Monte e Divirta-se com sua Teia de Aranha

SÉRIE: CONHECENDO E EXPLORANDO OS ESPAÇOS VERDES

TEMPORADA: OS JARDINS E SEUS BICHOS! MONTE E DIVIRTA-SE

Equipe: Alcinéa Triani Costa, Jaciele Sotero Dos Santos, Vanessa Rosália Paes Pires, Adriana Valente (Colaboração), Tânia Goldbach (Coordenação).

Você já ouviu falar do Homem-Aranha, não é mesmo? Além dele, qual é o outro super-herói que possui “grandes poderes e tem grandes responsabilidades”? Isso mesmo a aranha! Pois ela possui resistência e agilidade para escalar as paredes e equilibrar sobre sua teia. Ok! Então vamos ver se você tem agilidade e equilíbrio para fazer uma teia de papel. Vem comigo!

MATERIAIS

Para montar uma teia de papel serão necessários os seguintes materiais:

  • Uma tesoura sem ponta;
  • Uma folha de papel oficio da cor que você preferir, nesse caso usaremos uma folha branca;
  • Uma canetinha, lápis ou lápis de cor.

VAMOS VER O PASSO A PASSO?

[wonderplugin_slider id=41]

AS FUNÇÕES DA TEIA DE ARANHA

Viu como é fácil fazer uma teia de papel? Mas você sabe as funções de uma teia? E por que a aranha é considerada um super-herói?

A aranha é considerada um super-herói, pois ela ajuda a controlar as populações de insetos. Elas conseguem capturar suas presas basicamente de duas formas: a primeira é chamada de “senta e espera” e a segunda é a partir de “busca e emboscada”.

E uma observação intrigante é que a aranha consegue realizar a captura de outros animais com a ajuda de sua teia… mas como? Reparem bem que a teia, apesar da sua regularidade de fios paralelos, possui um formato arredondado, pois funciona como uma rede, assim os insetos voadores são fisgados! Como a aranha não possuem uma boa visão, a teia ajuda a detectar as presas por meio de vibrações.

REFERÊNCIAS

ROOS, A. L. et al. Caindo na rede: A influência do local e estrutura de teias de aranhas na captura de presas. 2018.

Deixe um comentário