Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Dia Internacional da Felicidade

março 20

O Dia Internacional da Felicidade foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas), em junho de 2012.

A Organização das Nações Unidas está consciente de que a busca da felicidade é um objetivo humano fundamental.

A Organização das Nações Unidas reconhece a relevância da felicidade e do bem-estar como metas e aspirações universais na vida dos seres humanos em todo o mundo e a importância de seu reconhecimento nos objetivos das políticas públicas.

E reconhece também a necessidade de uma abordagem mais inclusiva, equitativa e equilibrada do crescimento econômico que promova o desenvolvimento sustentável,  erradicação da pobreza, felicidade e bem-estar de todos os povos. (ONU, Resolução A/RES/66/281)

Dia Internacional da Felicidade é comemorado anualmente em 20 de março.

International Day of Happiness, como é conhecido mundialmente, tem o objetivo de promover a felicidade e alegria entre os povos do mundo, evitando os conflitos e guerras sociais, étnicas ou qualquer outro tipo de comportamento que ponha em risco a paz e o bem-estar das sociedades.

A decisão de criar um dia dedicado à felicidade surgiu durante uma reunião geral das Nações Unidas, sob o tema Felicidade e Bem-Estar: Definindo um Novo Paradigma Econômico, em abril de 2012. Mas, o “pontapé inicial” da iniciativa foi do Butão, um pequeno país asiático, que se orgulha de possuir uma das populações “mais felizes do mundo”. 

A proposta de Butão foi aceita e o Dia Internacional da Felicidade passou a incorporar o calendário oficial da ONU em 20 de março. Assim, em 2013 o mundo comemorou pela primeira vez o Dia Internacional da Felicidade.

Desde 1972, Butão adota uma postura de “felicidade bruta e absoluta”, fazendo com que a “Felicidade Nacional Bruta” seja prioridade acima do Produto Interno Bruto (PIB) do país.

Iniciado em 2014 pela UNESCO Bangkok, o Projeto Escolas Felizes oferece uma abordagem alternativa para melhorar as experiências de aprendizagem, priorizando a felicidade escolar.

Ao focar no bem-estar, no envolvimento e no sentimento de pertencimento na escola, o Projeto Escolas Felizes ajuda a promover um amor pela aprendizagem para toda a vida.

Em 2022,   foram desenvolvidos um guia e um kit de ferramentas disponíveis em:

O Projeto Escolas Felizes está a tornar-se global com a sua defesa da prioridade ao bem-estar e à felicidade nas escolas, com foco renovado na melhoria das experiências de aprendizagem.

 

Detalhes

Data:
março 20
Categorias de Evento:
,
Evento Tags:
, , ,
Website:
https://www.un.org/en/observances/happiness-day

Organizador

Organização das Nações Unidas, ONU
Ver site do Organizador

Local

Planeta Terra
Sistema Solar, 3o, planeta. + Google Map
Ver site do Local

Deixe um comentário

Deixe um comentário