- Este evento já passou.
Dia Mundial do Combate à Desertificação e à Seca.
17 17America/Sao_Paulo junho 17America/Sao_Paulo 2019
O World Day to Combat Desertification and Drought (WDCD) completa 25 anos com o tema ‘Vamos plantar o futuro juntos’.
Um ambicioso projeto – o Grande Muro Verde – pretende melhorar a vida nas regiões desérticas africanas plantando um cinturão de árvores ao longo de todo o continente. Uma vez completado, o muro de árvores será a maior estrutura viva do planeta, atravessando 20 países – do Senegal no oeste a Djibouti no leste.
A iniciativa espera que por volta de 2030, tenham sido restaurados 100 milhões de hectares de terra degradada, capturando 250 milhões de toneladas de carbono e criado 10 milhões de empregos verdes.
Capturada pela Missão Copernicus Sentinel-2, esta imagem mostra a fronteira do deserto seco no oeste africano contrastando com a terra verde. Sinais de degradação do solo podem ser vistos como ilhas brilhantes ao redor das cidades e em menor extensão ao longo de estradas e rios mostrando um solo frágil e vegetação degradada. A imagem mostra partes de três países: Senegal, Gambia e Guinea-Bissau. Veja aqui a imagem em maior resolução.
Desde o início do Muro Verde em 2007, foram obtidos alguns progressos na restauração das terras Sahelianas. Apenas no Senegal, quase 12 milhões de árvores foram plantadas, e 25.000 hectares de solo degradado foram restaurados.
Copernicus Sentinel-2 é uma missão com dois satélites. Cada satélite possui uma câmera de alta resolução que fotografa a superfície da Terra em 13 regiões espectrais. A missão tem como principal função observar as mudanças no modo que o solo é usado e monitorar a saúde da vegetação.
Fonte : Copernicus Sentinel data (2019), processada pela ESA, CC BY-SA 3.0 IGO