Fevereiro Lunar

Descubra conosco por onde a Lua andará em fevereiro de 2022.

1 de Fevereiro

No início da manhã de terça-feira, 1º de fevereiro de 2022, será a Lua Nova, quando a Lua passar entre a Terra e o Sol, bem próxima do Sol e não será visível da Terra.

Lua se aproximando da direção do Sol. Atmosfera desligada. Planetário Stellarium.

Lua se aproximando da direção do Sol. Atmosfera ligada. Planetário Stellarium.
Lua Nova, Sol e Saturno em primeiro de fevereiro. Planetário Stellarium.

O dia ou o dia após a Lua Nova marca o início do novo mês para a maioria dos calendários lunisolares. Os calendários lunares usam os Ciclos da Lua para os meses, mas ocasionalmente adicionam um mês extra ou “sexto” para manter o calendário vinculado às estações solares. 

No calendário hebraico, os dias começam com o pôr do sol. O pôr do sol de segunda-feira, 31 de janeiro de 2022, será o início do primeiro Adar ou Adar I, o mês “sexto” do ano hebraico 5782, e o próximo mês será o segundo Adar.

Pôr do Sol com a Lua e Saturno em 31 de janeiro. Atmosfera desligada. Planetário Stellarium.

O primeiro mês do calendário chinês começará na terça-feira, 1º de fevereiro de 2022 (à meia-noite no fuso horário da China, tornando este o Dia do Ano Novo Chinês e o início do Ano do Tigre Água. O Ano Novo Chinês (e festivais relacionados em grande parte da Ásia e em lugares com populações chinesas significativas) celebra o final do inverno boreal e o início da primavera boreal (Hemisfério Norte). As festividades começarão na véspera do Ano Novo Chinês (segunda-feira, 31 de janeiro) e continuarão até o Festival das Lanternas no dia 15 do primeiro mês lunar (terça-feira, 15 de fevereiro).

 Festival, onde milhares de Khom Fai (lanternas do céu) flutuam no ar durante uma cerimônia budista, realizado, Chiang Mai, Tailândia, 2008. In Wikipedia. Licença CC-BY-SA-3.0.

No calendário islâmico, os meses tradicionalmente começam com o primeiro avistamento da Lua Crescente. Muitas comunidades muçulmanas agora seguem o calendário Umm al-Qura da Arábia Saudita, que usa cálculos astronômicos para prever o início dos meses. Usando este calendário, espera-se que o sétimo mês do ano, Rajab, comece ao pôr do sol na terça-feira, 1º de fevereiro de 2022. Rajab é um dos quatro meses sagrados em que a guerra e a luta são proibidas.

Pôr do Sol em primeiro de fevereiro. Atmosfera desligada. Planetário Stellarium.

2 de fevereiro

Na noite de quarta-feira, 2 de fevereiro de 2022, o brilhante planeta Júpiter aparecerá a cerca de 5 graus no canto superior direito da Lua Crescente. À medida que o crepúsculo da noite termina às 18h31min, a Lua aparecerá cerca de 21 graus acima do horizonte oeste-sudoeste. A Lua se põe depois às 20h10min.

Sol se pondo, seguido pela Lua Crescente e Júpiter. Planetário Stellarium.

4 de fevereiro

Na tarde de sexta-feira, 4 de fevereiro de 2022, o planeta Saturno passará do outro lado do Sol, visto da Terra, posicionamento chamado de conjunção. Como Saturno orbita fora da órbita da Terra, ele mudará do céu da noite para o céu da manhã e começará a emergir do brilho do amanhecer no horizonte leste-sudeste por volta de 20 de fevereiro (dependendo das condições de visualização).

Saturno e Sol em 4 de fevereiro. Com escala ampliada. Planetário Stellarium.

8 de fevereiro

Na manhã de terça-feira, 8 de fevereiro de 2022, a Lua aparecerá meio cheia.

Às 19h, estará bem alta no céu, na direção da Constelação de Touro e bem próxima de M45, as belas Plêiades.

Lua meio cheia em 8 de fevereiro. Planetário Stellarium.

9 a 10 de fevereiro

Nas manhãs de quarta e quinta-feira, 9 e 10 de fevereiro de 2022, o planeta Mercúrio aparecerá em seu ponto mais alto acima do horizonte leste-sudeste quando o crepúsculo da manhã começar por volta das 6h. Ele se aproxima de seu maior afastamento aparente do Sol. Após esses dias, Mercúrio começará a voltar para o horizonte, se aproximando da direção do Sol todas as manhãs.

De quarta-feira à noite até o início da manhã de quinta-feira, 9 e 10 de fevereiro de 2022, a estrela brilhante Aldebaran aparecerá ao sul da Lua Crescente.

Aldebaran estará cerca de 8 graus abaixo da Lua quando o crepúsculo da noite terminar, e a Lua atingirá seu ponto mais alto no céu cerca de 40 minutos depois às 19h36min, quando Aldebaran aparecerá no canto inferior esquerdo da Lua. Aldebaran se estabelecerá primeiro no horizonte oeste-noroeste um pouco mais de 7 horas depois na manhã de quinta-feira, por volta das 2h30min.

Quinta-feira à noite, a Lua estará no seu apogeu mensal, o mais distante da Terra para esta órbita.

13 a 14 de fevereiro

De domingo à noite para segunda de manhã, de 13 a 14 de fevereiro de 2022, a estrela brilhante Pollux (a mais brilhante das estrelas gêmeas da constelação de Gêmeos) aparecerá perto da Lua Crescente. 

Pollux aparecerá cerca de 3 graus no canto superior esquerdo da Lua quando o crepúsculo da noite terminar às 18h42 EST. A Lua atingirá seu ponto mais alto no céu pouco menos de 4 horas depois, às 22h27, com Pollux a cerca de 4 graus no canto superior direito da Lua. 

Pollux se põe primeiro abaixo do horizonte noroeste, cerca de 7 graus à direita da Lua, na hora em que o crepúsculo da manhã começa, por volta das 6h.

16 de fevereiro: A Lua Cheia

A Lua Cheia será na quarta-feira, 16 de fevereiro de 2022. A Lua aparecerá cheia por cerca de três dias por volta dessa hora, da meia-noite de terça-feira à meia-noite de quinta-feira. 

A estrela brilhante que aparece perto da Lua cheia será Regulus da Constelação de Leão.

Lua Cheia nascendo em 16 de fevereiro. Planetário Stellatium.

Desafio Fevereiro Lunar

Use o software gratuito Planetário Stellarium para descobrir onde a Lua vai estar no final de fevereiro.

Coloque nos comentários as suas descobertas!

Fonte

O texto foi adaptado (para Rio de Janeiro), com inclusão de imagens simuladas do software Stellarium, do texto original Full Moon Guide: January – February 2022. NASA.

Deixe um comentário