Coleção: Artivismo Oceânico: Murais Marinhos.
Troubled Waters (Águas Turbulentas), por Zabou, Indonésia, 2018
Vamos conhecer e mergulhar no Mural Águas Turbulentas apresentado pelo Projeto Sea Walls.
O mural foi desenvolvido em setembro de 2018 pela artista Zabou para a ilha Bali, na Indonésia.
Veja a página do mural no site da Sea Walls, clicando no link: https://seawalls.org/mural/troubled-water/.
Apresentamos abaixo uma pequena biografia do artista e também a apresentação do mural feito pelo projeto Sea Walls em sua série de cadernos para colorir dos murais selecionados nos oito anos do projeto.
A Artista
Zabou é um artista de rua e pintora francesa que reside em Londres. Desde 2012, ela viaja pelo mundo para espalhar sua mensagem artística de amor, diversão e rebeldia pintando murais realistas e tornando o mundo um lugar mais colorido, uma parede de cada vez.
Trabalhando com tinta spray e acrílicos, Zabou produz obras coloridas, marcantes e instigantes. Ela integra seus murais em seus arredores: não apenas querendo pintar na rua, ela faz seu trabalho parte da rua. Ela gosta de ultrapassar os limites visuais e espaciais, às vezes criando peças lúdicas.
Seu mundo artístico gira em torno de tópicos contemporâneos e universais e explora o que nos torna humanos: esperança, amor, medos, arte, natureza e muito mais. Ela encontra inspiração na vida cotidiana, mas também na história e nos arredores onde pinta.
Além de suas viagens, as realizações de Zabou incluem falar em eventos como as inovadoras conferências TEDx, com destaque para livros e revistas especializadas, além de ser convidada a expor seu trabalho várias vezes na prestigiada Galeria Saatchi, em Londres. Em 2022, a galeria receberá sua primeira exposição individual.
Clique aqui para ver uma seleção das obras mais recentes da artista em seu site oficial.
Fonte: Creative Coloring, SeaWalls. Pangeaseed Foundation; Site Oficial da Artista.
Veja também a produção de murais e obras de Zabou em suas redes sociais:
- Instagram: https://www.instagram.com/zabouartist/.
- Twitter: https://twitter.com/zabouartist.
- Facebook: https://www.facebook.com/zabou.artist.
- Site: https://zabou.me/.
Tema do Mural: Poluição plástica e Conservação de Recifes de Corais
Hoje, os oceanos e a vida marinha enfrentam a ameaça de alteração permanente de uma série de fontes de poluição, e a poluição plástica está entre as mais significativas.
O plástico é responsável por 60 – 80% do lixo marinho, e em áreas de alta densidade chega a até 95%.
A realidade é que cada pedaço de plástico que já foi feito ainda existe de uma forma ou de outra. Mesmo quando queimado, ele se divide em partículas microscópicas e tóxicas.
Derivado do petróleo, plástico não é um material que nosso planeta possa digerir ou incluir em seus ciclos naturais.
Estima-se que até 2050, o plástico vai superar, em massa, os peixes no oceano.
Fonte: Creative Coloring, SeaWalls. Pangeaseed Foundation.
Tome uma atitude!
Reduza sua própria produção de plástico ao:
- Usar uma garrafa de água reutilizável e evitar bebidas engarrafadas em plástico.
- Levar sua própria bolsa, copo, utensílios, canudo, etc.
- Comprar a granel, reduzindo o desperdício de embalagens.
- Escolher bens reutilizáveis e compostáveis em vez de materiais menos sustentáveis.
Considere também o apoiar organizações como o Coral Guardian, que estão restaurando ativamente o habitat do recife por meio da criação de recifes artificiais.
Fonte: Creative Coloring, SeaWalls. Pangeaseed Foundation.
Declaração da Artista
Meu tema escolhido para este mural é a destruição de corais e recifes, destacando o fenômeno branqueamento que ameaça seriamente nossos oceanos. À medida que a temperatura do mar sobe ao redor do globo, os corais sofrem eventos de branqueamento mais frequentes e nem sempre podem se recuperar. Uma vez que os corais morrem, é um ecossistema inteiro que vai embora com eles.
Meu mural, pintado em uma parede de 20 metros de comprimento no centro de mercado de Nusa Penida, retrata uma bela, mas também dramática cena subaquática. Uma mergulhadora é vista explorando o recife; ela está olhando para peixes locais e corais coloridos saudáveis. Por outro lado, no entanto, a vida deixou de existir: lixo plástico e garrafas cercam corais branqueados e mortos. A poluição é outra questão importante na ilha que eu queria destacar.
Espero que minha obra, assim como todo o projeto de Bali e corpo de obras do Sea Walls Bali,
aumente a conscientização e tenha um impacto sobre nossos oceanos, mesmo pequenos, nesta mudança global.– Zabou
Fonte: Creative Coloring, SeaWalls. Pangeaseed Foundation.
Guardiã de Coral
Criada em 2012, a Coral Guardian é uma organização não governamental francesa que trabalha internacionalmente e com as comunidades locais para proteger os ecossistemas de corais. A ONG Coral Guardian protege os ecossistemas de coral por meio do envolvimento das populações locais e da conscientização do público em geral.
A ONG desenvolveu uma abordagem inovadora para a proteção do ecossistema de corais com base em três pilares: conservação, programas de conscientização e ciência
- Conservação: a Coral Guardian trabalha com as autoridades locais no terreno para estabelecer áreas marinhas protegidas e restaurar áreas destruídas.
- Programas de conscientização: a conscientização das comunidades locais abre as portas para o desenvolvimento social e econômico das aldeias, principalmente por meio do ecoturismo e do retorno da biodiversidade marinha. A Coral Guardian está, portanto, desenvolvendo programas de conscientização local para crianças e adultos , bem como turistas e capitães de barco.
- Ciência: graças ao envolvimento da equipe local, a Coral Guardian criou uma zona científica em área marinha protegida. Esta área permite testar e otimizar diferentes técnicas de restauro, tentar compreender alguns dos fenômenos observados na área e dar à equipe local a oportunidade de colocar em prática diferentes ideias, e assim desenvolver a sua curiosidade científica.
O oceano é responsável por mais de 50% do oxigênio que respiramos. Os recifes de coral, por sua vez, abrigam mais de 25% da biodiversidade marinha mundial. Mesmo que esses ecossistemas possam parecer distantes de nossas vidas diárias, todos nós somos afetados e é vital protegê-los.
Fonte: Site Coral Guardian.
Pôster para colorir
Volumes para colorir (em inglês)
Acesse os 8 volumes com informações de 40 murais para colorir do projeto Sea Walls.
- Preencha o formulário na página do seguinte link para se cadastrar e receber os 8 volumes dos anos anteriores com 40 murais para colorir, selecionados pela SeaWalls. Acesse o link e preencha seus dados: https://mailchi.mp/pangeaseed/creative-coloring-vol1.
- Um grupo de artistas em Boston também criou um caderno para colorir com os murais criados por artistas locais da cidade. Acesse em Save Our Seas, Boston, 2021, volume 1.