Observação de aves na natureza. Imagem cedida por Marcela Fonseca
E que tal brincar de passarinhar?
A Ornitologia é a área da ciência que estuda as aves. Ela investiga desde seu comportamento e distribuição geográfica até as diferenças entre os tipos de canto das aves!
Já sabemos como é bom instigar a curiosidade da criançada, então vamos preparar o terreno e fazer da ornitologia uma diversão em família!
Preparando o vestuário
Na observação de pássaros, a maneira de nos vestirmos é muito importante. Quanto menos destacados da paisagem, melhor. Sendo assim, muitos ornitólogos e observadores de aves tentam se camuflar com o ambiente. Para isso, a primeira coisa que precisamos é imaginar esse ambiente e escolher as roupas que menos chamam atenção nele.
Na observação de pássaros, a maneira de nos vestirmos é muito importante. Quanto menos destacados da paisagem, melhor.
Sendo assim, muitos ornitólogos e observadores de aves tentam se camuflar com o ambiente.
Para isso, a primeira coisa que precisamos é imaginar esse ambiente e escolher as roupas que menos chamam atenção nele.
Se pensarmos na Mata Atlântica, Amazônia ou Pantanal, podemos imaginar uma camuflagem com muito marrom e verde escuro; já se na sua região o que domina é o Cerrado, Pampas ou Caatinga, as cores bege e marrom seriam as mais acertadas. Mas, a nossa imaginação pode ir além e combinar com o ambiente real
em que se está.
Se a brincadeira for na sala, que tal combinar com a cor do sofá ou do tapete? Se for no quarto, podemos nos camuflar com as cores dos armários ou da colcha. No parquinho, seria verde da cor da grama ou bege cor da areia? Vale incrementar com chapéus, meias e sapatos para dar um ar ainda mais realista. Utilizar elementos que existem nesses lugares podem fazer a camuflagem ficar mais divertida!
Preparando os equipamentos!
Depois de escolher a vestimenta, é hora de separar os equipamentos. Um bom observador não pode deixar de lado o seu binóculo, não é mesmo?
Então, siga o passo a passo na sequência abaixo e monte o seu!
[metaslider id=”15738″]
Esse é só um dos modelos possíveis. Vale improvisar com cola, fita adesiva ou corda, se não tiver cola quente. Pode pintar também com canetinhas de colorir ou giz de cera, se estiver difícil de achar guache. O importante é não desanimar e mergulhar na brincadeira com muita imaginação!
É importante lembrar que esse binóculo é somente um brinquedo para fazermos de conta que somos ornitólogos.
Os binóculos de verdade possuem lentes para aproximar os objetos observados e ajustes para focar melhor naquilo que desejamos ver. Esse que construímos, permite brincar de explorar e ajuda a destacar aquilo que vemos através dele.
AÍ VAI UMA DICA : Podemos entender melhor como funciona um binóculo de verdade, com detalhes bem explicativos, CLICANDO AQUI nessa matéria super legal do blog “Unidos pela Astronomia”.
Identificando nossas aves
Algumas espécies de aves têm uma distribuição bem ampla.
Fizemos uma Ficha de identificação “Eu avistei…” para que você possa imprimir ou fazer o download e identificar quantas espécies de aves visitam sua janela e seu entorno.
Que horas aparecem? Somente em certos períodos do ano? Tem alguma que aparece todos os dias?
Clique aqui e baixe a Ficha.
Construindo nosso próprio observatório de aves
Uma maneira bem interessante de conseguirmos observar aves é atraindo-as para mais perto! Na seção “Aves na Janela” você pode aprender a construir comedouros, bebedouros e banheiras que te ajudem a trazer as aves para mais pertinho de você!
Para voltar ao Episódio: “Canta que me encanto: Aves ao redor” e acessar outras matérias sobre o tema CLIQUE AQUI.