- Este evento já passou.
Dia Internacional das Forças de Paz da ONU
maio 29
O Dia Internacional das Forças de Manutenção da Paz das Nações Unidas, 29 de maio, oferece a oportunidade de prestar homenagem à inestimável contribuição do pessoal uniformizado e civil para o trabalho da Organização e homenagear cerca de 4.200 forças de paz que perderam a vida servindo sob a bandeira da ONU desde 1948, incluindo 135 no ano passado.
O tema do Dia deste ano é
“Pessoas. Paz. Progresso. O Poder das Parcerias”.
A manutenção da paz ajudou a salvar inúmeras vidas e trouxe paz e estabilidade a muitos países ao longo das décadas. Mas a manutenção da paz da ONU não pode ter sucesso por conta própria na criação das condições necessárias para acabar com o conflito e garantir soluções políticas duradouras. Suas parcerias com Estados-membros, sociedade civil, organizações não governamentais, agências da ONU e outras partes são fundamentais para trazer melhorias tangíveis na vida das pessoas comuns, em áreas como desenvolvimento econômico, estado de direito, direitos das mulheres, direitos humanos, saúde e educação.
A primeira missão de paz da ONU foi estabelecida em 29 de maio de 1948, quando o Conselho de Segurança autorizou o envio de um pequeno número de observadores militares da ONU ao Oriente Médio para formar a Organização de Supervisão da Trégua das Nações Unidas ( UNTSO ) para monitorar o Acordo de Armistício entre Israel e seus vizinhos árabes.
Desde então, mais de 1 milhão de mulheres e homens serviram em 72 operações de paz da ONU , impactando diretamente a vida de milhões de pessoas e salvando inúmeras vidas. Hoje, as Forças de Paz da ONU empregam mais de 87.000 militares, policiais e civis em 12 operações .
Para marcar o Dia na sede da ONU em Nova York, em 26 de maio, o secretário-geral colocará uma coroa de flores em homenagem a todos os soldados de paz que perderam suas vidas enquanto serviam sob a bandeira da ONU nas últimas sete décadas. E será realizada uma cerimônia virtual na qual a medalha Dag Hammarskjold será concedida postumamente aos soldados de paz que perderam a vida em 2021. O prêmio de Advogado do Ano Militar também será entregue na cerimônia virtual.