fumantes do mundo vivem em países de baixa e média renda.

O Dia Mundial Sem Tabaco ( WNTD ) é observado em todo o mundo todos os anos em 31 de maio. Esta celebração anual informa o público sobre os perigos do uso do tabaco, as práticas comerciais das empresas de tabaco, o que a OMS está fazendo para combater a epidemia do tabaco e o que as pessoas em todo o mundo podem fazer para reivindicar seu direito à saúde e vida saudável e proteger gerações futuras.

Os Estados Membros da Organização Mundial da Saúde criaram o Dia Mundial Sem Tabaco em 1987 para chamar a atenção global para a epidemia do tabaco e as mortes e doenças evitáveis ​​que ela causa. O objetivo do dia é chamar a atenção para a ampla prevalência do uso de tabaco e para os efeitos negativos à saúde , que atualmente levam a mais de 8 milhões de mortes por ano em todo o mundo, incluindo 1,2 milhão, resultado de não-fumantes serem expostos a fumaça. [1] Os estados membros da Organização Mundial da Saúde (OMS) criaram o Dia Mundial Sem Tabaco em 1987. Nos últimos vinte e um anos, o dia foi recebido com entusiasmo e resistência em todo o mundo por governos, organizações de saúde pública, fumantes , produtores e indústria do tabaco.

Durante décadas, a indústria do tabaco empregou deliberadamente táticas estratégicas, agressivas e com bons recursos para atrair jovens para produtos de tabaco e nicotina. Os documentos internos da indústria revelam pesquisas aprofundadas e abordagens calculadas projetadas para atrair uma nova geração de usuários de tabaco, desde o design de produtos até campanhas de marketing destinadas a substituir os milhões de pessoas que morrem a cada ano por doenças atribuíveis ao tabaco por novos consumidores – jovens.

Em resposta às táticas sistemáticas, agressivas e sustentadas das indústrias de tabaco e relacionadas para atrair uma nova geração de usuários de tabaco, o Dia Mundial Sem Tabaco 2020 fornecerá uma campanha de contra-marketing e capacitará os jovens a se engajarem na luta contra o Big Tabaco.

A campanha global do Dia Mundial Sem Tabaco 2020 servirá para:

  • Desmascarar mitos e expor táticas de manipulação empregadas pelo tabaco e indústrias relacionadas, particularmente táticas de marketing direcionadas aos jovens, inclusive através da introdução de produtos novos e inovadores, sabores e outras características atraentes;
  • Equipar os jovens com conhecimento sobre as intenções e táticas das indústrias de tabaco e afins para engajar as gerações atuais e futuras em produtos de tabaco e nicotina; e
  • Capacite os influenciadores (na cultura pop, nas mídias sociais, em casa ou na sala de aula) para proteger e defender os jovens e catalisar mudanças, envolvendo-os na luta contra o Big Tobacco.

Como o tabaco e as indústrias relacionadas estão manipulando a juventude?

  • Uso de sabores atraentes para jovens em produtos de tabaco e nicotina, como cereja, chiclete e algodão doce, que incentivam os jovens a subestimar os riscos à saúde relacionados e a começar a usá-los
  • Design elegante e produtos atraentes , que também podem ser fáceis de transportar e enganosos (por exemplo, produtos com formato de stick USB ou doce)
  • Promoção de produtos como “dano reduzido” ou alternativas “mais limpas” aos cigarros convencionais na ausência de ciência objetiva que comprove essas alegações
  • Patrocínios de celebridades / influenciadores e concursos patrocinados por marcas para promover produtos de tabaco e nicotina (por exemplo, influenciadores do Instagram)
  • Marketing no ponto de venda em pontos de venda frequentados por crianças , incluindo posicionamento próximo a doces, lanches ou refrigerantes e fornecendo prêmios aos fornecedores para garantir que seus produtos sejam exibidos perto de locais frequentados por jovens (inclui fornecimento de materiais de marketing e vitrines para varejistas)
  • Venda de cigarros descartáveis ​​e outros produtos de tabaco e nicotina nas escolas , o que torna mais barato e fácil para as crianças em idade escolar acessar produtos de tabaco e nicotina
  • Marketing indireto de produtos do tabaco em filmes, programas de TV e programas de streaming on-line
  • Máquinas de venda automática de tabaco em locais frequentados por jovens, cobertas por anúncios atraentes e displays de embalagens, e comprometendo os regulamentos sobre vendas a menores
  • Litígios para enfraquecer todos os tipos de regulamentos de controle do tabaco, incluindo etiquetas de aviso, exibição no ponto de venda e regulamentos que limitam o acesso e o marketing para crianças (disposições específicas para proibir a venda e a publicidade de produtos de tabaco perto das escolas)

Apelo à ação

O mundo não pode permitir outra geração enganada pelas mentiras da indústria do tabaco, que pretende promover a liberdade de escolha pessoal e, ao mesmo tempo, garantir lucros eternos – independentemente dos milhões de pessoas que pagam com a vida a cada ano.

A OMS pede aos influenciadores – na cultura pop, nas mídias sociais, em casa ou na sala de aula – que alcancem e se conectem com os jovens para expor as táticas manipuladoras das indústrias para criar uma nova geração de usuários de tabaco. Precisamos capacitar os jovens a enfrentar o Big Tobacco, dissipando suas mentiras e recusando-se a usar seus produtos.

Detalhes

Data:
maio 31
Preço:
Free
Categorias de Evento:
, , ,
Evento Tags:
, ,
Website:
https://www.who.int/news-room/campaigns/world-no-tobacco-day

Organizador

Organização Mundial da Saúde
Ver site do Organizador

Local

Planeta Terra
Sistema Solar, 3o, planeta. + Google Map
Ver site do Local