Manifesto Por Mulheres Na Ciência

Nosso próximo Sábado da Ciência AS INCRÍVEIS CIENTISTAS BRASILEIRAS se integra aos movimentos educacionais, sociais e políticos de valorização do trabalho e profissionalização da mulher em todos os campos, em especial, na Ciência e Tecnologia.

Apresentamos abaixo o manifesto L’Oreal-UNESCO #FORWOMENINSCIENCE que propõe 6 compromissos para a formação científica das mulheres.

OS SEIS COMPROMISSOS DO MANIFESTO

Incentivar as meninas a explorarem caminhos para uma carreira científica;

Romper as barreiras que impedem as mulheres cientistas de seguir carreiras de longo prazo na pesquisa;

Priorizar o acesso das mulheres a cargos superiores e posições de liderança nas ciências;

Celebrar com o público em geral a contribuição que as mulheres cientistas dão ao progresso científico e à sociedade;

Garantir a igualdade de sexos através de participação e de liderança em comissões e simpósios científicos como conferências, comitês e reuniões de conselho;

Promover mentorias e networking para jovens cientistas de modo a possibilitar que eles planejem e desenvolvam carreiras que atendam às suas expectativas.

As mulheres na Ciência tem o poder de mudar o mundo.

Criado em 1998, o programa L’Oréal-UNESCO Para as Mulheres e a Ciência tem como objetivo reconhecer e valorizar as cientistas mulheres em todos os continentes. A cada ano, os Prêmios L’Oréal-UNESCO distinguem pesquisadoras eméritas que, por seus trabalhos destacados, tenham contribuído para o progresso da Ciência e gerado benefícios para a Sociedade.

Além disso, este programa identifica as jovens cientistas de alto potencial com a finalidade de contribuir para sua formação e pesquisas.

Assine, atue e divulgue aqui o manisfeto POR MULHERES NA CIÊNCIA!

Ao assinar, você acompanhará e participará da seleção das candidatas aos prêmios!

Para Mulheres na Ciência no Brasil

O Programa, iniciado no Brasil em 2006, tem como motivação a transformação do panorama da ciência, favorecendo o equilíbrio dos gêneros no cenário brasileiro e global, incentivando a entrada de mulheres no universo científico.

Na edição local, anualmente são escolhidas sete jovens pesquisadoras de diversas áreas de atuação que são contempladas com uma bolsa-auxílio para ser investida em sua pesquisa. O prêmio já reconheceu 89 cientistas promissoras, que receberam impulso extra para dar prosseguimento em seus estudos e incrementar o desenvolvimento da ciência no Brasil.

Conheça mais detalhes do Programa de Prêmios Por Mulheres na Ciência, Brasil.

E conheça as Premiadas Brasileiras aqui. E as internacionais aqui.

Deixe um comentário