Uma nova fonte de Energia Viva na equipe de mediadores bolsistas e voluntários do Espaço Ciência Viva!
Bernardo Correa Massaud
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Formação: Graduando em Física, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ.
Orientadores: Profa. Rosana Bulos Santiago , IF, UERJ.
Projeto Prodocência UERJ, 2022.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5030912680736147
A Ciência, assim como a Cultura, é parte visceral de uma sociedade. Sem elas não se tem uma organização social tão complexa quanto a que temos hoje. A ciência que possibilita os avanços na base, como saúde educação e política.
Sem o Ensino de Ciências se cai no risco de estagnação ou retrocesso tecnológico social. Pois sem a pesquisa e o ensino básico de raciocínios lógicos e/ou científicos, a sociedade fica refém das incertezas e “verdades” atuais. Já pensou ficar preso a “verdade” da terra plana, ou da pseudociência da Eugenia de supremacia racial. Vamos ensinar ciências, por favor!
Maria Luísa Pareto Vianna
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Graduanda do curso de Oceanografia, 4o. ano, Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
Orientadora: Profa. Rosana Bulos Santiago, IF, UERJ.
Projeto Prodocência UERJ, 2022.
Currículo Lattes:
A importância da Ciência está em buscar respostas e conhecimento e compartilha-los com a sociedade buscando sempre a melhor aplicação nos problemas.
A importância da Educação em Ciências está em introduzir o conhecimento e instigar as novas gerações a procurar sempre querer saber mais e entender mais do mundo.
Vitor Gamillscheg Felippe Barbosa
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Graduando em Física. 3o ano, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ.
Currículo Lattes:
Orientadores: Profa. Rosana Bulos Santiago, IF, UERJ.
Projeto Prodocência UERJ, 2022.
Apesar de não enxergar o conhecimento cientifico como único ou universal, a ciência permite criar fundamentos e/ou explicações de determinados fenômenos por meio de argumentos concretos que se distanciam do senso comum. Assim, a busca pela coerência e aperfeiçoamento das explicações científicas cria maior confiança nas informações que a mesma transmite.
A sociedade atual está cada vez mais imersa na tecnologia e no rápido acesso à informação, promovido pelo avanço da globalização e da internet. Assim, saber avaliar se um dado ou conhecimento corresponde ou não a realidade, pode não ser uma tarefa simples. Nesse sentido, a educação em geral permite que o aluno crie sua própria identidade como cidadão, possibilitando-o entender e defender seus direitos em sociedade. No caso da educação em ciências, essa formação de identidade está diretamente associada com a criação de um pensamento crítico, embasado em argumentos sólidos. Dessa forma, esse aluno não se torna alheio ou inapto a criticar aquilo que lhe é passado como verdade absoluta.
Acredito que uma das formas mais promissoras de aperfeiçoar a educação em ciências é justamente por meio da aproximação do conhecimento cientifico com a realidade do aluno. Assim, a utilização de espaços de ensino não formais, junto com atividades lúdicas e experimentais permite a o desenvolvimento dessa proximidade.
Victor Alexandre Mateus Camargo
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Formação: Graduação em Física, 4o. ano, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4708979446165839
Orientadores: Profa. Rosana Bulos Santiago, IF-UERJ.
Projeto Prodocência UERJ, 2022.
A Ciência é de fundamental importância, pois, através das ciências o ser humano pôde avançar e adquirir conhecimentos nunca antes imaginados. A partir disso, diversas ferramentas foram desenvolvidas para auxiliar o ser humano nas mais variadas áreas do conhecimento.
O ensino de ciências é de fundamental importância para o desenvolvimento sociocultural do indivíduo. A linguagem científica possibilita uma nova interpretação de mundo. Abrindo, assim, novas visões de mundo.
Moisés Medrado Ribeiro
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Formação: Graduando em Física, 4o. ano, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ.
Currículo Lattes:
Orientadores: Profa. Rosana Bulos Santiago, IF, UERJ.
Projeto Prodocência, UERJ, 2022.
É importante falarmos de como a Ciência contribui para que possamos evoluir como sociedade em um período onde a importância da mesma é questionada.
Por ser algo tão relevante para nós, a educação em ciências é de suma importância para fazer com que a sociedade compreenda e reproduza o fazer científico. Por isso, a Educação em Ciências se mostra fundamental para despertar, em nós e nas futuras pessoas que virão, a construção de uma sociedade mais benéfica para todos.
Júlia Canário dos Anjos
![](https://cienciaviva.org.br/wp-content/uploads/2022/05/JULIA.png)
Formação 8° período do curso de graduação de Física Licenciatura pela Universidade Federal Fluminense (UFF)
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0365916006284433
Orientadores: Paulo Henrique Colonese e Mariana de Souza Lima.
Porque o céu é azul?
Porque não flutuamos?
Quanto tempo o tempo tem?
Questionar!
Isso é Ciência e está ao alcance de todos!
Beatriz Correia Miranda
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Formação: 3º período do curso de Graduação em Ciências Biológicas – Modalidade Biotecnologia – no IFRJ.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7226313857913948
Projeto de Extensão: Naturalistas no Jardim
Orientadora: Tânia Goldbach, ECV-IFRJ.
