Nosso Mundo em Dados: Estatística da COVID-19

#paCTopelaVida #fiqueemcasacomaciencia

Capa: Flutuando sozinho no espaço com toda a Terra. APOD, NASA, 9 de fevereiro de 2020.

A Estatística é uma das teorias que com suas ferramentas no ajuda a compreender a difusão de doenças em cada país e no mundo. Com essas ferramentas podemos comparar, avaliar e fazer previsões para diferentes tipos de fenômenos, incluindo Pandemias.

O Prof. José Colucci apresenta em seu Blog uma introdução à Estatística da Epidemia em duas partes. Vale a pena conferir os vídeos, antes de ver e interpretar os gráficos e tabelas apresentados abaixo.

Colucci mantém em seu Facebook, uma apresentação diária dos casos, comparando três países: Estados Unidos, Itália e Brasil. Acompanhe!

Um dos estudos compara os dados do “mesmo dia”, a partir do primeiro caso de morte em cada país. Um dos parâmetros mais relevantes e esclarecedores nas comparações.

Outra fonte de dados mundiais e nacionais sobre a Covid-19, é o site do WORLDDOMETER (MUNDIÔMETRO) que atualiza os dados do mundo e de cada pais. Confira os dados do Brasil.

Além disso, outra fonte interessante de informações estatísticas, é apresentada em 23 gráficos da Estatística da Pandemia COVID-19 geradas pela WORLD IN DATA. (O MUNDO EM DADOS).

Apresentamos alguns dos gráficos abaixo do dia 3 de maio de 2020. Além dos gráficos selecionados aqui, há uma série de estatísticas relacionadas à Estatística dos Testes realizados nos países, mas como o Brasil ainda não disponibiliza os dados oficiais sobre os testes, não os indicamos aqui, mas você poderá vê-los diretamente no site da WORLD IN DATA.

Nos links indicados você poderá ver os gráficos dinâmicos e escolher a data que quiser investigar e também atualizar as datas.

Este gráfico mostra o número de mortes confirmadas devido ao COVID-19.

Você vê a contagem de mortes em 10 países diferentes. Mas no gráfico interativo clicando em + Adicionar país, você pode comparar os dados de todos os países do mundo em que está interessado.

Gráfico interativo em https://slides.ourworldindata.org/2020_pandemic/2020_pandemic#/1.

Com que rapidez o número de mortes confirmadas aumentou em diferentes países?

Este gráfico pode dar a resposta. A trajetória de cada país começa no dia em que esse país teve mais de 5 mortes confirmadas. Isso permite que você faça comparações entre países.

Acesse o gráfico dinâmico aqui: https://slides.ourworldindata.org/2020_pandemic/2020_pandemic#/2

Número de mortes confirmadas por dia .

O gráfico anterior analisou o aumento do total de mortes – este gráfico mostra os casos diários.

  • Nos países que responderam bem à pandemia, a contagem de mortes permaneceu baixa – a Coréia do Sul é um exemplo.
  • Em outros países – por exemplo, Itália, Espanha e EUA – o número de mortes confirmadas aumentou muito rapidamente por várias semanas antes que a taxa de crescimento diminuísse.
Gráfico interativo em https://slides.ourworldindata.org/2020_pandemic/2020_pandemic#/3.

Mortes diárias confirmadas por milhão de pessoas .

Faz sentido ajustar o tamanho da população, porque a contagem de mortes em países mais populosos tende a ser maior. [ Aqui você pode ver essa correlação.]

Gráfico interativo em https://slides.ourworldindata.org/2020_pandemic/2020_pandemic#/4

Mortes confirmadas diariamente por COVID-19, dadas como a média móvel em três dias.

Por que uma média móvel de três dias? Para todas as fontes de dados globais sobre a pandemia, os dados diários não se referem necessariamente às mortes naquele dia – mas às mortes relatadas naquele dia. Como os relatórios podem variar significativamente de dia para dia, este gráfico mostra a média móvel de três dias dos valores diários.

Gráfico interativo em https://slides.ourworldindata.org/2020_pandemic/2020_pandemic#/5

Total de mortes confirmadas por milhão de pessoas. (Visual)

  • Você pode arrastar o controle deslizante de tempo azul abaixo do mapa para qualquer outra posição – o mapa muda para a data em que você está interessado.
Gráfico interativo em https://slides.ourworldindata.org/2020_pandemic/2020_pandemic#/6.

Taxa de Letalidade

Este gráfico mostra o número total de casos confirmados no eixo horizontal em relação ao número total de mortes confirmadas no eixo vertical. A relação entre estas duas medidas é o que os epidemiologistas chamam taxa de letalidade (CFR).

As linhas cinza mostram o CFR. Por exemplo, se um país está na linha de 2%, os casos confirmados atuais e os números de óbitos indicam uma taxa de mortalidade de 2%.

Taxa de letalidade interativa em https://slides.ourworldindata.org/2020_pandemic/2020_pandemic#/22

Taxa de Mortalidade dos Casos: O que pode e o que não pode ser dito a partir dos dados?

O slide anterior torna muito transparente como é calculada a taxa de mortalidade de casos – é simplesmente a razão entre as mortes confirmadas e os casos confirmados. Este gráfico representa o CFR calculado exatamente dessa maneira. 
Novamente, porque é importante: durante um surto – e especialmente quando o número total de casos não é conhecido – é preciso ter muito cuidado na interpretação do CFR. Escrevemos um explicativo detalhado sobre o que pode e o que não pode ser dito com base nos números atuais de CFR.

Gráfico interativo em https://slides.ourworldindata.org/2020_pandemic/2020_pandemic#/23.

COVID-19 NÃO É UMA GRIPINHA

No início desta pandemia, a World in Data fez uma parceria com o canal do Youtube Kurzgesagt para produzir um vídeo sobre a pandemia. Muitos espectadores disseram que este vídeo os ajudou a levar a pandemia muito mais a sério e que os convenceu a fazer o possível para reduzir a propagação do vírus. Esperamos que você goste do vídeo!

One Comment on “Nosso Mundo em Dados: Estatística da COVID-19”

Deixe um comentário