Oceânicas pioneiras: Asha de Vos

Capa: Ilustração de Asha de Vos. Crédito Projeto Oceánica.

Coleção Oceânicas Pioneiras.

Este material foi traduzido para português do Projeto Oceánicas que desenvolve várias atividades para celebrar e preservar o oceano.

Um dos trabalhos do projeto é  Oceánicas: pioneras de la oceanografía onde contam a história de 10 cientistas ilustres, algumas delas bastante esquecidas e desconhecidas. Desde a primeira e única mulher que deu a volta ao mundo durante a época das grandes explorações até mulheres atuais que lideram a luta pela Conservação do Oceano – grande sonho da Década do Oceano (2021-2030) que iniciou em 2021.

Todas as Oceânicas são referências maravilhosas, necessárias e inspiradoras às jovens que sonham ser cientistas e pesquisadoras marinhas.

A Mudança Climática, a Sobrepesca e a Contaminação ameaçam transformar o oceano para sempre.

Isto torna o acesso equitativo de mulheres e homens a todos os campos das ciências marinhas, incluindo a sua presença em postos de responsabilidade, mais necessário do que nunca.

Temos um desafio enorme e precisamos contar com todos os talentos da humanidade,

Para nos inspirar, vamos conhecer hoje mais uma mulher, cientista marinha, uma Argonauta do Oceano

Asha de Vos (1979-): Especialista em baleias e grande comunicadora

Asha de Vos nasceu em 1979 no Sri Lanka – a pérola do Oceano Índico (antigo Ceilão), um estado insular (ilha) banhado pelo oceano, próximo à extremidade sul da Índia. 

A sua primeira lembrança do mar é a sensação de medo que teve ao ver aquele lugar imenso e inacessível. 

E no Sri Lanka, apesar de estar rodeado pelo mar, os seus habitantes nunca o viram como um local de lazer e apenas pescadores e marinheiros se aproximavam dele.

No entanto, o pai de Asha, que lhe comprou as revistas National Geographic, transmitiu-lhe a sua paixão pela ciência e, acima de tudo, o seu desejo de explorar. E assim o oceano passou de gerador de medo a enorme curiosidade.

Apesar da falta de referências próximas, Asha deixou bem claro desde muito jovem que queria ser bióloga marinha. Os seus pais fizeram um enorme esforço para que ela pudesse realizar o seu sonho, por isso, após
terminar o ensino primário, continuou os seus estudos no estrangeiro.

Naquela época, há apenas vinte anos, era impensável estudar ciências marinhas no Sri Lanka, o que era até considerado frívolo, como explica. Mas, Asha formou-se em Biologia Marinha e Ambiental na Escócia, depois fez mestrado na Universidade de Oxford e acabou doutorando na Austrália.

Asha conseguiu um currículo que teria aberto as portas a qualquer um dos melhores laboratórios marinhos do mundo, mas deixou bem claro que queria regressar ao Sri Lanka e contribuir para o desenvolvimento das ciências marinhas no seu país.

Em 2008, lançou um ambicioso projeto para estudar as baleias azuis do Sri Lanka e descobriu que estes cetáceos, ao contrário do que todos os cientistas pensavam, não faziam grandes migrações, mas viviam permanentemente nas águas da ilha.

Asha de Vos em pesquisa no mar. © Oceanswell

Não foi fácil provar isso. Asha estudou meticulosamente seus movimentos e analisou inúmeras amostras de excrementos, com as quais pôde observar que não comiam krill antártico, mas sim outros crustáceos presentes na área. 

E encontrou a explicação nas monções, regime de ventos que cria condições ideais no Sri Lanka para alimentar e reproduzir baleias durante todo o ano, para que não precisem desperdiçar energia em viagens longas.

Balaenoptera musculus ssp. brevicauda. Acervo iNaturalist. ©ivansls , 2017. Licença CC-BY-NC-4.0.

baleia-azul (nome científico: Balaenoptera musculus) é um mamífero marinho pertencente à subordem dos misticetos (Mysticeti) dos cetáceos. Com até 30 metros de comprimento e mais de 180 toneladas de peso, eram considerados os maiores animais que já existiram.

Balaenoptera musculus ssp. brevicauda. Acervo iNaturalist. ©Yuwaraj Gurjar, 2015. Licença CC-BY-NC-4.0.

No Oceano Índico, temos a subespécie Balaenoptera musculus brevicauda e a Balaenoptera musculus indica.

Balaenoptera musculus ssp. brevicauda. Acervo iNaturalist NZ. © blairh, 2020. Licença CC-BY-NC-4.0.

Além de ser uma grande cientista, Asha dedica seus esforços à formação de novos cientistas e à divulgação. 

Ela é exploradora da National Geographic e dirige a Oceanswell Foundation, a primeira organização do Sri Lanka dedicada à educação e conservação dos oceanos.

Asha continua estudando o oceano e tentando mostrar ao mundo os seus segredos, a sua importância e a urgência de protegê-lo.

Para saber mais

Mergulhe na vida e trabalho de Asha de Vos, clicando aqui.

Conheça a série Ocean Creature Feature, onde Asha de Vos apresenta 10 heróis do oceano, com kit de atiidades educativas. https://oceanswell.org/ocean-creature-feature

Siga Asha nas redes sociais:

Deixe um comentário