Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Dia Internacional para Eliminação de Armas Nucleares

26 26America/Sao_Paulo setembro 26America/Sao_Paulo 2022

Dia Internacional para a Eliminação Total das Armas Nucleares (A / RES / 68/32)

A Assembleia Geral declarou o Dia Internacional em dezembro de 2013, em sua resolução 68/32, como seguimento da reunião de alto nível da Assembleia Geral sobre desarmamento nuclear realizada em 26 de setembro de 2013, em Nova York. Integra uma série de esforços da Assembleia Geral para aumentar a consciência pública e buscar um envolvimento mais profundo em questões de desarmamento nuclear. Em 2009, a Assembleia Geral declarou o dia 29 de agosto como o Dia Internacional contra os Testes Nucleares (resolução 64/35).

Na resolução 68/32, a Assembleia Geral pediu o “início urgente de negociações na Conferência sobre Desarmamento de uma convenção abrangente sobre armas nucleares para proibir sua posse, desenvolvimento, produção, aquisição, teste, armazenamento, transferência e uso ou ameaça de uso, e para providenciar a sua destruição. ”

Em 2014, em sua resolução 69/58, a Assembleia Geral expressou ainda seu desejo de comemorar o Dia, e solicitou ao Secretário-Geral e ao Presidente da Assembleia Geral que tomassem todas as providências necessárias para comemorá-lo e promovê-lo, incluindo a convocação de um reunião anual da Assembleia para comemorar o Dia Internacional e para fornecer uma plataforma para a promoção dessas atividades.

O Dia Internacional para a Eliminação Total das Armas Nucleares é comemorado anualmente desde 2014. De acordo com as resoluções da Assembleia Geral, Estados Membros, sistema das Nações Unidas e sociedade civil, incluindo organizações não governamentais, academia, parlamentares, meios de comunicação e os indivíduos são encorajados a comemorar e promover o Dia Internacional através do aumento da conscientização e educação pública sobre a ameaça representada à humanidade pelas armas nucleares e a necessidade de sua eliminação total.

Para comemorar o Dia Internacional, as Nações Unidas estão apoiando eventos tanto em Nova York quanto em Genebra. Os Centros de Informação das Nações Unidas em todo o mundo são incentivados a aumentar a conscientização sobre a observância do Dia Internacional para a Eliminação Total das Armas Nucleares.

Detalhes

Data:
26 26America/Sao_Paulo setembro 26America/Sao_Paulo 2022
Categorias de Evento:
, , ,
Evento Tags:
, ,
Website:
https://www.un.org/en/observances/nuclear-weapons-elimination-day

Organizador

Organização das Nações Unidas, ONU
Ver site do Organizador

Local

Planeta Terra
Sistema Solar, 3o, planeta. + Google Map
Ver site do Local

Deixe um comentário

Deixe um comentário