Girinos da Mata Atlantica

Capa: capa do livro.

A Rede de Pesquisa Girinos do Brasil, coordenada pela bióloga e professora da Unesp de São José do Rio Preto-SP, Denise de Cerqueira Rossa-Feres, com apoio do CNPq, Capes e Fapesp, criou a Coleção (seis livros), com o propósito de divulgar a ciência.

A coleção é um material de educação e de divulgação científica, onde 24 pesquisadores de 15 universidades brasileiras, foram os responsáveis por desenvolver o projeto nos diferentes biomas brasileiros.

A Coleção Girinos do Brasil, por sua vez, amplia a divulgação do conhecimento para outros públicos e atende, de modo especial, à meta 1, relacionada à sensibilização da sociedade sobre os valores da biodiversidade. “Essa meta estabelece que, até 2020, no mais tardar, a população brasileira tenha conhecimento dos valores da biodiversidade e das medidas que poderá tomar para conservá-la e utilizá-la de forma sustentável. Esta coleção é um material de educação e de divulgação científica que pode contribuir para informar e sensibilizar o público em geral”, diz Rossa-Feres. Ela divide a autoria dos livros com 13 pesquisadores de outras 10 universidades brasileiras, responsáveis por desenvolver o projeto nos diferentes biomas brasileiros.

“Divulgar o conhecimento sempre foi muito importante e necessário, mas o atual cenário brasileiro e mundial, com pessoas acreditando que a Terra é plana e que vacinas não são necessárias, evidencia a urgência em incrementar exponencialmente a divulgação científica de qualidade para o público externo à academia. Divulgar ciência para crianças e jovens, além de contribuir para a formação de cidadãos bem informados e conscientes, é um processo com grande capilaridade, pois as crianças transmitem a informação e valores associados aos parentes e às pessoas com quem tem contato”, acredita Rossa-Feres.

Conheça os girinos da Mata Atlantica. Voce pode ler aqui ou baixar o livro na janela abaixo.

Deixe um comentário