Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Janeiro Roxo – Combate à Hanseníase

janeiro 1 @ 00:00 - janeiro 31 @ 23:30

Desde 2016 o Ministério da Saúde oficializou o mês de janeiro e a cor roxa para campanhas educativas em todo o país.

Esse evento é importante para que a população tenha mais informações sobre a doença e para que ocorra uma intensificação de busca ativa de doentes, com o tratamento oportuno e interrupção da cadeia de transmissão da mesma. Apesar dos esforços dispensados para o seu combate, a hanseníase ainda se mantém endêmica e constitui um problema de saúde pública no Brasil.

Durante a campanha serão desenvolvidas atividades de busca ativa de casos suspeitos em todas as regiões do município, ações educativas junto às comunidades locais e intensificação dos exames de contatos dos pacientes.

As atividades contam com material de divulgação como banners, cartazes, além de folders educativos que são distribuídos tanto para os profissionais de saúde quanto para a população, em praças, parques públicos, terminais de transporte urbano, metrô, feiras, parques, shopping, templos religiosos, escolas e outros.

Quanto mais precoce o diagnóstico, menor o risco de transmissão da doença e menores as complicações e sequelas provocadas pelo comprometimento dos nervos periféricos que caracterizam essa patologia.

A Hanseníase é uma doença infecciosa, causada por uma bactéria. É transmissível e atinge, principalmente, a pele e os nervos periféricos como mãos e pés. Quanto mais cedo for diagnosticada, mais eficaz será o tratamento. A transmissão ocorre pelas vias respiratórias (fala, espirro ou tosse), durante o convívio prolongado com o doente sem tratamento. É longo o espaço de tempo entre o contágio e o aparecimento dos sinais da doença. O paciente deixa de transmitir a doença para seus familiares ao iniciar o tratamento medicamentoso.

O tratamento da hanseníase é realizado por meio de medicamentos que são dispensados gratuitamente nas UR. O paciente deve ir uma vez por mês à unidade. A hanseníase tem cura.

A pessoa que manteve ou mantém contato frequente com portador da hanseníase, deve procurar uma UBS para uma consulta médica e receber orientações específicas.

Sinais da doença:
• Uma ou mais manchas de cor variada: esbranquiçada, avermelhada ou acastanhada.
• Mancha com diminuição e/ou perda de sensibilidade, pele seca e queda de pelos.
• Dor, sensação de choque, fisgadas e agulhadas ao longo dos nervos dos braços e pernas.
• Nódulos (caroços) no corpo, avermelhados e dolorosos.
• Diminuição da força muscular das mãos, pés ou face.

Deixe um comentário

Deixe um comentário