- Este evento já passou.
Dia Internacional da Enfermagem
12 12America/Sao_Paulo maio 12America/Sao_Paulo 2020
FreeA ORIGEM DO DIA
Em 1953, Dorothy Sutherland, uma autoridade do Departamento de Saúde, Educação e Bem-Estar dos EUA, propôs que o Presidente Dwight D. Eisenhower proclamasse um “Dia das Enfermeiras”; ele não aprovou.
Em janeiro de 1974, 12 de maio foi escolhido para comemorar o dia, pois é o aniversário do nascimento de FLORENCE NIGHTINGALE, considerada fundadora da Enfermagem Moderna. A cada ano, o Conselho Internacional de Enfermagem seleciona um tema central para o evento.
TEMA 2020
Neste Ano Internacional da Enfermeira e Parteira, o Dia Internacional da Enfermagem 2020 visa reconhecer os desafios que o mundo enfrenta em relação à boa saúde e a contribuição da enfermagem para enfrentá-los.
É uma chamada à ação, destinada a
‘Cuidar do mundo para a saúde’.
Mensagem do COFEN e COREN:
PROTEGER A ENFERMAGEM É PROTEGER A SAÚDE DO BRASIL
CUIDAMOS DA ENFERMAGEM PARA QUE ELA CUIDE DE TODOS.
O Conselho Internacional de Enfermeiras (ICN) acredita que é de vital importância mostrar ao mundo quem são as enfermeiras e o que elas fazem – especialmente este ano: O Ano Internacional da Enfermeira e da Parteira.
O ICN quer que a voz da enfermagem seja ouvida em todo o mundo, para divulgar a nossa grande profissão e como ela contribui para o bem-estar do mundo. Como prestadores de cuidados, curandeiros, educadores, líderes e advogados, os enfermeiros são fundamentais na prestação de cuidados seguros, acessíveis e acessíveis.
É necessário ouvir as vozes autênticas das enfermeiras do mundo para dar ao mundo um vislumbre dessa profissão maravilhosa, inovadora e vital.
A enfermagem é o cerne da viabilização dos sistemas de saúde em todo o mundo para obter assistência médica de alta qualidade, acessível e acessível. Através do peso absoluto dos números, do raciocínio científico e da proximidade com o paciente, estamos cuidando do mundo da saúde.
Como o maior grupo de profissionais de saúde da linha de frente que atendem às necessidades de saúde de indivíduos e comunidades, os enfermeiros têm histórias poderosas para contar que podem ajudar a provocar mudanças positivas. Os enfermeiros servem à humanidade e, por suas ações, protegem a saúde e o bem-estar de indivíduos, comunidades e nações.
Uma força de trabalho de enfermagem apoiada e capacitada é uma solução eficaz para o problema de melhoria dos resultados de saúde.
FORÇA NO COMBATE AO COVID-19
Em todo o mundo, mais de 260 profissionais de enfermagem já morreram, de acordo com o ICN (International Council of Nurses) e 90 mil estão infectados com a doença.
(8 de maio) Dos 98 profissionais de enfermagem mortos pela Covid-19 no Brasil, 25 são enfermeiros, 56 técnicos e 17 auxiliares de enfermagem. Desses, 67% são mulheres. O observatório mostra também que o número total de confirmados com a doença já chega a quase 3 mil profissionais.
COMPARTILHE SUA HISTÓRIA
Educar é impregnar de sentido o que fazemos a cada instante! – Paulo Freire
Os estudos de caso devem se concentrar em um resultado relacionado a um ou vários Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e incentivar os enfermeiros a comparar sua própria experiência com a de outras pessoas que trabalham no campo. O conteúdo deve ser conciso e breve para facilitar sua difusão.