Murais Marinhos: Oceano Plástico

Capa Tubarão-baleia. © Clinton Duffy (cliton), janeiro, 2020. Acervo iNaturalist/BioDiversity4All. Licença CC-BY-NC-4.0.

Coleção: Artivismo Oceânico: Murais Marinhos.

Plastic Ocean (Oceano Plástico), por Yoh Nagao

Vamos conhecer e mergulhar no Mural-Poster Oceano Plástico apresentado pelo Projeto Sea Walls.

Poster Plastic Ocean de Yoh Nagao.

Close na colagem do tubarão baleia de Yoh Nagao.

O Artista

Apresentamos abaixo uma pequena biografia do artista e também a apresentação do mural feito pelo projeto Sea Walls em sua série de cadernos para colorir dos murais selecionados nos oito anos do projeto.

Yoh Nagao é um artista de colagem pop da Prefeitura de Aichi, no Japão, que mora em Berlim desde abril de 2012.

Depois de se formar na Universidade de Nagoya Zokei de Arte e Design, ele começou a trabalhar como designer gráfico e ilustrador, enquanto desenvolvia e expressava livremente seu estilo único como artista.

Ele ganhou destaque no Japão após receber o prêmio de criatividade da “Creative Award Uniqlo” em 2005 (agora UT GRAND PRIX, UTGP), expondo na Trienal Internacional de Cartazes em Toyama e sendo selecionado para o concurso de design de Calendário SHIFT. Esses sucessos internacionais levaram Yoh a expandir seu trabalho no exterior.

Após uma exposição individual de sucesso em Hong Kong em 2009, recebeu uma menção honrosa na categoria de colagem do concurso internacional ARTAQ Urban Art Award (França) em 2021. Foi convidado a participar no PICK ME UP Contemporary Graphic Art. Feira realizada em Londres nesse mesmo ano, tornando-se um sério concorrente no palco da arte internacional.

Desde então, ele participou de inúmeras feiras de arte e eventos em Nova Iorque, Zurique, Berlim, Paris, Angers, Londres e Tóquio.

Em 2008, seu trabalho foi exposto na famosa butique Colette, em Paris. Com trabalho também publicado em revistas de grande visibilidade como NakedButSafe (Alemanha), Lodown (Alemanha), Dazed And Confused (Inglaterra) e DPI (Taiwan).

No verão de 2014, em Isla Mujeres, no México, ele fez seu primeiro mural ao ar livre “Margarita” com Aaron Glasson (Nova Zelândia) no projeto de murais SEA WALLS de PangeaSeed (EUA).

Foi também selecionado pela organização World Art Destinations como um dos 30 artistas que participaram no Festival International de Arte Pública, FIAPMX, em Cancún, México, onde criou uma instalação de 100 aviões de papel multicolorido que cativou o público do Festival.

De volta ao Japão, as peças, exposições e colaborações artísticas de Nagao têm ganhado especialização, mas também ampla apreciação do público, confirmando o valor crescente de seu estilo único e criatividade sem fim, que está sendo reconhecido.

Fontes:

Conheça o artista mais de perto em suas redes sociais:

Tema do mural: Poluição Plástica

Hoje, os oceanos e a vida marinha enfrentam a ameaça de alteração permanente de uma série de fontes de poluição e o plástico está entre os mais significativos.

O plástico é responsável de 60% a 80% do lixo marinho e, em áreas de alta densidade, chega a até 95%.

A realidade é que cada pedaço de plástico que já foi feito ainda existe de uma forma ou de outra. Mesmo quando queimada, ela se divide em partículas microscópicas e tóxicas. Feito a partir do petróleo, o plástico não é um material que nosso planeta possa digerir.

Estima-se que até 2050, o plástico vai superar os peixes em peso em nossos oceanos.

O quadro

“Oceano Plástico” destaca a questão da poluição plástica marinha e seus impactos na vida natural, como sobre os tubarões-baleia (Rhincodon typus). Desde 1964, a produção de plástico aumentou vinte vezes, chegando a 322 milhões de toneladas em 2015. Isto é o equivalente a mais de 900 Empire State Buildings. Infelizmente, apenas uma pequena fração de resíduos plásticos é adequadamente descartada e reciclada. Como consequência, estima-se que até 2050 haverá mais plástico do que peixes no oceano (em massa).

Além disso, os maiores peixes do oceano, os tubarões-baleia são classificados como ameaçados de extinção na Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da IUCN. Eles demoram a amadurecer e se reproduzir, tornando-os particularmente vulneráveis às pressões da sobrepesca. Estes gigantes de alimentação de plâncton são valorizados pelo comércio global da industria pesqueira pelo valor das barbatanas do tubarão.

Tome uma Atitude!

Reduza sua própria produção de plástico:

  • Usando uma garrafa de água reutilizável e evitar bebidas engarrafadas em plástico.
  • Carregando sempre sua própria bolsa, copo, utensílios, palha, etc.
  • Fazendo compras a granel, reduzindo o desperdício de embalagens.
  • Escolhendo bens reutilizáveis e compostáveis em vez de materiais menos sustentáveis.

Declaração do Artista

Em nossa geração, toneladas de produtos plásticos tornam nossa vida conveniente. Infelizmente, uma vez que eles foram usados, muitos deles acabam flutuando no oceano e apenas poluindo-o como lixo.
Este tubarão-baleia é feito de uma colagem. Os materiais são apenas fotos de plástico que encontrei em revistas. Infelizmente, esses gentis gigantes são uma das muitas vítimas de nossos estilos de vida descartáveis.
Vamos pensar e tomar uma atitude para manter este belo oceano e esses magníficos animais saudáveis e abundantes para a próxima geração.

Yoh Nagao

O Magnífico Tubarão-baleia

O tubarão-baleia (Rhincodon typus), apesar de ser gigante, é um peixe inofensivo.

Sua característica marcante são as pintas brancas em sua pele escura, o que torna difícil de confundi-lo com outro animal.

Tubarão-baleia (Rhincodon typus). Créditos: Chong Wan Yong. In: In: iNaturalist. Licença: CC-BY-NC-4.0.

Outra característica que chama bastante atenção é o tamanho da boca que mede cerca de 1,5 metros de largura. Apesar de todo esse tamanho, o tubarão-baleia se alimenta em grande parte por plânctons através de filtração.

Tubarão-baleia (Rhincodon typus). Créditos: Sindre Frahm Jensen. In: iNaturalist. Licença: CC-BY-NC-ND-4.0.
Tubarão-baleia (Rhincodon typus). Créditos: Walter A. Sánchez. In: iNaturalist. Licença: CC-BY-NC-4.0.

Assista aos vídeos abaixo e descubra algumas características e curiosidades do Tubarão-baleia.

Ou mergulhe e se encante com esse belo gigante do oceano.

Pôster para Colorir

Volumes para colorir (em inglês)

Acesse os 8 volumes com informações de 40 murais para colorir do projeto Sea Walls.

  • Preencha o formulário na página do seguinte link para se cadastrar e receber os 8 volumes dos anos anteriores com 40 murais para colorir, selecionados pela SeaWalls. Acesse o link e preencha seus dados: https://mailchi.mp/pangeaseed/creative-coloring-vol1.
  • Um grupo de artistas em Boston também criou um caderno para colorir com os murais criados por artistas locais da cidade. Acesse em Save Our Seas, Boston, 2021, volume 1.

Deixe um comentário