“A natureza é sábia e justa. O vento sacode as árvores, move os galhos, para que todas as folhas tenham o seu momento de ver o sol.” Humberto de Campos
Estudar ciências biológicas significa estudar a vida do jeito que ela realmente é, desde uma pequena célula até o mais alto nível da cadeia alimentar, e como um depende direta e indiretamente do outro para sobreviver e viver.
Carolina Rodrigues da Silva
![](https://cienciaviva.org.br/wp-content/uploads/2022/04/carolinasilva2022.png)
Formação: Ciências biológicas, bacharel em Biotecnologia, IFRJ
Currículo Lattes
http://lattes.cnpq.br/2539614579932870f
Projeto
Conhecendo e explorando os Espaços Verdes
Orientadora: Tânia Goldbach, IFRJ/ECV.
A ciência é o caminho para acabar com a ignorância.
Paula Carolina Vital Mattos
![](https://cienciaviva.org.br/wp-content/uploads/2021/05/PaulaMattos2021-915x1024.png)
Formação:
Currículo Lattes:
Grupo de Trabalho:
Orientadores:
Gabriella Lobo
![](https://cienciaviva.org.br/wp-content/uploads/2022/04/gabriellaLobo.png)
Formação: Cursando o 7º período de Bacharelado em Ciências Biológicas com ênfase em Biotecnologia.
Currículo Lattes:
Grupo de Trabalho: Desvendando Organismos.
Orientadores: Rodrigo Bisaggio e Gabriela Bevilacqua
Quanto mais conheço a ciência, mais passo a admirar a vida.
Raisa de Campos Proeza
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Formação: Comunicação Social, Jornalismo.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5704222417990000
Grupo de Trabalho: Comunicação Social Ciência Viva.
Orientadores: Ma. Aline Silva Desoji Nery e Profa. Dra. Eleonora Kurtenbach
“Cada pessoa deve trabalhar para o seu aperfeiçoamento e, ao mesmo tempo, participar da responsabilidade coletiva por toda humanidade”. Marie Curie.
Sara Galvão de Souza
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Formação: Graduanda em Ciências Biológicas com ênfase em Biotecnologia pelo Instituto Federal do Rio de Janeiro.
Currículo Lattes
http://lattes.cnpq.br/0288300497833188
Projeto de extensão do GT Conhecendo e Explorando os Espaços Verdes
Orientadora – Tânia Goldbach, IFRJ- ECV
A ciência é um dos pilares que impulsiona a sociedade, e a oportunidade de mediar sobre ciência mostra que há sempre mais para aprender.
Stephanie Iorio Barroso
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Formação: Ciências Biológicas (Habilitação em Biotecnologia) – IFRJ
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9551888568935376
Projeto: Conhecendo e Explorando os Espaços Verdes
Orientadora: Tânia Goldbach, IFRJ-ECV.
A divulgação do conhecimento é essencial para que todos possamos aprender juntos.
Isabella Soares de Souza Suk Chun
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Formação: Graduanda em ABI (Área Básica de Ingresso) – Comunicação Social. Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Grupo de Trabalho: Comunicação Social Ciência Viva.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8581474370707375. Bolsista.
Orientadora: Profa. Dra. Eleonora Kurtenbach.
A ciência permite e viabiliza todo o desenvolvimento humano e, mesmo em diferentes áreas, acredito que a ciência é sempre a base de todo conhecimento, dos porquês e das respostas.
Victória Zerboni da Silva
![](https://cienciaviva.org.br/wp-content/uploads/2022/04/VICTORIA2022.png)
Formação: Graduanda em Licenciatura em Ciências Biológicas pela UFRJ, 10° Período.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5038708336587957
Orientadora: Tânia Goldbach, IFRJ-ECV.
Projeto: Clube de Ciências: Projeto Irradiador de Múltiplas Atividades em Escolas Públicas (foco na temática meio ambiente/sustentabilidade com base na filosofia da agenda 2030 – ONU)
A ciência é tudo que conhecemos no universo,
por isso precisamos conhecê-la
e contagiar a todos com suas incríveis e infinitas faces!
Vinícius da Silva Fonseca
Graduando em Psicologia e Filosofia. Centro Universitário Celso Lisboa. Projeto Pesquisa Junior. “A Educação Sexual no processo de formação dos futuros professores”. Bolsista.
Orientadora: Suellen de Oliveira.
Rayssa Farias Carvalho
Graduanda em Biologia. Centro Universitário Celso Lisboa.
Projeto Pesquisa Junior. “A Educação Sexual no processo de formação dos futuros professores”. Bolsista.
Orientadora: Suellen de Oliveira.
Bruna Ferreira Messina
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Graduanda em Ciências Biológicas. Centro Universitário Celso Lisboa.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/1736295989587979
Projeto Pesquisa Junior. “A Educação Sexual no processo de formação dos futuros professores”. Voluntária.
Orientadora: Suellen de Oliveira.
A Divulgação Científica dá rumo aos nossos caminhos e deve chegar a todos os cantos, para todas as pessoas.
A Educação Sexual é um pilar da Saúde Pública que infelizmente bate de frente com o conservadorismo.