- Este evento já passou.
Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade da Informação
17 17America/Sao_Paulo maio 17America/Sao_Paulo 2022
O Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade da Informação (WTISD) é comemorado anualmente para ajudar a aumentar a conscientização sobre as possibilidades que o uso da Internet e outras tecnologias de informação e comunicação (TIC) podem trazer para as sociedades e economias, bem como sobre formas de conectar o mundo digital dividir.
O WTISD é comemorado em 17 de maio, que marca o aniversário da assinatura da primeira Convenção Internacional de Telégrafo e da criação da UIT.
Dia Mundial das Telecomunicações
O Dia Mundial das Telecomunicações é comemorado anualmente em 17 de maio desde 1969, marcando a fundação da UIT e a assinatura da primeira Convenção Internacional do Telégrafo em 1865. Foi instituído pela Conferência de Plenipotenciários em Málaga-Torremolinos em 1973 como Resolução 46.
Dia Mundial da Sociedade da Informação
Em novembro de 2005, a Cúpula Mundial sobre a Sociedade da Informação convocou a Assembleia Geral da ONU a declarar 17 de maio como o Dia Mundial da Sociedade da Informação para focar na importância das TIC e na ampla gama de questões relacionadas à Sociedade da Informação levantadas pela WSIS. A Assembleia Geral adotou uma resolução ( A/RES/60/252 ) em março de 2006 estipulando que o Dia Mundial da Sociedade da Informação seja celebrado todos os anos em 17 de maio.
Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade da Informação
Em novembro de 2006, a Conferência de Plenipotenciários da UIT em Antalya, Turquia, decidiu celebrar ambos os eventos em 17 de maio como o Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade da Informação. A Resolução 68 atualizada convida os Estados Membros e Membros do Setor a celebrar o dia anualmente organizando programas nacionais apropriados com vistas a:
- estimular a reflexão e o intercâmbio de ideias sobre o tema adotado pelo Conselho
- debatendo os diversos aspectos do tema com todos os parceiros da sociedade
- formular um relatório que reflita as discussões nacionais sobre as questões subjacentes ao tema, a ser realimentado à UIT e ao resto de seus membros