Mulheres Cientistas Inspiradoras: pôsteres

Capa: imagem com alguns dos pôsteres da coleção. Fonte: Nevertheless.

O ditado, “Se ela não pode ver, ela não pode ser”, fala sobre a importância de apresentar as meninas a modelos femininos, especialmente em áreas onde as realizações das mulheres eram muitas vezes esquecidas ou minimizadas, como em Ciências, Matemática e Tecnologia.

 Uma nova coleção de pôsteres visa trazer mais histórias dessas mulheres à luz – e inspirar as Garotas Poderosas – Mighty Girls – de hoje com o conhecimento de que ela pode ser o que deseja ser!

Os pôsteres para download gratuito, criados pela Nevertheless, apresentam oito mulheres pioneiras que tiveram um impacto nas áreas de Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática. Cada pôster também é desenhado exclusivamente por uma artista feminina diferente de todo o mundo.

 A Nevertheless, um podcast que celebra as mulheres transformando o ensino e a aprendizagem por meio da tecnologia espera que você baixe os pôsteres e os imprima para sua escola, casa ou local de trabalho. 

Abaixo, você encontrará links para baixar cada pôster, bem como uma descrição da cientista apresentada e leitura recomendada para crianças e adultos para ajudá-lo a explorar sua história com mais profundidade.

CYNTHIA BREAZEAL

A Dra. Cynthia Breazeal é Professora Associada de Artes e Ciências da Mídia no Instituto de Tecnologia de Massachusetts, onde fundou e dirige o Grupo de Robôs Pessoais no Laboratório de Mídia. Ela também é fundadora e cientista-chefe da Jibo, Inc. Ela é uma pioneira em robótica social e interação de robôs humanos. Ela é autora do livro Designing Sociable Robots e publicou mais de 100 artigos revisados ​​por pares em jornais e conferências sobre os tópicos de Robótica Autônoma, Inteligência Artificial, Interação de Robôs Humanos e Aprendizado de Robôs.

Artista: Joana Neves é uma artista digital portuguesa que adora desenhar e começou a aprender a pintar digitalmente em 2014. É movida pelo seu interesse de longa data pela moda, contos populares, burlesco e animação.

ROSALIND FRANKLIN

Rosalind Franklin foi uma pioneira no estudo de estruturas moleculares, recebendo reconhecimento entre os cientistas por sua pesquisa sobre a estrutura molecular do carvão, vírus e DNA. Suas imagens de difração de raios-X do DNA permitiram que Francis Crick e James Watson, da Universidade de Cambridge, identificassem a estrutura de dupla hélice da molécula. Durante anos, seu trabalho na estrutura passou despercebido, pois apenas Crick, Watson e o colega de Franklin, Maurice Wilkins, receberam o Prêmio Nobel pela descoberta em 1962. Em 2003, a Royal Society estabeleceu o Prêmio Rosalind Franklin para chamar a atenção para o trabalho notável das mulheres em STEM.

Artista: Juliette Brocal é uma estudante de animação e ilustradora francesa que gosta de desenhar lugares à beira-mar, coisas folclóricas e pessoas tocando música.

MAE C. JEMISON

Mae C. Jemison é uma engenheira, médica e astronauta americana da NASA. Ela se tornou a primeira mulher afro-americana a viajar no espaço quando entrou em órbita a bordo do Ônibus Espacial Endeavour em 12 de setembro de 1992. Ela se demitiu da NASA em 1993 para fundar uma empresa que pesquisava a aplicação da tecnologia na vida diária. Ela apareceu na televisão várias vezes, inclusive como atriz em um episódio de Star Trek: The Next Generation. Ela é dançarina e tem nove doutorados honorários em ciências, engenharia, letras e humanidades. Ela é a atual diretora da organização 100 Year Starship.

Artista: Karina Perez é uma ilustradora / designer mexicana-americana. Ela está sempre interessada em explorar a narrativa por meio do design e da cor para comunicar visualmente o amor e a aceitação que recebe das pessoas ao seu redor.

