Carregando Eventos

« Todos Eventos

Dia Mundial da Vida Selvagem

março 3

Em 20 de dezembro de 2013, na 68ª Sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas (AGNU – A/RES/68/205), o dia 3 de março foi declarado o Dia Mundial da Vida Selvagem das Nações Unidas (WWD).

Este dia é significativo por ser o dia em que a Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies da Fauna e Flora Selvagens Ameaçadas de Extinção (CITES) foi assinada em 1973.

Resolução da AGNU designou o Secretariado da CITES como facilitador para a observância global deste dia especial para a vida selvagem em o calendário da ONU.

O Dia Mundial da Vida Selvagem da ONU tornou-se agora o evento anual global dedicado à vida selvagem.

As pessoas em todo o mundo dependem da vida selvagem e dos recursos baseados na biodiversidade para satisfazer as nossas necessidades – desde alimentos a combustível, medicamentos, habitação e vestuário. Para que possamos desfrutar dos benefícios e da beleza que a natureza nos traz e ao nosso planeta, as pessoas têm trabalhado em conjunto para garantir que os ecossistemas sejam capazes de prosperar e que as espécies vegetais e animais possam existir para as gerações futuras. Então, vamos celebrar a vida selvagem e o importante trabalho de conservação que está sendo feito em todo o mundo!

O valor incalculável da vida selvagem

Bilhões de pessoas, em países desenvolvidos e em desenvolvimento, beneficiam diariamente do uso de espécies selvagens para alimentação, energia, materiais, medicina, recreação, inspiração e muitas outras contribuições vitais para o bem-estar humano.

A acelerada crise global da biodiversidade, com um milhão de espécies de plantas e animais em risco de extinção, ameaça estas contribuições para as pessoas.

O Dia Mundial da Vida Selvagem (WWD) é uma oportunidade para celebrar as muitas belas e variadas formas de fauna e flora selvagens e para aumentar a consciência sobre a multiplicidade de benefícios que a sua conservação proporciona às pessoas.

Ao mesmo tempo, o Dia recorda-nos a necessidade urgente de intensificar a luta contra os crimes contra a vida selvagem e a redução de espécies induzida pelo homem, que têm amplos impactos económicos, ambientais e sociais. Tendo em conta estes vários efeitos negativos, o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 15 centra-se em travar a perda de biodiversidade.

O tema do WWD2024 é

Conectar Pessoas e o Planeta:
Explorar a Inovação Digital na Conservação da Vida Selvagem .

Para o Dia Mundial da Vida Selvagem de 2024, convidamos todos a explorar a inovação digital e a destacar como as tecnologias e serviços de conservação digital podem impulsionar a conservação da vida selvagem, o comércio sustentável e legal da vida selvagem e a coexistência entre humanos e animais selvagens, agora e para as gerações futuras num mundo cada vez mais conectado.

Estamos no meio de uma revolução digital global que está a derrubar barreiras à governança digital centrada nas pessoas e à igualdade de oportunidades para todos, a fim de libertar o poder da transformação digital.

A inovação tecnológica tornou a investigação, a comunicação, o rastreio, a análise de DNA e muitos outros aspectos da conservação da vida selvagem mais fáceis, eficientes e precisos. No entanto, o acesso desigual a estas novas ferramentas, a poluição ambiental e as aplicações insustentáveis ​​de certas tecnologias continuam a ser questões críticas para alcançar a inclusão digital universal até 2030 .

Concurso Internacional de Arte Juvenil do Dia Mundial da Vida Selvagem

Participe do concurso de arte juvenil 2024!

Veja mais informações em https://www.ifaw.org/international/wwd-art-contest.

Local

Planeta Terra
Sistema Solar, 3o, planeta. + Google Map
Ver site do Local

Deixe um comentário

Deixe um comentário