- Este evento já passou.
Dia Nacional da Amazônia
5 05America/Sao_Paulo setembro 05America/Sao_Paulo 2021
O Dia da Amazônia foi criado com a missão de conscientizar as pessoas sobre a importância da maior floresta tropical do mundo e da sua biodiversidade para o planeta, além de ser uma forma de informar, educar e apaixonar, principalmente jovens e adolescentes, sobre a região e a defender a preservação de seus recursos naturais.
A Amazônia está presente em oito estados brasileiros: Acre, Amapá, Pará, Amazonas, Roraima, Rondônia, Tocantins, Maranhão e Mato Grosso. Na América do Sul abrange os países Suriname, Bolívia, Guiana, Guiana Francesa, Venezuela, Colômbia, Peru e Equador.
O clima na região amazônica é predominantemente equatorial/quente e úmido. A sua bacia hidrográfica conta com cerca de sete milhões de quilômetros de extensão e os principais rios da região são: Amazonas (maior do mundo em extensão), Negro, Trombetas, Japurá, Madeira, Xingu, Tapajós, Purus e Juruá (todos afluentes do Rio Amazonas).
A data faz referência a 5 de setembro de 1850, quando o Príncipe D. Pedro II decretou a criação da Província do Amazonas (atual Estado do Amazonas).
Conheça algumas ONGs que lutam para defender a região amazônica e suas comunidades
A Fundação Amazonas Sustentável tem a missão de promover o envolvimento sustentável, a conservação ambiental e a melhoria da qualidade de vida das comunidades moradoras e usuárias das unidades de conservação no Estado do Amazonas.
A Equipe de Conservação da Amazônia (Ecam) é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip), voltada para proteção biocultural da Amazônia e dos povos que nela residem. Sua missão é construir com os Povos da Floresta políticas e ações que garantam o equilíbrio socioambiental.
A AMPA é uma Organização da Sociedade Civil de direito privado e sem fins lucrativos, criada em 2000, que tem por objetivo promover a pesquisa, a proteção e a conservação dos mamíferos aquáticos da Amazônia. Criada por pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia – Inpa (MCTIC) e do Centro de Preservação e Pesquisa de Mamíferos Aquáticos – CPPMA, mantém relação estreita com essas instituições, firmando parcerias importantes.