- Este evento já passou.
Dia Internacional da Diversidade Biológica
22 22America/Sao_Paulo maio 22America/Sao_Paulo 2020
Capa: (c) Unesco.
A biodiversidade é o tecido vivo do nosso planeta.
Ela sustenta o bem-estar humano no presente e no futuro, e seu rápido declínio ameaça a natureza e as pessoas. De acordo com relatórios divulgados em 2018 pela Plataforma Intergovernamental de Políticas Científicas em Serviços de Biodiversidade e Ecossistemas (IPBES), os principais fatores globais da perda de biodiversidade são mudanças climáticas, espécies invasoras, exploração excessiva de recursos naturais, poluição e urbanização.
Para interromper ou reverter esse declínio, é vital transformar os papéis, ações e relações das pessoas com a biodiversidade. Existem muitas soluções: as diversas redes, programas e parceiros da UNESCO observaram sementes de mudança positivas e inspiradoras em todo o mundo. A UNESCO também acompanha os Estados Membros e seu povo em seus esforços para deter a perda de biodiversidade, compreendendo, valorizando, salvaguardando e usando a biodiversidade de maneira sustentável.
A UNESCO está fornecendo toda a sua experiência em proteção do patrimônio natural para combater o aquecimento global.
É hora de agir pela biodiversidade!
As Nações Unidas proclamaram 22 de maio – Dia Internacional da Diversidade Biológica(link is external) (BID) para aumentar a compreensão e a conscientização das questões da biodiversidade.
O tema do Dia Internacional da Diversidade Biológica 2020 é “Nossas soluções estão na natureza”
Isso mostra que “a biodiversidade continua sendo a resposta a vários desafios de desenvolvimento sustentável que todos enfrentamos. Desde soluções baseadas na natureza ao clima, segurança alimentar e hídrica e meios de subsistência sustentáveis, a biodiversidade continua sendo a base para um futuro sustentável”. ( CBD, 2020(link is external))
MENSAGEM DO DIRETOR-GERAL
“A biodiversidade é um bem comum, um legado inestimável formado ao longo de milhões de anos e um capital para transmitir às gerações futuras. […] Este dia internacional tem como objetivo conscientizar essas questões cruciais para nossas vidas hoje e Neste dia, um belo provérbio índio americano é particularmente apropriado: “Não herdamos a Terra de nossos ancestrais; tomamos emprestada de nossos filhos”. “
– Audrey Azoulay, Diretora Geral, por ocasião do Dia Internacional da Diversidade Biológica
Baixe a mensagem completa em formato PDF Español