MARIA DA PENHA

Maria da Penha é biofarmacêutica brasileira e defensora dos direitos humanos. Ela defende os direitos das mulheres, especialmente contra a violência doméstica. Quando Maria da Penha quase foi morta pelo marido, não havia uma única delegacia de polícia que ela pudesse ir no Brasil especializada em violência contra a mulher. O caso que Maria abriu ficou no tribunal por duas décadas, enquanto seu marido permaneceu em liberdade. Anos depois, em uma decisão histórica, o Tribunal de Direitos Humanos criticou o governo brasileiro por não tomar medidas eficazes para processar e condenar os autores de violência doméstica. Em resposta a isso, o governo brasileiro promulgou em 2006 uma lei hoje conhecida como Lei Maria da Penha sobre Violência Doméstica e Familiar, que aumentou a severidade da punição para a violência doméstica contra a mulher, sempre que ocorresse no ambiente doméstico ou familiar.

Artista: Camila Rosa . Camila é uma ilustradora e designer freelance do Brasil. Seu trabalho traduz as mulheres de uma perspectiva alternativa: latino-americana, corajosa, poderosa e não adequada aos padrões de beleza tradicionais. Camila acredita que é importante que seu trabalho possa ser usado para apoiar e educar meninas e mulheres em todo o mundo.

JULIANA ROTICH

Juliana Rotich é tecnóloga, consultora estratégica, empreendedora e palestrante principal. Ela é cofundadora da BRCK Inc, uma empresa de tecnologia de hardware e serviços com sede no Quênia. A BRCK foi formada para concretizar uma visão para permitir a comunicação em ambientes de baixa infraestrutura, desenvolvendo tecnologias úteis e inovadoras. Juliana também foi cofundadora da Ushahidi Inc., uma empresa de tecnologia sem fins lucrativos, especializada no desenvolvimento de software livre e de código aberto para mudar a forma como as informações fluem no mundo.

Artista: Thandiwe Tshabalala . Thandiwe é um artista gráfico residente na Cidade do Cabo. Seu trabalho é ousado, colorido e conceitual. Seu lema como criativo é: “Comunique, não decore”. Em 2015 foi agraciada com o prestigioso Prêmio Mbokodo para Mulheres Sul-Africanas nas Artes, na categoria Design Criativo.

DRA. HAYAT SINDI

Dr. Hayat Sindi nasceu em Makkah, Arábia Saudita e é um dos líderes mundiais em biotecnologia. Ela é a fundadora e presidente do i2 Institute e cofundadora da Diagnostics For Al l . Ela foi classificada pela revista Arabian Business como a 19ª árabe mais influente do mundo e a nona mulher árabe mais influente. Sindi tem um Ph.D. em biotecnologia pelo Newnham College, Cambridge, que ela obteve em 2001; ela foi a primeira mulher saudita a ser aceita na Universidade de Cambridge para estudar o campo da biotecnologia, e a primeira mulher de qualquer um dos Estados Árabes do Golfo Pérsico a concluir um doutorado na área.

Artista: Lidia Tomashevskaya é uma ilustradora freelance de Tel Aviv, Israel. Ela trabalhou com editoras em ilustrações de livros e produziu ilustrações e design gráfico para marcas como Hewlett Packard.

TU YOUYOU

Tu Youyou é uma química farmacêutica e educadora chinesa. Ela descobriu a artemisinina (também conhecida como qinghaosu ) e a diidroartemisinina , medicamentos usados ​​para tratar a malária. Sua descoberta foi um avanço significativo na medicina tropical do século 20, salvando milhões de vidas em todo o mundo.

Por seu trabalho, Tu recebeu o Prêmio Lasker de 2011 em medicina clínica e o Prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina de 2015, juntamente com William C. Campbell e Satoshi Ōmura. Ela é a primeira laureada chinesa com o Prêmio Nobel em fisiologia ou medicina, e a primeira mulher cidadã da República Popular da China a receber um Prêmio Nobel em qualquer categoria. Ela também é a primeira chinesa a receber o Prêmio Lasker. Tu Youyou nasceu, educou e desenvolveu suas pesquisas exclusivamente na China.

Artista: Xu Hui . Xu Hui é um ilustrador de Jinan, China.

GLADYS WEST

Gladys West é uma matemática americana conhecida por suas contribuições para a matemática que sustenta o GPS. Suas contribuições para o GPS só foram descobertas quando um membro de sua irmandade, Alpha Kappa Alpha, leu uma curta biografia que West havia enviado para uma função de ex-alunos.

Artista: Geneva B é uma ilustradora autodidata da Carolina do Norte. Ela adora trabalhar com cores, desenhar cabelos grandes e adicionar caprichos com um toque de realismo e felicidade.

Deixe um comentário